Data Representação de um calendário 25/02/2021

Intercâmbio nos Estados Unidos – Por onde começar?

Quer realizar o sonho de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos, mas não sabe por onde começar? Separamos 5 dicas para você!

Fazer um intercâmbio nos Estados Unidos é uma experiência que perdura por toda a vida. A oportunidade permite conhecer lugares, pessoas e culturas que ficarão marcados na sua memória. 

Nesse sentido, o intercâmbio nos Estados Unidos é válido em todas as idades. No entanto, é na juventude que essa vivência é melhor aproveitada. O mercado de trabalho exige muitos desafios. Então, tem desafio melhor que viver em um lugar completamente diferente e, ao mesmo tempo, aprender uma nova língua?

Se você tem vontade de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos e quer saber por onde começar, esse post é para você. Juntos, vamos descobrir o passo a passo de como planejar a sua viagem. 

Como planejar um intercâmbio nos Estados Unidos em cinco passos essenciais:

1 – Defina o objetivo da sua viagem.

Se o seu objetivo é dominar a língua, por exemplo, considere longos meses de intercâmbio. Assim, o programa High School, para adolescentes entre 14 e 18 anos, é uma ótima opção. Porque além de estudar em uma escola americana em período integral, o jovem estará convivendo com nativos na escola e em casa, com a sua host family.

Agora, se você quer uma maneira rápida para avançar no domínio da língua, aproveitar as férias escolares é uma ótima oportunidade para estudar inglês. Da mesma forma, executivos que têm exigência do inglês no trabalho, podem fazer um curso intensivo de Business English (inglês para negócios). Trabalhamos com as melhores escolas do mercado!

2- Descubra as oportunidades que cabem no seu bolso. 

Há muitos programas de intercâmbio nos Estados Unidos. Para quem deseja um retorno sobre o investimento, uma ótima opção é fazer um intercâmbio de trabalho nos EUA.


Programas de trabalho nos EUA:

  • Programa de Au Pair
  • Programa Work Experience USA
  • Internship and Trainee
  • Camp Counselors USA

Os programas de Internship and Trainee são uma excelente oportunidade de estágio e treinamento na sua área de trabalho. Podem ou não ser  remunerados e possuem a constante supervisão de um tutor. 

Por outro lado, os demais são sempre remunerados e você já sai do Brasil empregado! 

3 – Avalie a melhor cidade para você.

Muitos fatores influenciam na escolha da cidade, sendo os mais importantes: a qualidade de vida, o estilo e o custo de vida. 

Em primeiro lugar, para escolher a cidade dos Estados Unidos, você deve fazer algumas perguntas. Por exemplo: eu estou aberto(a) para morar em uma cidade pequena, que apresenta poucas opções de lazer, mas oferece uma maior imersão com os nativos? Ou eu prefiro uma cidade grande que tem uma característica mais multicultural? 

work-travel-banner

É importante destacar que certos tipos de intercâmbio você não escolhe a cidade, como é o caso do High School em escolas públicas. Por isso, antes de definir a escolha da cidade, converse com um consultor da Intercultural. 

4 – Coloque tudo na balança.

Os seus momentos lá fora precisam ser positivos. Se você é alguém que tem dificuldade para se adaptar a mudanças, escolha o programa que está de acordo com suas expectativas de experiência, por exemplo.

Existem opções ideais que casam perfeitamente com o seu estilo de vida. Planejar um intercâmbio também perpassa por essas escolhas. Uma boa forma de decidir é conversando com outras pessoas que já tiveram essa experiência e pesquisando muito. 

Blogs e canais no YouTube também são de grande ajuda para escutar a experiência de quem já viveu o intercâmbio. Inclusive, temos uma sessão no blog só com o depoimento dos nossos clientes. Não deixe de acompanhar.

5 – Busque auxílio de especialistas.

Por fim, a dica mais valiosa de todas: confie o seu intercâmbio nos Estados Unidos com quem conhece do assunto. O papel do consultor de intercâmbio é entender todos os pontos acima, te auxiliar na escolha do programa, mostrar opções e ajudá-lo com o cronograma e toda a documentação. 

Além disso, os pacotes de intercâmbio também envolvem: seguro saúde internacional, aplicação de visto, matrícula na escola, compra de passagem aérea, orientação pré-embarque, e muito mais!

Gostou de conhecer mais sobre os primeiros passos para planejar um intercâmbio nos Estados Unidos? Entre em contato para um atendimento personalizado!

estudar-canada-banner