Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Boarding School

Boarding School

Já imaginou cursar o ensino médio no exterior e ter uma experiência completa, em escolas com dormitórios e refeitórios comuns, atividades extracurriculares e, claro, muito aprendizado? Em uma boarding school, você pode viver tudo isso!

Uma boarding school é uma espécie de internato, em que os alunos moram dentro da própria escola. Esse é um modelo de ensino bastante comum em países da América do Norte e da Europa – e uma excelente opção para estudantes estrangeiros.

Afinal, estudar e viver em uma boarding school é a oportunidade perfeita para ampliar o seu contato com um novo idioma, conhecer pessoas do mundo inteiro e desenvolver habilidades pessoais e acadêmicas que farão toda a diferença para o seu futuro!

Como funciona?

Uma boarding school oferece muito mais do que apenas alojamento para os alunos.

Acima de tudo, essa é uma experiência acadêmica e de convivência, pensada para os jovens que desejam aproveitar ao máximo os benefícios de um intercâmbio high school.

Através de uma rotina bem estruturada, com horários determinados para todas as atividades, essas escolas dão ênfase ao desenvolvimento do senso de responsabilidade, cidadania e caráter dos alunos.

Além disso, uma vez que as turmas são pequenas, a convivência com os colegas e os professores se torna ainda mais estreita e positiva.

Mais do que ensinar os conteúdos, os professores atuam como tutores dos alunos, identificando e aprimorando as competências de cada um.

O foco no futuro acadêmico também é uma característica importante desse tipo de escola: o aprendizado é intensivo, muitas vezes voltado para a aprovação em grandes universidades internacionais.

Assim como em todas as escolas de ensino médio no exterior, as boarding schools oferecem mais flexibilidade em relação à grade curricular.

Além das disciplinas obrigatórias, os alunos podem escolher os conteúdos de acordo com seus interesses. Já imaginou fazer aulas de robótica, marcenaria ou fotografia?

Programa Boarding School

Como participar?

É importante lembrar que o ensino médio no Canadá, Estados Unidos e em outros países do mundo funciona de maneira diferente do que estamos acostumados no Brasil.

Portanto, é importante ficar atento às regras para se candidatar para uma boarding school. Alguns dos requisitos principais são:

  • Possuir entre 14 e 18 anos na data de chegada ao país;
  • Ter nível intermediário do idioma;
  • Apresentar bom rendimento escolar;
    Estudar no mínimo um semestre na instituição.

Para obter equivalência de ensino e evitar perder o semestre ou ano escolar, o aluno deve cursar pelo menos cinco disciplinas obrigatórias: Matemática, Ciências Naturais (biologia, química ou física), Ciências Sociais (história, geografia ou política), Idiomas (literatura ou línguas) e Educação Física.

Além disso, o estudante deve realizar testes educacionais, de desempenho e de proficiência no idioma falado no país de destino. Entrevistas e avaliações presenciais também são parte importante do processo seletivo.

Ensino médio no exterior

Vantagens deste intercâmbio High School

Entre as principais vantagens de estudar em uma boarding school, podemos destacar:

  • Aprimorar os conhecimentos no idioma estrangeiro;
  • Conhecer e conviver com pessoas de diversas nacionalidades, descobrindo novas culturas e costumes;
  • Desenvolver senso de responsabilidade e maturidade;
  • Estudar disciplinas que dificilmente teria acesso em escolas no Brasil;
  • Participar de diversas atividades extracurriculares relacionadas aos seus interesses e viagens promovidas pela própria escola;
  • Obter preparação para ingressar em universidades internacionais renomadas.
Internato High School
Clipboard-check
O PROGRAMA
  • Duração de 1 semestre, 1 ano letivo ou mais;
  • Acomodação na própria escola, em quartos compartilhados ou individuais;
  • Atividades extracurriculares, esportes e línguas.
Double-check
REQUISITOS
  • Ter entre 14 e 18 anos na data de chegada ao país;
  • Possuir inglês intermediário;
  • Apresentar bom rendimento escolar;
  • Cursar pelo menos um semestre na instituição.

 

Perguntas frequentes sobre Boarding School

Quem pode fazer este tipo de intercâmbio high school?

O boarding school é voltado para estudantes do Ensino Médio, de 14 a 18 anos, com nível intermediário do idioma local e bom histórico escolar.

Como é o processo de aplicação para uma boarding school?

Normalmente, os candidatos precisam fazer testes educacionais exigidos pela escola antes ou durante a matrícula.

Outro ponto em comum entre as instituições é a apresentação de um comprovante de proficiência no idioma da escola. 

A maioria das Boarding Schools também pedem testes de desempenho padronizados usados pela escola que você estuda no momento.

Para finalizar, muitas delas também pedem uma entrevista online.

Como funciona esse tipo de ensino médio no exterior?

Os alunos de uma boarding school contam com uma rotina bem disciplinada com atividades educacionais, exercícios físicos, alimentação e horários livres.

Quando o estudante inicia o intercâmbio high school, precisa seguir a rotina e as regras da instituição, uma vez que passa a morar no campus, onde será supervisionado.

Com turmas reduzidas, os professores conseguem acompanhar cada aluno bem de perto, o que ajuda no rendimento e produtividade.

Esse formato de ensino é voltado para a formação completa do aluno em competências educacionais, pessoais e sociais. 

A maioria das boarding schools são bem tradicionais e estão há muitos anos no mercado. 

Isso faz com que os pais de alunos internacionais fiquem mais tranquilos e confiantes. Uma vez que o método é comprovadamente eficaz.

Qual a duração deste intercâmbio high school?

No mínimo 1 termo acadêmico, podendo chegar ao ensino médio completo. 

Quanto custa o intercâmbio em uma boarding school?

Depende do país, da duração do intercâmbio, da escola, dos serviços inclusos e de vários outros fatores. Para saber o valor exato, solicite um orçamento a um de nossos consultores.

Fale com nossos especialistas

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

depoimentos

Quem fez e recomenda

“O meu intercâmbio foi uma experiência maravilhosa que mudou o rumo da minha vida. No meu último ano de ensino médio tive a oportunidade de estudar em Vancouver no Canadá, um país multicultural e muito acolhedor.

O apoio da Intercultural foi fundamental, a agência não me deixou desamparada em nenhum momento, eles me ajudaram com tudo que eu precisei do início ao fim da viagem.”

high-school-vancouver
Luana - Vancouver, Canadá 🇨🇦

“Sair do conforto de casa para se aventurar seis meses num lugar desconhecido parece assustador, porém tentador.

Ao escolher vir ao Canadá encarei o calor, o frio, o choque cultural e ao mesmo tempo colhi amizades e cresci, posso dizer que foi uma das melhores decisões que tomei na minha vida inteira.

As experiências e as memórias nunca serão esquecidas. Durante minha estadia aperfeiçoei meu inglês e conheci pessoas de todo o mundo. Ganhei o mundo.”

Kenji_HS_2016
Kenji - Richmond, Canadá 🇨🇦