Data Representação de um calendário 07/01/2021

Estudar e Trabalhar no Canadá é viável! Veja como e onde

Conheça as modalidades de intercâmbio que permitem estudar e trabalhar no Canadá. Descubra as 5 principais cidades para o seu intercâmbio no Canadá.

O Canadá é um daqueles países que é quase muito bom para ser verdade: cultura rica, ótima qualidade de vida, população hospitaleira e uma infraestrutura pronta para te proteger do frio mais rigoroso. Estudar e trabalhar no Canadá parece um sonho!

Todos os anos o país dá as boas-vindas a milhares de pessoas com o objetivo de estudar e trabalhar no Canadá. Este time de residentes temporários representa uma força de trabalho muito importante para o país.

Dessa forma, o intercâmbio para estudar e trabalhar no Canadá é uma oportunidade sem igual que os estudantes estrangeiros têm para trabalhar legalmente no país.  

Então, se você está se perguntando “Como é possível fazer um intercâmbio para estudar e trabalhar no Canadá?” Leia este post até o fim e aprenda tudo o que você precisa saber para realizar este sonho e conseguir um emprego no Canadá! Vamos te contar tudo.

Como estudar e trabalhar no Canadá

Antes de mais nada, é nosso papel te orientar que, se você vai estudar um curso de idiomas (inglês ou francês), independentemente do seu nível e do tempo de duração, você não ganha permissão para aplicar para um emprego no Canadá.

Isto já foi possível no passado, porém o intercâmbio no Canadá para estudar idioma se tornou uma porta de entrada desenfreada para a imigração ilegal, sendo assim vetado pelo governo canadense.

Mas não se preocupe! Há outras maneiras de estudar e trabalhar no Canadá de forma legal e segura. 

Para isso, você precisa se matricular em um curso profissionalizante (também conhecido como técnico ou vocacional) ou em um curso superior de graduação ou pós-graduação, com duração mínima de 24 semanas, em uma universidade no Canadá.

Dependendo da modalidade do curso e do intercâmbio no Canadá, você vai precisar apresentar documentos específicos, sendo que o processo mais complexo e rigoroso é o de ingresso em uma graduação ou pós-graduação (mestrado e doutorado).

Intercâmbio para estudar e trabalhar no Canadá

College e Universidade no Canadá

Inicialmente, você precisa saber que muitas das instituições canadenses estão entre as melhores do mundo, segundo o ranking mundial da QS Top Universities

Assim, ao optar pelo ensino superior no Canadá você terá a certeza de que estará investindo na sua formação superior de excelente qualidade e reconhecimento mundial, o que é um grande diferencial para o seu currículo profissional.

O processo desde o preenchimento da inscrição até a confirmação da vaga para estudar em um College ou Universidade no Canadá pode levar alguns meses e você precisa estar atento para não perder as datas limite das candidaturas e das matrículas.

Geralmente, as aulas começam em janeiro e setembro, então é bom se preparar para fazer a sua candidatura com, pelo menos, três meses de antecedência. Mas, quanto antes, melhor. Com tantas opções, você vai querer explorar cada uma delas!

A candidatura para estudar em um College ou Universidade no Canadá pode envolver alguns custos como as taxas para a inscrição e a realização do exame de proficiência, como, por exemplo, o TOEFL e o IELTS para inglês e o DALF e o DELF para francês.

Além disso, nesta modalidade, a instituição que você escolheu pode exigir documentos como:

  • Carta de apresentação (escrita pelo candidato)
  • Carta de recomendação 
  • Histórico escolar (do ensino médio)
  • Comprovação de proficiência no idioma escolhido (inglês ou francês)
  • Comprovantes financeiros para pagar o curso
  • Dentre outros

Então, se o seu desejo é ingressar em um ensino superior no Canadá, não deixe para a última hora. Acompanhe o calendário das inscrições, e conte com a nossa Assessoria Universitária para te orientar em todo o processo.

Qual a diferença entre College e Universidade no Canadá?

Se você já está avançado nas pesquisas, já deve ter percebido que há muitas diferenças entre College e Universidade no Canadá. Em primeiro lugar, esqueça os conceitos que você tem sobre faculdade e universidade no Brasil.

A primeira pergunta que você deve fazer é: qual o meu objetivo final? Qual será a minha área de atuação? Se você respondeu as áreas acadêmicas e/ou de pesquisa, talvez você queira considerar uma universidade.

Agora, se você pretende trabalhar para uma corporação ou abrir o próprio negócio, talvez você queira considerar um College.

O College é voltado ao mercado de trabalho e as corporações canadenses trabalham em colaboração com os Colleges. Nesse sentido, os Colleges conseguem oferecer uma educação mais prática e se adiantam às demandas do mercado de trabalho canadense. Demais, né?

De modo geral, o College é a opção mais procurada por quem deseja fazer um intercâmbio no Canadá. 

Curso profissionalizante

Outra opção para estudar e trabalhar no Canadá, de forma legal e segura, é fazer um curso profissionalizante (tipo técnico), também com duração mínima de 6 meses.

Alguns cursos profissionalizantes têm exigência mínima de inglês tão baixo quanto o nível intermediário (4.0 no IELTS acadêmico). Neste sentido, você aprende uma profissão enquanto melhora seu inglês. 

Dentre a diversas áreas disponíveis, você pode aprender sobre:

  1. Marketing
  2. Business 
  3. Relacionamento com o cliente
  4. Gerenciamento de projetos 
  5. Hospitalidade

Da mesma forma que no College e na Universidade no Canadá, na modalidade com curso profissionalizante a permissão de trabalho é somente de meio período (cerca de até 20 horas semanais). 

Além disso, a busca da vaga de emprego no Canadá fica a cargo do próprio estudante. Entretanto, as instituições dão todo o suporte para facilitar a documentação e viabilizar que o estudante consiga a vaga de emprego no Canadá.

Ademais, para alguns cursos profissionalizantes, você ainda pode realizar um estágio após a conclusão do curso. Estes estágios são chamados de Co-op

O termo vem de “cooperação”, ou seja, uma cooperação entre a instituição de ensino e o empregador, que oferece uma vaga de estágio para o estudante estrangeiro aprimorar os conhecimentos teóricos com a vivência prática do mercado.

Uma informação que você vai adorar saber é que: durante o estágio (co-op) você terá permissão de trabalho full time. Ótimo momento para colher os frutos de tanto esforço!

Geralmente, a remuneração é por hora trabalhada e o salário mínimo pode variar entre 10 CAD e 14 CAD por hora de trabalho, dependendo da cidade. Tipicamente, quanto maior a cidade e mais alto o seu custo de vida da cidade, maior o salário mínimo.

Aplicando para o visto de estudante

Agora que você descobriu que é possível estudar e trabalhar no Canadá, entenda abaixo como funciona a solicitação do visto de estudante.  

Um dos requisitos mais importantes para conseguir o seu visto de estudante para o Canadá – conhecido como study permit (permissão de estudos) – é ter sido previamente admitido em uma instituição de ensino do país.

Para o study permit, você vai precisar apresentar:

  • Prova de identidade 
  • Carta de aceitação da instituição de ensino
  • Comprovação financeira

Você também pode precisar apresentar:

work-travel-banner
  • Carta de intenção
  • Declaração de custódia (para menores de idade)
  • Outros documentos

Fonte: governo canadense.

Como todo este trâmite pode levar tempo, é prudente se planejar com antecedência. Afinal, você terá uma lista de documentos para reunir e alguns deles precisam de tradução juramentada. Sem falar que o próprio consulado canadense necessita de um tempo de processamento de visto. 

Mas olha, não se preocupe, o seu consultor Intercultural vai te orientar em detalhes sobre a documentação exigida para o seu caso específico e tirar todas as suas dúvidas.

Onde estudar e trabalhar no Canadá?

Como falamos lá no início, o Canadá é um país super desenvolvido e que oferece excelente padrão de vida para seus habitantes e visitantes. 

Nesse sentido, há inúmeras opções de destinos para você fazer o seu intercâmbio no Canadá, seja somente para estudar ou para estudar e trabalhar, conforme explicamos. E, em todas elas, existem inúmeras oportunidades de emprego no Canadá.

Entretanto, há 5 cidades que destacam-se pela sua beleza, receptividade e reconhecimento internacional e, por esta razão, são as preferidas para um intercâmbio no Canadá. Vamos conhecê-las?

  • Ottawa
  • Quebec
  • Montreal
  • Toronto 
  • Vancouver

Ottawa

A capital do país tem cerca de 1,1 milhão de habitantes e é sede dos principais edifícios administrativos do governo canadense. Está localizada a aproximadamente 400 km de Toronto e a 190 km de Montreal.

Possui vários museus, galerias de arte e muitos outros lugares históricos do país, como o Sistema de Canais Rideau, eleito Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 2007.

Uma cidade multicultural, onde os idiomas inglês e francês estão em todas as placas e informativos, que tem muito a oferecer, com atrações naturais, históricas, culturais, entretenimento e lazer.

Quebec

A cidade de Quebec tem cerca de 532.000 habitantes, é uma das mais antigas da América do Norte e possui forte influência da dominação francesa do passado.

