Imagem da categoria do post
Data Representação de um calendário 25/01/2015 00h00

Férias Teen Toronto: CTV e museu

Férias Teen Toronto: CTV e museu

Nossa atividade após a aula foi um dos passeios mais concorridos da ILSC, a visita aos estúdios da emissora CTV. Esta visita é feita apenas uma vez por semana e a emissora recebe um número limitado de pessoas para não atrapalhar as gravações. Levamos cerca de oito minutos a pé para chegar até a sede da CTV. A temperatura estava agradável, foi gostoso caminhar pelo centro de Toronto.
A CTV é a maior rede de televisão privada do Canadá e conta com inúmeros canais de televisão e emissoras de rádio. O prédio principal (que foi o que visitamos) fica bem no centro de Toronto na Queen Street West. Este prédio, com uma arquitetura fantástica, antes era uma Igreja e foi todo reformado e adaptado com vários estúdios construídos para gravação e transmissão dos principais programas da rede. Segundo a guia da emissora, por aqui já passaram cententas de celebridades, como: Madonna, Lady Gaga, Demi Lovato, Justin Bieber, The Kardashians, Colin Firth, Zac Efron e por aí vai…
O primeiro estúdio que entramos foi o Channel 24, mas infelizmente não era permitido fotografar; mas pudemos ver os âncoras fazendo sua transmissão ao vivo!!! Foi muito bacana e todo mundo adorou. Deu pra ver como e onde é produzido um telejornal ao vivo 24 horas, muito legal mesmo. Vimos os teleprompters e câmeras robotizadas de ultima geração que dispensam operadores. Tudo era controlado pelo próprio repórter que estava apresentando ao vivo o telejornal, com um controle remoto debaixo da mesa.
Durante o percurso, entramos no estúdio do “eTalk” que segundo nossa guia é o programa com parada obrigatória para toda celebridade que chega em Toronto. Infelizmente não pudemos sentar no sofá que os convidados usam rsrs. O último lugar que visitamos foi o estúdio onde é gravado o programa “The Marilyn Denis Show”. Marilyn Denis é comparada a Oprah ou a Ellen Degeneres; daria assim pra dizer que ela seria a nossa Ana Maria Braga. Em alguns momentos éramos autorizados a tirar fotos, outros não… era tudo muito legal, mas regras, são regras…
Veja as fotos:

No dia seguinte, fomos conhecer um museu diferente, mas com muita história.
Pegamos o metrô na St. Patrick, sentido St. George. Saímos na Bloor St. West e “BAM”: do outro lado da rua já avistamos um prédio de quatro andares todo moderno, contrastando com a arquitetura antiga dos prédios aos redor, bem no centro de Toronto. Era bem ali o Bata Show Museum, o famoso museu dos Sapatos. O nome é em referência à criadora do museu, Sonja Bata, que começou a colecionar sapatos na década de 40, enquanto viajava com seu marido Thomas J. Bata, que era dono de uma empresa de sapatos e acessórios, a Bata & Company. Em 1979, foi fundado o Bata Show Museum Foundation para receber e catalogar as obras e fazer pesquisas sobre a história do sapato. Em 1995, o Bata Show Museum abriu as portas para o público neste magnífico prédio. Outra coisa bem legal é que do outro lado da rua fica o campus da University of Toronto.
Depois que pegamos nossos tickets, deixamos nossos casacos e mochilas em uma sala no andar de baixo e recebemos duas instruções: a primeira é que o tour é feito sozinho de baixo para cima e cada sapato exposto tem uma história e definição; a outra é que podemos tirar fotos, mas sem flash para que as obras (os sapatos expostos) não sejam danificadas. E assim fizemos.
Durante cerca de uma hora e meia os alunos ficaram percorreram os quatro andares no meio de 13 mil calçados e artefatos utilizados para produzi-los e que retratam quatro mil e quinhentos anos de história. Dá pra imaginar que há mais de quatro mil anos já faziam calçados?
Veja as fotos: