Data Representação de um calendário 04/03/2021

Intercâmbio para trabalhar: conheça as melhores opções.

Veja os melhores e programas de intercâmbio para trabalhar no exterior. Trabalho e estudo, Au Pair, Voluntariado e Work Experience USA.

O intercâmbio para trabalhar é muito procurado por aquelas pessoas que desejam trabalhar, de forma legal, em outro país. É, sem dúvida, uma das alternativas mais eficientes para aprender um novo idioma. 

Além disso, o intercâmbio para trabalhar pode proporcionar uma vivência internacional bastante enriquecedora para a vida pessoal e profissional. Assim como, a intensa interação com os nativos da língua potencializa o aprendizado do idioma, sobretudo, na pronúncia.

Dessa forma, o intercâmbio para trabalhar é aquele em que o intercambista assume uma posição de trabalho, durante um período de tempo, e que pode ou não ser remunerada.

Nesse sentido, apresentaremos, neste artigo, as quatro modalidades de intercâmbio com trabalho mais populares e procuradas por intercambistas brasileiros que buscam desenvolvimento profissional fora do país. 

Então, as quatro principais modalidades de intercâmbio, frequentemente realizadas, são:

  • Intercâmbio para estudar e trabalhar (Work and Study)
  • Programa Au Pair
  • Programa de Trabalho Voluntário
  • Programa Work Experience USA (Work and Travel)

Intercâmbio para estudar e trabalhar (Work and Study)

Um dos tipos mais realizados, este tipo de intercâmbio inclui cursos de idiomas no exterior com a possibilidade de estudar durante meio período, até 20 horas por semana e, até 40 horas semanais nas férias.

Entretanto, por questões de visto, este intercâmbio está disponível apenas em alguns países, e os mais populares para aprender inglês são: Austrália, Emirados Árabes Unidos (Dubai), Malta, Nova Zelândia e Irlanda.

De uma forma geral, é necessário ser maior de 18 anos e estar matriculado em um curso de idiomas com, no mínimo, 8, 12, 14 ou 25 semanas de duração, dependendo do destino.

work-travel-banner

Programa Au Pair

É um programa muito popular nos Estados Unidos, mas que também está disponível na Alemanha, França, Bélgica e Holanda. O programa Au Pair oferece oportunidade de emprego para mulheres solteiras e sem filhos, entre 18 e 26 anos, e que gostem de crianças.

Durante 12 meses, a intercambista vai morar na casa de uma família estrangeira para trabalhar ajudando em algumas atividades domésticas mas, principalmente, atuar como babá e cuidar de crianças. Inclui remuneração semanal, seguro, alimentação, estadia e verba para estudar.

Programa de Trabalho Voluntário

O programa de trabalho voluntário é aquele em que os intercambistas viajam para destinos específicos, onde vão atuar junto a organizações sociais e empresas, no auxílio a comunidades mais carentes, além de proteção da fauna e da flora.

Assim, é dividido em quatro categorias: social, ambiental, animal e saúde. É uma atividade não remunerada e tem duração flexível. Está disponível em vários países e idiomas e são principais requisitos são:

  • Maior de 16 anos
  • Nível intermediário do idioma do país escolhido
  • Ser prestativo e flexível, adaptável
  • Certificado de antecedentes criminais (voluntariado social)

E, ainda, especificamente para voluntários em saúde:

  • Currículo com qualificações, experiências, competências e especializações
  • Background na área de medicina ou afins
  • Comprovantes de experiência/qualificações
  • Carta de intenção

Programa Work Experience USA (Work and Travel)

Este programa de intercâmbio com trabalho é destinado a estudantes universitários brasileiros que desejam ganhar experiência profissional nos Estados Unidos e aprimorar sua fluência no idioma inglês. 

A grande vantagem deste programa, além, é claro, de proporcionar experiência única de aprendizado e desenvolvimento pessoal, é que o intercambista já deixa o Brasil contratado pela empresa americana e a remuneração é em dólar! 

É realizado por até 4 meses, durante as férias da escola e oferece ainda, 30 dias de férias após o programa, para você conhecer mais e curtir muito os Estados Unidos.

Agora que você conhece os melhores e principais tipos de intercâmbio para trabalhar, fale com os especialistas da Intercultural para conhecer mais detalhes e as condições imperdíveis de programas de intercâmbio com trabalho. Dê aquele “up” na sua carreira profissional!

estudar-canada-banner