Data Representação de um calendário 21/02/2022

Ensino médio nos Estados Unidos: como é a experiência?

Cursar o ensino médio nos Estados Unidos é um dos tipos mais populares de intercâmbio. Leia o artigo e entenda como é essa experiência internacional!

Muita gente tem o sonho de fazer o ensino médio nos Estados Unidos – e nós entendemos as razões para isso!

Cursar uma parte do ensino médio nos Estados Unidos tem tudo para ser uma experiência com muitos aprendizados, tanto acadêmicos quanto culturais e pessoais.

Neste artigo, você vai descobrir por que o ensino médio nos Estados Unidos é uma excelente opção para intercâmbio. Então, continue a leitura e confira – tem até depoimento de um aluno que se deu super bem nas aulas!

Como funciona o ensino médio nos Estados Unidos?

Você sabia que o high school nos Estados Unidos dura 4 anos?

Isso porque, nos EUA, o 9º ano já é considerado ensino médio, enquanto no Brasil ainda é tido como ensino fundamental.

Existem ainda outras diferenças bem marcantes entre as escolas brasileiras e as americanas: o início do ano letivo e as disciplinas optativas.

Quanto ao ano letivo, o primeiro semestre de aula tem início entre os meses de julho ou agosto e vai até dezembro. O segundo semestre, por sua vez, começa em janeiro e termina entre maio ou junho. Bem diferente do que estamos acostumados por aqui, não é?

Ainda, em relação às disciplinas, a dinâmica também é bastante diferente da que temos aqui no Brasil: a grade curricular é composta tanto por matérias obrigatórias quanto por matérias optativas.

Esses conteúdos opcionais são escolhidos de acordo com os interesses de cada aluno, e podem ir dos mais tradicionais até os mais inovadores. Alguns exemplos são:

banner-diplomas-exterior
  • Direito;
  • Medicina;
  • Engenharia;
  • Ciências da Computação;
  • Artes;
  • Dança;
  • Astronomia;
  • Culinária;
  • Marcenaria.

Além disso, é preciso destacar que as escolas de ensino médio nos Estados Unidos são separadas por distritos escolares, que são administrados por conselhos com jurisdição no município ou condado onde a escola está localizada.

Como é o high school nos EUA?

Assim como em todos os tipos de intercâmbio, fazer o high school nos EUA tem tudo para ser uma experiência inesquecível.

E engana-se quem pensa que é difícil acompanhar o ritmo das aulas e garantir boas notas. Isso porque, com um bom inglês (nível intermediário) e um pouco de dedicação, é possível se sair bem e ainda se destacar.

É o caso do Emanuel Dallabrida Maia, que está fazendo intercâmbio na Mary Walker High School, uma escola da cidade de Springdale, no estado de Washington: ele foi eleito o melhor aluno da escola no mês de fevereiro de 2022!

“Por causa das minhas boas notas e da minha participação em sala de aula, eu fui eleito o estudante do mês. A coordenadora me chamou e perguntou se eu aceitava a nomeação – e por que não aceitar, né?”

Depois de aceitar esse reconhecimento pelo seu esforço, Emanuel realizou um discurso e contou sobre a sua experiência de intercâmbio e estudo na Mary Walker High School.

Emanuel Maia durante o seu discurso

“Todo mês, o Mary Walker School District seleciona os melhores alunos das três escolas do distrito e convida esses alunos para um almoço especial.”

“Contei para eles sobre meu sonho de fazer intercâmbio e como meu pai sempre me apoiou e se esforçou para proporcionar tudo isso.”

Acima de tudo, nossos parabéns ao Emanuel pelo seu desempenho, mostrando que é possível um estudante brasileiro se destacar na área acadêmica internacional! Temos certeza que seu futuro será brilhante!

E aí, ficou com vontade de cursar o ensino médio nos Estados Unidos também? Então, entre em contato com a Intercultural e saiba como decolar seus planos!