Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Pós-graduação no exterior

Pós-graduação no exterior

Se você já concluiu o ensino superior, fazer uma pós-graduação no exterior pode ser a oportunidade perfeita para expandir seus horizontes e se destacar em sua área de atuação.

Com uma pós-graduação no exterior, você adiciona uma formação de peso em seu currículo e obtém as habilidades necessárias para uma carreira global.

Em um mundo em constante mudança, uma pós-graduação no exterior é uma forma de se manter atualizado, conhecer novas culturas e abrir as portas para o seu futuro!

Como funciona a pós-graduação no exterior?

Se você pretende estudar em uma universidade no exterior, é preciso ter em mente que o sistema educacional em outros países é diferente do que temos no Brasil.

E essa diferença se dá não apenas na nomenclatura, mas também no foco de cada tipo de curso.

Os principais programas de pós-graduação no exterior são:

  • Certificates ou cursos de extensão: conferem um certificado de especialista e têm curta duração. São oferecidos por universidades renomadas nas mais diversas áreas de conhecimento.
  • Mestrados profissionais: cursos como MBA (Master of Business Administration), MPP (Mestrado em Políticas Públicas) e MPA (Mestrado em Administração Pública), com um viés bastante prático.
  • Mestrados acadêmicos: os chamados “masters” são voltados para aqueles que desejam seguir carreira acadêmica ou na área de pesquisa.
  • Doutorados: formação para profissionais que desejam atuar na área acadêmica, seja dando aulas em universidades ou realizando pesquisas.

 

O processo de aplicação para uma especialização ou mestrado no exterior pode ser extenso, mas não é impossível.

São diversas exigências, que normalmente incluem cartas de intenção e recomendação, testes padronizados de aprendizagem, exames de proficiência em inglês e análise de histórico acadêmico.

A boa notícia é que a Intercultural conta com uma equipe especializada e capacitada para te ajudar em todas as etapas e garantir uma vaga no ensino superior em outro país.

pós-graduação no exterior

Por que fazer especialização, mestrado ou doutorado no exterior?

Fazer intercâmbio e estudar no exterior é sempre uma experiência enriquecedora.

Quando o assunto é pós-graduação, os benefícios ficam ainda mais evidentes. Afinal, quem não quer aprimorar seus conhecimentos profissionais, praticar um segundo idioma e ainda conhecer pessoas do mundo inteiro?

Durante o curso de especialização ou mestrado fora do Brasil, você irá entrar em contato com práticas inovadoras, agregando uma bagagem incrível para o seu currículo.

Já imaginou as portas que uma formação na Universidade de Stanford ou UCLA pode abrir para o seu futuro?

intercâmbio de pós-graduação no exterior

Pós-graduação no exterior é com a Intercultural!

O mundo quer conhecer você – e a Intercultural te mostra o caminho!

Somos uma agência especializada em Higher Education, com diversos tipos de programas de intercâmbio de graduação e pós-graduação.

Além disso, te acompanhamos em todas as etapas da sua viagem – do mapeamento do seu perfil acadêmico até o momento do seu embarque.

Então, se você quer estudar em instituições de prestígio internacional e cursar a pós-graduação no exterior, entre em contato com a Intercultural e saiba como podemos te ajudar!

universidades de pós-graduação no exterior

Perguntas frequentes sobre pós graduação no exterior

Qual o nível mínimo de proficiência no idioma para cursar uma pós-graduação no exterior?

A maioria das seleções para cursar uma pós graduação fora do Brasil exigem certificados que comprovem que você tem proficiência no mesmo idioma do curso em questão.

É claro que, caso escolha um curso em Portugal, onde o português é utilizado nas universidades, não faz sentido comprovar proficiência em inglês.

Uma das vantagens de fazer uma especialização no exterior é melhorar a fluência no idioma. 

Porém, você precisa estar ciente de que, para participar das aulas, terá que ler, escrever artigos e até mesmo uma dissertação no idioma do curso. 

Ou seja, ao escolher uma pós-graduação no exterior, você não irá fazer um curso que tem como objetivo melhorar sua fluência. 

Por isso, o ideal é que passe um tempo melhorando suas habilidades na língua antes de ingressar em uma universidade. 

Se for necessário, busque até mesmo fazer um curso de idioma antes, caso você não tenha o nível exigido de proficiência para ingressar na universidade.

Porém, se você foi aprovado no teste de proficiência e atingiu o nível exigido pela instituição, fique tranquilo, você já tem o que precisa!

Quais são os documentos necessários para me candidatar para uma pós-graduação fora do Brasil?

A documentação exigida pode variar de acordo com cada instituição, mas, no geral, são necessários os documentos abaixo:

  • Passaporte válido;
  • Currículo;
  • Histórico escolar e diploma traduzido por um tradutor juramentado e com apostila de Haia;
  • Certificado de proficiência no idioma em que o curso é realizado (no caso do inglês, as mais comuns são TOEFL ou IELTS);
  • Carta de motivação;
  • Carta de recomendação;
  • Testes padronizados como GRE ou GMAT (isso é mais pedido para MBAs ou em mestrados na América do Norte).
Quanto custa para fazer uma pós-graduação no exterior?

O valor de uma pós-graduação fora do Brasil irá depender de diversos fatores, como país de destino, universidade escolhida, modalidade e duração do curso, estilo de vida do participante, entre outros. 

Para saber mais sobre os custos deste tipo de intercâmbio, entre em contato com a equipe Intercultural e solicite um orçamento personalizado aos nossos consultores. 

Faça seu orçamento

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.