Data Representação de um calendário 17/01/2022

Faculdade no Canadá: como obter a sua graduação no país?

Se você está pensando em fazer uma faculdade no Canadá, precisa entender como funcionam as graduações no país. Leia o artigo completo e confira!

Cursar uma faculdade no Canadá é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, o sistema educacional do país está entre os 10 melhores do mundo.

Além de garantir um diploma que irá abrir portas para sua carreira internacional, fazer uma faculdade no Canadá também é viver uma experiência cultural incrível.

Neste artigo, vamos te explicar os principais requisitos para fazer uma faculdade no Canadá – e quais são as diferenças entre os tipos de graduação no país. Continue a leitura e confira!

Faculdade no Canadá: College ou University?

Antes de mais nada, se você pretende estudar no Canadá, vai precisar entender a diferença entre College e University.

Apesar de parecerem a mesma coisa, esses dois tipos de graduação têm propósitos diferentes. A seguir, explicamos as características de cada um!

College

Equivalentes aos cursos técnicos e tecnólogos do Brasil, os Colleges são mais técnicos e práticos, preparando os estudantes para entrarem no mercado de trabalho de forma mais rápida.

Este tipo de curso profissionalizante tem duração de 6 meses a 3 anos e oferece diplomas e certificados.

Com o objetivo de formar profissionais qualificados em um tempo menor do que a graduação tradicional, os Colleges são uma opção bastante buscada por estudantes brasileiros que desejam fazer uma faculdade no Canadá.

University

Uma University é uma instituição com programas mais acadêmicos e teóricos, com graduações em licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado.

As universidades canadenses oferecem um ensino de excelente qualidade para alunos que desejam seguir carreira acadêmica, publicando artigos e se tornando pesquisadores da área escolhida.

Os cursos em uma University duram de 3 a 4 anos, em período integral – tempo um pouco maior do que nos Colleges.

Quais são os requisitos para fazer uma graduação no Canadá?

Basicamente, você deve cumprir três requisitos para conseguir estudar em uma faculdade no Canadá:

  • Possuir nível avançado de inglês;
  • Apresentar seu histórico escolar;
  • Contar com um bom planejamento financeiro.

O primeiro item é realmente um dos mais importantes. Assim, para entrar em uma faculdade canadense, você deve comprovar que possui conhecimento avançado no idioma inglês.

Para tanto, você deve realizar testes de proficiência como TOEFL ou IELTS. Se você não tem inglês fluente, pode optar por realizar o Pathway no Canadá, uma espécie de curso intensivo de inglês no país para obter o nível exigido pela faculdade.

O segundo requisito é a apresentação do seu histórico escolar. Isso porque as instituições de ensino esperam que você tenha sido um aluno comprometido e dedicado durante o ensino médio.

Por fim, não podemos esquecer do planejamento financeiro, já que as universidades canadenses utilizam um sistema de pagamento diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil.

Ao invés de uma mensalidade, você deve pagar o semestre inteiro antes de começar os estudos. Então, é preciso dispor dessa quantia e comprovar ao consulado canadense que tem capacidade financeira de se sustentar durante o período curso.

Então, além do valor do semestre inteiro, você também precisará de uma quantia reservada para os custos com moradia, transporte e alimentação. Planejamento é tudo, nesse momento!

Faça uma faculdade no Canadá com a Intercultural

E aí, ficou com vontade de decolar sua vida acadêmica e cursar uma faculdade no Canadá?

Entre em contato com a equipe Intercultural! Vamos adorar te ajudar a encontrar o programa de intercâmbio perfeito para suas necessidades e objetivos!