Data Representação de um calendário 18/01/2016

7 coisas com as quais quem fez intercâmbio já teve de lidar

7 coisas com as quais quem fez intercâmbio já teve de lidar

Quem já fez intercâmbio sabe que essa é uma experiência única e inesquecível. Você pesquisa, junta dinheiro, planeja e parte para viver durante algum tempo fora do seu país.
Sejam as alegrias ou as dificuldades, tudo o que se faz durante esse tempo rende bons momentos, histórias para contar e grandes ensinamentos. E não se trata somente de aprender uma nova língua ou do contato com outra cultura, mas também de aprender sobre você mesmo e de onde você veio.
Sendo assim, listamos aqui algumas situações com as quais as pessoas que já fizeram intercâmbio tiveram que lidar e as lições aprendidas com isso. Confira!

Saudades de casa

Não há lugar no mundo como o nosso lar.

Quem faz ou já fez intercâmbio sabe da falta que faz nossa casa e tudo que está relacionado a ela: a família, os amigos, a cultura, a comida, a língua.

Dá saudades de tudo e é necessário aprender a lidar com esse sentimento, principalmente no início da viagem, quando tudo é novo e você ainda se sente meio perdido.

As novas relações construídas

Estando longe da família e dos velhos amigos, quem passa pela experiência de morar fora do país por um tempo sabe que os amigos feitos no intercâmbio são fundamentais.

É preciso estar aberto a construir novas relações com os mais variados tipos de pessoa. Afinal, você vai acabar fazendo de tudo com elas: dividir a casa, as despesas, viajar junto.

No fim, você vai perceber que vocês acabaram formando uma espécie de família, e que as amizades construídas no intercâmbio duram ainda mais que a viagem.

Experiências gastronômicas peculiares

A comida é uma das principais coisas que mudam com o intercâmbio.

Até quem ainda está só na vontade de viajar sabe que, nessas situações, as pessoas têm que estar dispostas a encarar as diferenças existentes entre a culinária do país de origem e do lugar para onde vão.

Por isso, muita gente acaba provando comidas que nunca se imaginou comendo, testando todo o tipo de comida congelada e instantânea ou aprendendo a cozinhar sozinho.

Os prós e contras da independência

Por falar em aprender a cozinhar, a experiência de estar sozinho em um país desconhecido ensina muitas pessoas a viver de forma mais independente.

Você pode até contar com amigos para um perrengue ou outro, mas quem tem que lidar com a roupa, a louça, a casa suja e toda a bagunça feita é você mesmo.

Além disso, você ainda tem que ir atrás de tudo o que precisa tendo que lidar com toda a diferença cultural existente.

Viver no improviso

É importante se planejar sempre, mas nem tudo vai sair de acordo com a programação.

Fazer intercâmbio também é aprender a improvisar quando as coisas não dão tão certo. Todo mundo passa por situações inesperadas, como perder algum documento ou perceber que o dinheiro não vai dar até o fim do mês, por exemplo.

É importante ter jogo de cintura para conseguir agir nessas horas e ter em mente que, por mais que as coisas estejam ruins no momento, você pode aprender com elas ou transformá-las em ótimas histórias para contar.

Gafes culturais

Outra coisa que rende muitas histórias para contar são as gafes cometidas com as pessoas de outros países.

Toda cultura tem suas regras; algumas podem parecer muito estranhas e causarem dificuldades para um estrangeiro. Por mais que você pesquise sobre os costumes de um lugar, às vezes acaba cometendo algum deslize em determinado momento.

Nesses casos, é sempre bom saber como pedir desculpas.

A sensação de que, por mais longo que tenha sido o intercâmbio, foi pouco

No fim de tudo, com os erros e acertos, todas as dificuldades passadas, na volta para casa todo intercambista tem aquela sensação de que terminou cedo demais.

E por mais distante que possa parecer o assunto, nos primeiros meses de retorno essa pessoa vai sempre arrumar uma desculpa para falar “Porque no meu intercâmbio…”.

Isso passa, mas sem dúvida, para todo mundo que já viveu a experiência, é uma época inesquecível que sempre vai deixar saudades.

Fazer intercâmbio é uma experiência única, que com certeza deixa muitos aprendizados e lembranças.

Você conhece mais alguma situação típica de intercâmbios? Conte para a gente nos comentários!

Quer realizar esse sonho? Então, entre em contato com a Intercultural e saiba como conhecer o mundo!