O francês é a língua predominante e é ensinada na escola, além de estar presente nas placas públicas de sinalização. A maioria dos funcionários de lojas e restaurantes, por exemplo, também falam em francês.

A herança francófona está presente ainda na arquitetura de diversas construções históricas, como o hotel Château Frontenac, a catedral Notre Dame, a Colline Parlementaire, o Museu Nacional de Belas Artes, dentre outros.

Assim, o estudante que deseja ingressar em uma universidade na cidade de Quebec precisa fazer o exame (DALF ou DELF) para comprovar proficiência na língua francesa.

A cidade conta ainda com uma natureza exuberante, composta por muito verde, montanhas, lagos; um ambiente perfeito para praticar diversos esportes e outras atividades ao ar livre.

Montreal

Com aproximadamente 1,7 milhão de habitantes, a cidade de Quebec é a 11ª maior cidade do Canadá e uma das mais populosas cidades que adotam a língua francesa no mundo.

É um dos maiores pólos turísticos do Canadá. Com um moderno centro financeiro, Montreal possui o maior shopping center subterrâneo do mundo, com mais de 1600 lojas.

Reconhecida internacionalmente, Montreal apresenta uma das menores taxas de violência do continente americano e conta ainda com a maior concentração de estudantes per capita da América do Norte.

Motivo de grande orgulho nacional, a natureza se apresenta nas centenas de parques e áreas verdes bem cuidadas, muito visitados, principalmente no verão.

O Monte Royal, o Jardim Botânico (o segundo maior do mundo)  e o Parque Jean Drapeau, onde se situa a Biosfera de Montreal, são os mais famosos. Um dos esportes mais praticado e muito popular, é o hóquei no gelo.

Toronto

A maior e principal cidade do Canadá, é o centro financeiro, cultural e científico do país. Sendo assim, dispõe de muitas oportunidades de emprego no Canadá para estudantes estrangeiros.

Com cerca de 2,8 milhões de habitantes, a moderna cidade apresenta enorme diversidade cultural com diversas nacionalidades. Cerca de 50% dos habitantes da cidade são de outro lugar.

Toronto possui quatro estações bem definidas. No verão, os dias podem ser quentes, entretanto, os seus invernos são bem rigorosos. Nesse sentido, para sobreviver ao frio intenso, a cidade conta com uma estrutura incrível e aquecimento em todos os lugares. 

Não é difícil achar nas ruas diversos acessos à cidade subterrânea, onde aproximadamente 30 quilômetros de túneis climatizados se conectam e formam uma espécie de shopping center, com cinemas, lojas, restaurantes, bancos, academias, clínicas… Um mundo embaixo da terra!

E como não poderia ser diferente, as opções de atrações turísticas e atividades para fazer em Toronto são das mais variadas! Os principais atrativos são a vista da famosa CN Tower, o Parliament Building, o Royal Museum of Ontario.

Vancouver

Localizada na costa oeste, entre as montanhas e o mar, Vancouver tem aproximadamente 630.000 habitantes de várias nacionalidades, que formam uma das populações mais multiculturais do país. 

Vale a pena conhecer as comunidades imigrantes e sua cultura nos bairros como Little Italy (italianos), Little India (indianos), Greektown (gregos), Japantown (japoneses), dentre outros.

Seu porto é uma das principais portas para o comércio internacional no Canadá e tem grande relevância na economia da cidade.

Eleita duas vezes como a melhor cidade para se viver no Canadá, Vancouver alia a modernidade dos grandes centros urbanos com a sustentabilidade de uma população consciente com a natureza e que tem uma qualidade de vida inigualável.

O Stanley Park é um enorme parque cercado pelo mar e representa uma das principais atrações da cidade. Possui ampla área verde e praias de água calma e areia fofa.

É frequentado por crianças, adultos e famílias inteiras para andar de bicicleta, caminhar, ou simplesmente, curtir o sol, desfrutar da natureza e fazer um delicioso picnic no gramado próximo a Hollow Tree.

Bem, esta forma apenas algumas características das principais cidades para fazer intercâmbio no Canadá. Entretanto, você ainda pode optar pelas incríveis Winnipeg, Calgary, Edmonton, dentre outras! 

E, sem dúvida, há sensacionais opções de intercâmbio para estudar e trabalhar no Canadá em todas elas.

Conte com a orientação dos especialistas da Intercultural para escolher o melhor destino e a modalidade ideal de intercâmbio para você estudar e trabalhar no Canadá. Converse com  nossa equipe e conheça nossas condições imperdíveis. Entre em contato hoje mesmo.

Referências:

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada.html

https://www.cic.gc.ca/english/information/applications/student.asp?countrySelect=IN

estudar-canada-banner