Data Representação de um calendário 28/12/2020

Cultura da Austrália: abra a sua cabeça para a diversidade

Conheça os costumes inusitados da cultura da Austrália e entenda mais sobre a vida neste país tão exótico! Leia e confira as principais curiosidades!

Comer abacate salgado, feijão doce, carne de canguru e beber chá com leite te parece estranho? Conheça hábitos de consumo da Cultura da Austrália que vão te surpreender!

Quem já visitou o exterior sabe como é maravilhoso desbravar uma sociedade diferente da nossa! Assim, na cultura da Austrália não poderia ser diferente. Há muitas peculiaridades deste país que o tornam único e até um pouco exótico! 

A verdade é que a cultura da Austrália é bem diferente quando comparada ao Brasil. Assim, vale a pena incluir no seu roteiro de viagens, mesmo que seja em férias e, principalmente, para fazer um intercâmbio.

E olha que não estamos falando somente das lindas praias, dos coalas e dos cangurus! Nos referimos à cultura da Austrália, das suas características, tradições, dos costumes e dos hábitos de consumo, que são típicos do país. 

Por exemplo, os habitantes da Austrália têm costumes bem diversos dos nossos. Comer carne de canguru é, com certeza, um dos mais únicos, não é mesmo?!

Aliás, dizem que a carne de canguru é mais rica em proteínas e tem colesterol mais baixo do que a carne bovina. Porém, aqui vai um alerta spoiler: a carne é mais dura e fibrosa do que a carne bovina. Melhor deixá-los livre na natureza, não é mesmo?

Mas há outras curiosidades gastronômicas peculiares dos costumes da Austrália que iremos desvendar logo mais abaixo. Continue conosco e descubra!

Dessa forma, vamos apresentar neste artigo mais detalhes e curiosidades sobre a famosa Terra dos Cangurus e Coalas, que fica lá do outro lado do planeta, na Oceania, mas que tem uma população super gente boa, educada e receptiva!

Inicialmente, descubra onde fica a Austrália!

Cultura da Austrália: curiosidades

Antes de mais nada, o país é reconhecido pelo elevado desenvolvimento econômico, o que proporciona excelente qualidade de vida para os visitantes e habitantes da Austrália.

Só para você ter uma noção, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) australiano é de 0,944. O brasileiro é de 0,765!

Em seguida, você deve saber que mais da metade da sua população não nasceu no país. São imigrantes de várias partes do mundo, principalmente da Europa e da Ásia. 

Dessa maneira, a cultura da Austrália é, na verdade, bastante influenciada por outras nacionalidades e, ainda, isso torna os habitantes da Austrália bastante receptivos a estrangeiros, principalmente os estudantes!

Sem sombra de dúvidas, o povo australiano é extremamente educado e hospitaleiro!

Outra característica super interessante e marcante do país é a exuberância da natureza e diversidade de animais e plantas que existem na Austrália. 

Estima-se que 80% das espécies que vivem na Austrália são endêmicas, ou seja, somente são encontradas por lá e você não vai ver em nenhum outro país. Por exemplo: 

  • Diabo da Tasmânia
  • Vespa do mar
  • Canguru
  • Coala
  • Diabo espinhoso
  • Lagarto de gola
  • Ornitorrinco
  • Crocodilo de água salgada, dentre muitos outros

Outra curiosidade da cultura da Austrália é que o país é berço de alguns dos conjuntos musicais mais famosos no cenário Pop-rock mundial do passado e da atualidade. Conheça alguns bem populares:

  • AC/DC
  • Men at Work
  • Kylie Minogue
  • SIA
  • Savage Garden
  • 5 seconds of Summer
  • Vance Joy
  • Tones and I
  • Bee Gees

Cultura da Austrália: hábitos de consumo inusitados

Abacate no pão

Comer abacate, ou avocado, como eles chamam a fruta, é uma característica muito forte da cultura da Austrália. Diferente do Brasil, que é um dos poucos países que consome abacate doce, lá fora, a fruta é tradicionalmente consumida com sal, como no guacamole mexicano.

E na Austrália não é diferente. O café da manhã tradicional por lá é a torrada com abacate temperado com sal, pimenta e de preferência com ovo de gema mole por cima. Hum, parece saboroso e bem leve!

Chá preto com leite

Este é um costume herdado dos colonizadores britânicos. É muito comum na cultura da Austrália e da Inglaterra colocar leite no chá preto. Os chás mais tradicionais são: English Breakfast e Earl Grey. 

Feijão enlatado doce

O queridinho da culinária brasileira ganha uma versão bem diferente na Austrália, onde o feijão é vendido na lata e tem sabor doce!

Ele pode ser servido de acompanhamento para qualquer refeição, até mesmo no café da manhã, que é uma refeição bem importante na cultura da Austrália.

Vegemite

Este é um clássico da culinária australiana e é praticamente a assinatura do país. Desafio você a encontrar uma família australiana que não tenha vegemite em casa!

Trata-se de uma pasta de cor escura e sabor forte tradicionalmente passada no pão. Sua composição leva extrato de levedura… Bem, entre os habitantes da Austrália, há quem ame e quem odeie…

Churrasco com salsicha e hamburguer (cadê a picanha?)

