Data Representação de um calendário 10/03/2021

Cultura dos Estados Unidos: entenda costumes e tradições

Conheça características da cultura dos Estados Unidos: patriotismo, pontualidade, competitividade, meritocracia, coletividade, dentre outras.

Os Estados Unidos é o destino mais procurado para programas de intercâmbio para aprender inglês. Com dominação inglesa, adquiriu alguns hábitos europeus que, ao longo do tempo, foram sendo adaptados e moldando a cultura dos Estados Unidos.

Assim como os hábitos europeus, o país vem internalizando tradições e costumes de povos imigrantes, como os irlandeses, os mexicanos e os asiáticos. Dessa forma, atualmente, a cultura dos Estados Unidos inclui aspectos multiculturais.

E, para você que está prestes a embarcar numa viagem de intercâmbio na terra do Tio Sam, vamos apresentar algumas características da cultura dos Estados Unidos, para você compreender mais sobre a vida cotidiana do americano e se adaptar mais facilmente.

Vejamos então, alguns pontos que são parte dos costumes dos Estados Unidos e, com certeza, você vai reparar quando estiver estudando por lá.

Aspectos da cultura dos Estados Unidos

Pontualidade 

O povo americano é bastante pontual. Principalmente nos compromissos profissionais e sociais. Quando alguém te convida para uma festa ou jantar, por exemplo, tem hora de início e de término. 

Manter uma boa impressão, neste aspecto, é muito importante. Por isso, acerte seu relógio!

Competitividade

Outra característica da cultura dos Estados Unidos é o grau de competitividade que há nas escolas, nos esportes e, sobretudo, na área profissional. A criança americana cresce sabendo que precisa ser a melhor de todas, em tudo! 

Assim, os pais costumam participar ativamente das atividades dos filhos, motivando-os para alcançar melhores resultados acadêmicos e esportivos, pois disso depende o tão sonhado ingresso na universidade!

Outros aspectos que demonstram a competitividade, como um dos costumes dos Estados Unidos são:

  • Geralmente, o americano não sai do trabalho para almoçar 
  • Faz muitas comparações em dinheiro: quanto ganha, quanto pagou, valor da casa etc.
  • Trabalha muito (quase não tira férias) e valoriza as horas do dia

Meritocracia

A cultura americana não é nem um pouco paternalista. E todo o sistema é preparado para atender e premiar aqueles que seguem as regras e atingem melhores resultados. Sem dúvida, o esforço é recompensado e, por isso, todos buscam se empenhar bastante nos seus objetivos.

Para ingressar numa universidade, por exemplo, as notas do candidato são analisadas e representam um item fundamental para ser aceito. Além do seu desempenho em atividades esportivas e sociais. Inclusive, bolsas de estudos são oferecidas para aqueles que se destacam.

Outro aspecto relacionado à meritocracia, é a gorjeta. Muito comum para gratificar os bons serviços prestados. Apesar de opcional, é quase uma regra em bares, restaurantes, táxis (isso mesmo) e outros serviços.

work-travel-banner

Patriotismo

Outro aspecto que faz parte das tradições dos Estados Unidos é o patriotismo, que é claramente demonstrado pela ampla utilização da bandeira americana nas casas e ambientes de trabalho. 

Principalmente nas cidades menores e nos subúrbios de grande centros, é comum ver uma bandeira hasteada na frente das casas e lojas. Há um profundo respeito pelo símbolo nacional. É muito legal observar o orgulho que o povo americano tem de seu país!

Estudo em escola pública

A grande maioria das crianças estuda em escola pública gratuita, até o fim do high school, que é como o nosso ensino médio. De uma forma geral, as escolas públicas têm boa qualidade de ensino, mas podem variar de acordo com a localidade. 

Existem escolas particulares, mas são caríssimas e, na verdade, destinadas às famílias mais ricas que desejam proporcionar a seus filhos um networking diferenciado, com acesso aos filhos de outros milionários.

Entretanto, não há ensino superior gratuito nos Estados Unidos. Todas as faculdades (colleges) e universidades são pagas e custam caro! Por isso, outra tradição dos Estados Unidos é que as famílias economizam durante bastante tempo para matricular seus filhos em uma.

Sai de casa cedo

Muito frequentemente, o adolescente americano sai de casa mais cedo, em comparação com os estudantes brasileiros. Após o término do high school a opção é trabalhar ou entrar para uma universidade. 

Assim, são encorajados pelos pais a desenvolver suas habilidades profissionais ou acadêmicas e buscar a sua autonomia e independência financeira. Muitas vezes, os filhos vão estudar em outras cidades e estados. E este é um momento muito esperado por todos!

Senso de coletividade e voluntariado

Nos Estados Unidos, há um forte senso de comunidade, onde as pessoas se interessam e procuram cuidar daquilo que pertence a todos. 

Reuniões de governos municipais e escolas, por exemplo, estão sempre cheias de pessoas preocupadas com o trabalho que está sendo feito para o bem comum.

Assim como, o trabalho voluntário é bastante popular e fortemente encorajado em todas as situações: na escola, no trabalho e em casa, onde as crianças participam das tarefas domésticas desde pequenas.

Não tem empregada doméstica 

Esta pode ser a característica da cultura dos Estados Unidos que mais vai impactar os brasileiros. Como o custo de um empregado doméstico é muito alto, a grande maioria das famílias compartilha as tarefas de casa entre todos. 

Sem dúvida, os pais têm maior responsabilidade sobre o lar, mas os filhos são encorajados a arrumar a cama, seu quarto, lavar a sua roupa (em máquinas de lavar), limpar a casa, tirar o lixo, cortar a grama, dentre outras atividades. E é muito bom para a autonomia dos pequenos.


E aí, se identificou com alguma das características da cultura dos Estados Unidos?! Viva estas e outras tradições e costumes americanos num intercâmbio para aprender inglês, quando você ficará na casa de uma família americana e poderá vivenciá-las. Fale com a gente agora!

estudar-canada-banner