Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
Programa High School

High School

O High School é um dos programas de intercâmbio mais conhecidos e mais buscados por adolescentes que desejam viver uma experiência internacional.

Durante o High School, você tem a chance de viver como um estudante local: além do aprendizado em sala de aula, participa das atividades esportivas, culturais e passeios que a escola oferece. Cursar o High School é uma oportunidade de acrescentar uma bagagem cultural, acadêmica e pessoal super valiosa!

Quais as vantagens do intercâmbio High School?

Cursando a partir de 3 meses do ensino médio no exterior, você já pode aproveitar as melhores vantagens desse tipo de intercâmbio.

  • Conhecer novas culturas e dividir os aprendizados com quem você mais ama
  • Contar com apoio emocional, oferecendo maior segurança e impedindo que a saudade atrapalhe o rendimento nas aulas;
  • Preparar as crianças para experiências futuras, como um intercâmbio Higher Education, por exemplo;
  • Unir aprendizado e diversão em uma única viagem.
Programa High School
Programa de intercâmbio High School

Por que fazer um intercâmbio no ensino médio?

São muitos os motivos para fazer um intercâmbio no ensino médio.

Essa experiência internacional é um investimento no seu futuro e faz toda a diferença no seu currículo acadêmico e profissional.

Grande parte das escolas contam com disciplinas preparatórias para as grandes universidades do mundo. Pensa em fazer uma faculdade no exterior? O High School abre as portas para você!

Além disso, essa é uma oportunidade e tanto para você aprimorar os seus conhecimentos no idioma e vivenciar uma cultura completamente diferente.

Isso sem mencionar as atividades extracurriculares, os passeios e viagens com a escola, onde você poderá fazer amizades com pessoas do mundo inteiro!

Requisitos para participar do programa High School

Layout top panel 6

Ter entre 14 e 18 anos de idade

Book open

Estar cursando Ensino Médio no Brasil

Chat check

Ter conhecimento intermediário do idioma do país de destino

Tipos de High School

High school público

High School Público

Estude por um ano ou semestre acadêmico no exterior. Você decide o país desejado e a coordenação do programa escolherá a cidade e a escola onde você vai estudar. Em alguns casos, é possível indicar preferência por região. A qualidade do ensino e da estrutura das escolas públicas segue os rígidos padrões dos destinos escolhidos, com diversas opções de esportes, atividades culturais e extracurriculares.

high school privado

High School Privado

Se você já tem o objetivo de ingressar no ensino superior fora do país, um programa de intercâmbio high school em uma escola privada será uma ótima forma para se preparar. Nesta modalidade de intercâmbio, o aluno pode escolher a escola onde irá estudar. Além disso, todas as escolas oferecem atenção individual, reforço escolar e contato com outras culturas.

Boarding School

Boarding School

Nesse tipo de programa high school, você compartilha o quarto com estudantes de outras partes do mundo, em uma acomodação que fica dentro da própria escola. Além do ensino de excelência, você poderá participar de muitas atividades durante o dia, tais como aulas de artes, prática de esportes, viagens e excursões. Estudar em uma boarding school é uma experiência única!

Mini High School

Mini High School

O mini high school é para aquele estudante que quer ter uma experiência de estudar em uma escola de ensino médio no exterior mas não quer ficar um semestre ou ano. O aluno frequenta a escola com os estudantes nativos e poderá escolher entre as diversas opções de matérias e cursos extracurriculares. O período estudado não é validado pela escola no Brasil.

Perguntas frequentes sobre High School

A proposta desse tipo de intercâmbio é possibilitar que estudantes brasileiros possam ter a experiência de cursar um termo, um semestre, um ano ou dois anos letivos em uma escola de ensino médio no exterior.

É possível estudar em escolas públicas ou particulares, em diferentes países do mundo.

Para os programas públicos, você escolhe o país e a coordenação do programa de intercâmbio seleciona a cidade e a instituição por você. Para os programas privados em escolas públicas, privadas e boarding schools, o aluno decide onde quer estudar.

Enquanto no Brasil o 9º ano de estudos faz parte do ensino fundamental, em outros países é considerado ensino médio.

Isso significa que o ensino médio no exterior dura quatro anos, cada um com um nome diferente:

  • 9th grade – Freshman: alunos de 14 a 15 anos
  • 10th grade – Sophomore: alunos de 15 a 16 anos
  • 11th grade – Junior: alunos de 16 a 17 anos
  • 12th grade – Senior: alunos de 17 a 18 anos


Normalmente, os estudantes brasileiros podem fazer intercâmbio em turmas a partir da 10th grade ou Sophomore Year.

O calendário escolar do hemisfério norte é diferente do que temos aqui no Brasil.

Isso significa que, se você optar por estudar nos Estados Unidos, Canadá ou Europa, por exemplo, o primeiro semestre letivo tem início entre maio e junho e vai até dezembro ou janeiro. O segundo semestre, por sua vez, começa em janeiro ou fevereiro e termina entre maio ou junho.

Já nos países do hemisfério sul, como Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Chile, por exemplo, o ano letivo é semelhante ao que temos no Brasil. Assim, o primeiro semestre começa em fevereiro e o segundo semestre tem início entre julho e agosto.

Para fazer o intercâmbio high school, é necessário ter idade entre 14 e 18 anos, estar matriculado em uma escola de ensino médio brasileira e possuir conhecimento intermediário do idioma falado no país de destino.

Com exceção do programa Mini High School, em todos os outros tipos de intercâmbio high school é possível validar o período estudado ao voltar para o Brasil.

Para isso, o aluno deve cursar 5 matérias obrigatórias: Matemática, Língua (inglês ou outro idioma local), Ciências (Física, Química ou Biologia), Estudos Sociais (Geografia ou História) e Educação Física.

No entanto, é importante verificar junto à sua escola no Brasil se as disciplinas poderão ser validadas quando você voltar para cá.

De forma geral, existem dois tipos de acomodação para quem decide fazer um intercâmbio no Ensino Médio: boarding school e host family.

Nas boarding schools, os alunos moram dentro da própria escola e dividem quartos com colegas das mais diferentes nacionalidades.

Na hospedagem tipo host family, o intercambista passa a conviver diariamente com uma família nativa, mergulhando ainda mais na cultura local e estabelecendo laços afetivos com cada um dos membros da casa.

Os valores variam de acordo com o país escolhido, o tempo de estudos e o tipo de escola (boarding, pública ou privada).

É importante considerar os gastos com moradia, transporte, alimentação, material escolar e lazer.

Entre em contato com a equipe Intercultural, solicite seu orçamento e descubra como o High School pode ser uma das melhores experiências da sua vida!

Faça seu orçamento

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

depoimentos

Quem fez, recomenda!

depo