Data Representação de um calendário 28/06/2021

Intercâmbio no Japão – uma experiência inesquecível

Que tal aproveitar todas as vantagens que um intercâmbio no Japão tem a proporcionar? Acesse e confira as principais vantagens!

Diferente dos destinos mais tradicionais como Estados Unidos e Canadá, fazer um intercâmbio no Japão é uma opção pouco cogitada. Mas, ainda sim, viajar para o país de primeiro mundo é uma ótima oportunidade para quem busca aprender ou aprimorar o japonês e ainda viver uma experiência internacional única.

O país, formado por um aglomerado de ilhas, é o berço das mais avançadas tecnologias e é o encontro da perfeita união entre clássico e moderno. Por isso, fazer um intercâmbio no Japão é uma experiência inesquecível e que pode abrir muitas portas para o seu futuro.

Muito além de conhecer a terra dos animes e da culinária exótica, fazer um intercâmbio no Japão é ter contato direto com uma cultura milenar e entender mais sobre o poder da inovação. 

Mas antes de fazer as malas, aqui estão alguns pontos que você deve conhecer: 

  • Investimento em programas de intercâmbio.
  • Por que estudar japonês? 
  • Intercâmbio no Japão é sinônimo de excelência no ensino.
  • Hospitalidade e educação milenar.
  • Um país que exporta cultura.

Investimento em programas de intercâmbio

Viver no Japão é uma maravilha. A qualidade de vida é, com certeza, um fator onde eles se destacam, já que a idade média da população supera facilmente os 80 anos, enquanto no Brasil, por exemplo, a expectativa de vida é 75 anos. 

E, para os japoneses, a longevidade é motivo de muito orgulho. 

Mas, mesmo a alta expectativa de vida sendo um fator positivo, ela se tornou também um problema econômico para o país, tendo em vista que a população envelhece bem, mas a taxa de natalidade vem diminuindo. Então, há poucas pessoas em idade ativa para trabalhar e fazer a economia do país girar. 

Para resolver esse problema, o governo japonês investiu bastante em programas de intercâmbio e programas de incentivo para atrair jovens do mundo inteiro, seja para estudar japonês ou trabalhar no país.  

Intercambistas são bastante requisitados, mesmo que fiquem um curto período de tempo.

Por que estudar japonês? 

Sempre que pensamos em aprender um segundo idioma, o primeiro que nos vem à mente é o inglês. Afinal, ele é o idioma mais falado no mundo, principalmente no meio comercial. 

Mas não podemos esquecer que o Japão está entre os cinco países mais ricos do mundo. 

  • Terceira maior economia do mundo.
  • Maior produtora de jogos eletrônicos.
  • Terceiro maior fabricante de automóveis.
  • Referência em inovação e tecnologia.
  • Há filiais japonesas espalhadas pelo mundo.

Saber falar o idioma nativo do país pode te abrir muitas portas profissionais, caso você tenha interesse em uma das áreas citadas acima. 

work-travel-banner

Além disso, estudar japonês é um diferencial de destaque para o seu desenvolvimento profissional e permite que você amplie mais seus conhecimentos e sua visão de mundo sobre uma cultura tão rica. 

Intercâmbio no Japão é sinônimo de excelência no ensino

Graças ao sistema desenvolvido e aperfeiçoado ano após ano, a qualidade do ensino japonês é reconhecida no mundo todo. Segundo o ranking de educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) o Japão está acima da média mundial nas áreas de alfabetização, matemática e ciências. 

As universidades japonesas também não ficam para trás. Além de prestigiadas, as universidades do país sempre fazem parte do ranking de 200 melhores universidades do mundo inteiro. 

Hospitalidade e educação milenar

No começo, você pode até estranhar e achar que eles são muito, muito educados. A diferença cultural nesse ponto é bem grande e perceptível.

Mas, com alguns costumes diferentes, que foram passados séculos após séculos, vem também um grande senso de hospitalidade e comunidade. Isso resulta em um dos países mais seguros e mais limpos do mundo. 

Por exemplo, no Japão é muito comum que comerciantes coloquem sua mercadoria do lado de fora sem supervisão, pois tem consciência que não serão roubados. Assim como, desde pequenos, eles são ensinados a respeitar e a cuidar dos espaços comuns.

Legal, né? Viver em um país assim traz muitas mudanças positivas para o nosso aprendizado e nossa vivência. 

Um país que exporta cultura

Por último, mas não menos importante, precisamos falar do quão a cultura pop é forte no Japão. 

  • Animes;
  • Doramas;
  • Músicas;
  • Cosplays;
  • Jogos; 
  • Idols;
  • Mangás e quadrinhos;
  • E muito mais.

Não podemos negar o quanto o país se destaca nessas áreas e é referência em muitas delas. A exportação da cultura popular japonesa é um mercado que movimenta bilhões de dólares todos os anos e atrai cada vez mais jovens a conhecer um pouco mais do país. 

Um intercâmbio cultural no Japão te dá a chance de viver tudo isso de pertinho, em completa imersão.  

Quer aproveitar todas essas vantagens com a Intercultural e garantir as melhores oportunidades que um intercâmbio no Japão tem a oferecer para o seu futuro? Vem com a Intercultural! 

Fale com um de nossos consultores

estudar-canada-banner