Data Representação de um calendário 12/03/2021

Intercâmbio Au Pair no exterior: perguntas e respostas

Fazer o intercâmbio Au Pair é o sonho de muitos jovens. Saiba quais as dúvidas frequentes de quem opta por este programa de intercâmbio.

O intercâmbio Au Pair é um programa de intercâmbio dedicado a meninas que desejam uma experiência de trabalho no exterior para cuidar de crianças e bebês na casa de uma família estrangeira, como se fossem suas irmãs mais velhas.

Dentre as atividades exercidas no intercâmbio Au Pair estão: acompanhar as atividades cotidianas dos pequenos, alimentar, dar banho, entreter a criança, ajudar na tarefa escolar, entre outras atividades. 

Nesta página aqui, você encontra informações completas do intercâmbio Au Pair: pré-requisitos, como funciona, como se inscrever. Mas é natural que muitas dúvidas surjam no meio do caminho. Por isso, a seguir, vamos responder às principais perguntas sobre o programa. Vamos lá?

Principais dúvidas do Intercâmbio Au Pair:

Como conseguir horas com crianças para ser Au Pair?

Caso você tenha observado a lista de pré-requisitos do programa, você deve ter reparado que é necessário comprovar tempo de experiência com crianças. Mas muitas candidatas têm dúvida de como conseguir, e como comprovar estas horas. 

São diversas formas, como por exemplo:

  • Sendo babá profissionalmente para uma família no Brasil;
  • Cuidando de crianças de vizinhos, familiares ou amigos para ajudar (neste caso, é necessário que o adulto responsável faça uma carta de recomendação);
  • Trabalhando em creches, escolas, escolas de idiomas para crianças;
  • E trabalhos voluntários em creches, orfanatos, comunidades.

Quanto tempo leva o processo para ser Au Pair?

Do momento da escolha do seu intercâmbio Au Pair até o embarque, muitos fatores podem interferir. Entre elas, o tempo para reunir a documentação, tempo de processamento de visto, tempo de resposta da família.

Nossa experiência nos mostra que, acima de tudo, depende mais da experiência da candidata. Quanto mais conhecimento em lidar com crianças, experiência para dirigir carro, bons antecedentes pessoais e profissionais, mais rápido tende a acontecer um “match” com uma família.

work-travel-banner

Por isso, utilize o seu tempo no Brasil sabiamente e procure desenvolver suas habilidades e conhecimento nos quesitos citados acima o quanto antes. 

Quantas vezes pode ser Au Pair?

Este programa de intercâmbio tem duração de um ano e é renovável por um ano (converse com um especialista da Intercultural para consultar as regras).

Após isto, ela deve fazer uma pausa de 2 anos para, então, aplicar novamente. Contudo, nesta nova aplicação, ela tem que dar motivos sólidos do porquê ela quer fazer o mesmo programa ao invés de buscar algo diferente.

É necessário ter carteira de habilitação para trabalhar como au pair?

Sim, e preferencialmente que a aplicante se sinta confortável na direção para que os pais se sintam seguros.

Se eu tiver alguma urgência durante o programa, terei ajuda?

A Intercultural oferece um pacote completo de intercâmbio e isso inclui suporte durante toda a participação no programa. Este suporte pode ser local ou remoto (com o time da Intercultural no Brasil).

Possuímos uma parceria muito sólida com uma organização local para atender localmente. Neste sentido, é papel deste parceiro monitorar a família e a Au Pair para garantir que tudo esteja sob controle e que a Au Pair esteja bem instalada e segura. Dúvidas, preocupações e inseguranças podem (e devem) ser comunicadas.

Este acompanhamento local é feito todo em inglês. Por isso também, que a Au Pair precisa ter um nível de inglês ao menos intermediário, para poder se comunicar com a família e com a organização. 

E então, tirou as suas dúvidas sobre o intercâmbio Au Pair. Se tiver mais alguma dúvida, escreva aqui embaixo ou solicite um atendimento personalizado aqui

estudar-canada-banner