
O Au Pair é um dos mais tradicionais programas de intercâmbio cultural. Isso porque permite que o intercambista conviva diariamente com uma família estrangeira em suas rotinas, o que agiliza sua integração no país e na comunidade. O suporte de uma família e a sensação de acolhida ajudam na adaptação a uma cultura totalmente diferente. No programa Au Pair, as jovens moram com uma família por 12 meses e ajudam nas tarefas com as crianças da casa, como babás, e estudam. Para isso, são remuneradas e ainda ganham hospedagem e alimentação.
Au Pair Bélgica
A Bélgica é um país multicultural, a começar pelos idiomas oficiais do país: holandês e francês. Localizada numa região da Europa que favorece a locomoção para outras partes do continente europeu, Bruxelas, a capital da Bélgica, fica a apenas 1h35 de Paris, 2h de Londres e 2h30 de Amsterdã viajando de trem. Desde sua criação como Estado independente, a Bélgica tem sido uma monarquia. A influência francesa é mais percebida no sul do país; já a influência holandesa e alemã é sentida na parte norte. Com cerca de 10 milhões de habitantes, a arquitetura belga reflete também sua influência cultural e histórica. Bruxelas tem ótimas opções de passeios, hospedagens e entretenimento, como festivais, museus, atrações históricas e muito mais. Famosa por suas cervejas e também pelo seu chocolate, a Bélgica une duas tradições culinárias riquíssimas: a sofisticação da cozinha francesa em pratos tão bem servidos como os da cozinha alemã.
Pré-requisitos
- Ter habilidade básica no idioma local + inglês intermediário, ou idioma local fluente;
- Ter experiência em cuidar de crianças (mínimo 200 horas);
- Estar em excelentes condições de saúde física e mental;
- Nunca ter participado do programa Au Pair na Bélgica;
- Possuir carteira internacional de habilitação válida;
- Não possuir antecedentes criminais;
- Ser solteira e não ter filhos;
- Ter Ensino Médio completo;
- Ter entre 18 e 25 anos;
- Ser do sexo feminino.

Responsabilidades e deveres
Como Au Pair na Bélgica você deverá trabalhar até 20 horas por semana, de cinco a seis dias, com cuidados infantis. Os cuidados compreendem: alimentar as crianças, dar banho, levá-las à escola, ao médico, à casa dos amigos, passear, ajudar com as tarefas do colégio, organizar seus objetos pessoais, seu quarto, e ajudar em algumas tarefas domésticas leves de cozinha e limpeza, de acordo com as necessidades da família. Poderá ser solicitada a cuidar das crianças por no máximo 3 noites por semana (babysitting). A Au Pair será tratada como um membro da família.
Benefícios oferecidos
No Brasil
- Orientação durante o processo de seleção, colocação, visto e outros;
- Orientação no preenchimento dos formulários;
- Suporte durante a participação no programa;
- Revisão e encaminhamento dos formulários;
- Kit da Intercultural.
Na Bélgica
- Aulas de Francês ou “Flemish” (custo aproximado de Euros 100 por mês por conta da Au Pair);
- 2 semanas de férias pagas (1 semana de férias a cada 6 meses trabalhados);
- 1 dia de folga por semana e um final de semana inteiro uma vez por mês;
- Salário mensal de 450 euros e férias pagas;
- Acomodação individual na casa da família;
- Telefone 24 horas em caso de emergência;
- Seguro saúde e acidentes pessoais;
- Todas as refeições.
Processo de inscrição
Para se inscrever, a participante deverá contatar uma agência Intercultural, fazer teste de idioma e entrevistas, preencher os formulários de candidatura (application form), e entregar toda a documentação solicitada em até 60 dias da data da inscrição. A data de embarque não é garantida, e o prazo de colocação em uma família hospedeira pode variar conforme a sazonalidade do programa e da demanda das famílias.
Despesas não inclusas
Passagem aérea, taxas de excesso de bagagens, alfandegárias e consulares para emissão de vistos, deslocamento até o consulado/embaixada para aplicação ao visto, emissão de passaporte, traduções, despesas médicas para confecção do questionário médico ou vacinas, gastos pessoais e quantia necessária para a candidata se manter nos primeiros dias.