Data Representação de um calendário 21/06/2021

Conheça o OPT: o Treinamento Prático Opcional nos EUA

Descubra como trabalhar legalmente nos Estados Unidos, durante um curso superior no país. Veja o que é, quem pode e como aplicar.

Estudar nos EUA é, sem dúvida alguma, uma incrível experiência de vida. E, em alguns casos, a possibilidade de trabalhar durante ou depois dos estudos é ainda mais enriquecedora. E uma maneira de viabilizar este trabalho é através do OPT!

OPT (Optional Practical Training) significa, em português, Treinamento Prático Opcional, disponível para os alunos internacionais que cursaram ou que estão cursando um programa de ensino superior nos Estados Unidos.

Assim, OPT é um emprego temporário que está diretamente relacionado à principal área de estudo de um aluno com visto tipo F-1. Seu principal objetivo é qualificar o aluno com a prática profissional na área de estudos e formação escolhida.

Se interessou?! Veremos então, como funciona esta sensacional modalidade de emprego nos Estados Unidos, para estudantes brasileiros e demais estudantes internacionais.

OPT – Como funciona

Os alunos elegíveis devem se inscrever para receber até 12 meses de autorização de trabalho da OPT antes de concluir seus estudos acadêmicos (pré-conclusão) e/ou depois da conclusão do seu curso (após conclusão). 

Assim, todas as solicitações de OPT devem estar diretamente relacionados à principal área de estudo do aluno e o período de OPT pré-conclusão é deduzido do período disponível de OPT, após a conclusão do curso.

Tipos de OPT

OPT pré-conclusão

Para participar do OPT de pré-conclusão, o estudante deve ter sido legalmente matriculado, em período integral e por um ano acadêmico completo, em um college ou universidade autorizado.

Nesse sentido, a instituição deve ser certificada pela Imigração dos EUA e pelo Programa de Estudante e Intercâmbio de Visitante (SEVP) do Customs Enforcement (ICE).

Este programa permite ao estudante trabalhar nos EUA meio período (até 20 horas por semana) enquanto as aulas estão em andamento. Todavia, é possível trabalhar em tempo integral quando a escola não estiver em funcionamento.          

OPT após conclusão 

Nesta modalidade do programa de trabalho, o aluno se inscreve para participar do OPT após concluir seus estudos. Assim, o estudante pode trabalhar em tempo parcial (até 20 horas semanais) ou em tempo integral.

Caso tenha participado do OPT pré-conclusão, o tempo já trabalhado será descontado do restante disponível para o aluno trabalhar.

Extensão do OPT – STEM

O aluno que obteve um diploma em algumas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), pode solicitar uma extensão de 24 meses da autorização de emprego OPT após conclusão se:

  1. For um aluno com visto tipo F-1, que recebeu um grau STEM incluído na Lista de Programas de Graduação STEM;
  2. Tiver sido contratado por um empregador que está inscrito e usa o E-Verify; 
  3. Tenha recebido uma concessão inicial de autorização de emprego OPT após conclusão com base em seu grau STEM.

Como se candidatar ao OPT

O aluno interessado no programa deve solicitar ao representante da escola que o recomende para o OPT e endosse a recomendação no seu Formulário I-20 e na Certificação de Elegibilidade para Status de Estudante Não Imigrante.

Além disso, o representante da escola deverá fazer a anotação apropriada no Sistema de Informação de Estudante e Visitante Intercambista (SEVIS).

Em seguida, o estudante deverá apresentar ao Departamento de Imigração dos EUA, o  Formulário I-765 e o Pedido de Autorização de Trabalho, junto da taxa exigida e da documentação de apoio, conforme descrito nas instruções do formulário.

Intercâmbio nos Estados Unidos


Ficou animado com as possibilidades de trabalho temporário nos EUA? Quer saber mais?

Então, converse hoje mesmo com nosso especialista em empregos no exterior e receba toda a orientação para aplicar para o programa de OPT durante o seu intercâmbio nos Estado Unidos. Conte sempre com a gente!