Na terra da carne de canguru, o churrasco ganha uma versão bem diferente. É muito comum encontrar churrasqueiras públicas nas praias, que são bem populares entre os habitantes da Austrália! 

work-travel-banner

O carvão dá lugar ao grill e os cortes da carne são variados, sendo que a carne de hambúrguer e a salsicha são opções bem populares. Os acompanhamentos comuns são: espiga de milho, pimentão e pão de alho.

Num ambiente ao ar livre e com uma vista de tirar o fôlego, fica muito mais fácil se adaptar a este novo estilo de churrasco, não é mesmo?

Café

Uma curiosidade da Austrália que talvez você não saiba é que todo mundo tem um barista para chamar de seu! 

Os habitantes da Austrália entendem tanto de café que privilegiam o mesmo estabelecimento e o mesmo profissional, todas as manhãs. Assim, um dia de trabalho só começa com um latte nas mãos.

Parece exagero, né? Mas eles entendem da torra, do blend (mistura de grãos), do tempo de extração, da origem… E muito mais! 

Assim, este é um dos costumes da Austrália que consagrou o país como uma das mais importantes rotas de café do mundo!

BYO – Bring Your Own

É muito comum encontrar escrito na fachada dos restaurantes da Austrália o termo “BYO”. 

Em uma tradução livre para o português significa “traga o seu próprio”. Isso significa que neste estabelecimento, você pode levar a sua própria bebida. 

Uma ótima opção para quem quer economizar na garrafa de vinho, não é mesmo?

Cultura da Austrália: esportes

O esporte também tem um papel importante na cultura da Austrália. De forma geral, o australiano privilegia um estilo de vida que inclui muitas atividades ao ar livre e prática de exercícios físicos.

E, para confirmar ainda mais a singularidade da cultura da Austrália, alguns dos esportes mais populares por lá nem existem no Brasil! Veja uma relação dos esportes mais praticados na terra dos coalas!

  1. Footy, ou “futebol australiano”, similar ao futebol americano, jogado com os pés e mãos
  2. Rugby, similar ao futebol australiano, mas com regras diferentes
  3. Corrida de cavalos
  4. Cricket, uma herança da dominação inglesa
  5. Surf, o país é o maior vencedor mundial 
  6. Snowboard e esqui na neve
  7. Natação, sempre um adversário difícil para o Brasil nas Olímpiadas
  8. Tênis

Agora, vamos comentar sobre alguns costumes da Austrália no que diz respeito à convivência social, assim você pode se proteger de cometer aquela gafe gigante!

Cultura da austrália: dicas sociais

Nacionalismo

Os habitantes da Austrália têm orgulho de sua sociedade igualitária e das suas instituições, inclusive a polícia e o sistema judiciário, que desfrutam de boa imagem e são tratados com muito respeito pela população.

Atenção! Piadas ou comentários críticos são considerados ofensas graves e podem levar à prisão.

Direito individual e privacidade

No país, valoriza-se muito o respeito pela separação física, mesmo em aglomerações. Por exemplo, não é considerado aceitável tocar pessoas estranhas. Apesar da cordialidade, a sociedade australiana é bem conservadora.    

Conduta social

Não se deve beijar mulheres no rosto nas apresentações entre pessoas, que consiste em um breve aperto de mão. Comportamentos ofensivos e violentos não são tolerados em público nem em estabelecimentos comerciais, que têm o direito de expulsar indivíduos.

Tolerância à diversidade sexual

A lei federal australiana proíbe discriminação baseada na orientação sexual e a união civil entre pessoas do mesmo sexo é reconhecida legalmente no país. Assim como não há restrições à organização de eventos LGBT na Austrália.

Gorjetas

Dar gorjeta não é um dos costumes da Austrália. Embora possa haver uma sobretaxa de 10%, em restaurantes que abrem durante feriados nacionais.

Cigarro e álcool

A Austrália tem leis anti-fumo bastante rígidas e é ilegal fumar na maioria dos ambientes fechados, como ônibus, shopping centers, edifícios públicos e prédios comerciais. 

A idade mínima para visitantes e habitantes da Austrália consumirem bebidas alcoólicas é 18 anos. É proibido beber em qualquer espaço público e muitos supermercados e restaurantes não têm licença para vender álcool.

Em conclusão, neste artigo mostramos como alguns hábitos da cultura da Austrália são bem diferentes dos nossos. 

Por isso, mostrar boa vontade, respeitar as diferenças e os costumes da Austrália, ir de mente aberta é fundamental para o sucesso da sua viagem de intercâmbio ou de férias. 

Conheça então os detalhes de um dos programas para estudar e trabalhar na Austrália mais populares entre os estudantes brasileiros e já pode arrumar as malas que a gente cuida de tudo para a sua viagem!

Intercâmbio para estudar e trabalhar na Austrália

  • Duração do programa: a partir de 14 semanas
  • Duração das aulas: 20 horas de estudo por semana – manhã ou tarde
  • Carga horária de trabalho: até 20 horas por semana
  • Nível do inglês: iniciante, intermediário ou avançado
  • Idade mínima: 18 anos
  • Permissão para trabalhar: enquanto o aluno estiver matriculado no curso de idiomas
  • Vantagens: imersão cultural, experiência profissional e remuneração em moeda local

Então, você está pronto para vivenciar um desses hábitos e contar tudo para seus amigos quando voltar? 


Entre em contato hoje mesmo com nossa equipe especializada e organize o seu intercâmbio para aprender inglês e vivenciar ainda mais a cultura da Austrália! Vem com a gente!

estudar-canada-banner