Data Representação de um calendário 16/07/2021

Boarding School: viva o sonho do ensino médio americano

Existem vários tipos de acomodações para quem quer fazer o ensino médio no exterior, o boarding school é uma delas. Saiba tudo sobre o assunto.

Já sonhou em fazer o ensino médio no exterior? O time de futebol, as torcidas organizadas, as refeições no refeitório e as atividades extracurriculares, aprimorar o seu inglês e ainda ter um diploma internacional no currículo e muito mais.

Se você quer viver esse sonho, o programa de High School na modalidade Boarding School é uma ótima opção e traz muitos benefícios para os estudantes que optam por essa modalidade.

Em português, “Boarding School” é o que conhecemos por “internato” e há muitas vantagens nesse tipo de acomodação para os jovens que desejam fazer intercâmbio.

Então, se você quer saber o que é boarding school e tudo sobre como o programa funciona e as vantagens de estudar em um internato, acompanhe o nosso post. 

O que é boarding school? 

Para quem decide fazer intercâmbio, há muitas opções de acomodação em um país estrangeiro.

Os dois principais tipos de moradias para jovens que querem cursar o ensino médio no exterior são as host families, onde o aluno fica hospedado na casa de uma família local e as boarding school, onde a hospedagem é na escola em que o aluno vai estudar. 

Mas, é importante destacar que as escolas que adotam esse sistema oferecem muito mais do que só alojamento para os alunos dentro da própria instituição.

As vantagens de quem escolhe fazer intercâmbio em uma boarding school

Para muitas pessoas, um internato é só uma “escola onde os alunos dormem”, contudo essa ideia é bastante equivocada.

Nelas, os alunos costumam ter um aprendizado mais intensivo, não só do idioma estrangeiro, mas também das matérias curriculares e noções cívicas. 

work-travel-banner

Além disso, parte da manutenção e da organização do campus é responsabilidade dos alunos, que podem se voluntariar ou cumprir tarefas esporádicas ou constantes, como planejar eventos ou ajudar na organização do refeitório.

Viver o ensino médio no exterior e ainda ter a oportunidade de fazer isso em um internato estrangeiro é ter a oportunidade de evoluir significativamente e desenvolver ótimas habilidades civis, éticas e morais. 

Em uma boarding school você vai:

  • Aprimorar o idioma estrangeiro;
  • Conhecer e conviver com jovens de diversas culturas;
  • Ter preparação intensiva para o ensino superior;
  • Estudar uma grande variedade de matérias acadêmicas;
  • Ter a chance de garantir o seu diploma internacional;
  • Desenvolver senso político e habilidade de administrar adversidades;
  • Ter inúmeras aulas extracurriculares: artes, esportes e viagens promovidas pela própria escola.

Muito além da preparação acadêmica, os internatos americanos buscam incentivar os alunos em tarefas que sejam benéficas e possam dar retorno à sociedade. 

Por exemplo, quando a responsabilidade de cuidar do espaço comum é dada aos alunos, eles passam a entender a importância de cada pequeno trabalho, respeitar o esforço alheio e isso gera um forte senso de empatia e responsabilidade. 

Antigamente, os internatos eram vistos como um sistema rígido de educação. Hoje em dia, não é bem assim. As nossas escolas parceiras são cuidadosamente selecionadas e possuem um corpo docente formado por terapeutas, pedagogos e outros profissionais, que garantem uma educação humanizada. 

É muito comum ver relatos de jovens que cresceram muito, na vida pessoal e profissional, por conta do sistema adotado nos internatos. 

Trabalhar o caráter, o senso de responsabilidade e cidadania é parte fundamental do desenvolvimento dos alunos dentro da instituição de ensino. 

Quanto tempo dura o ensino médio no exterior?

Para planejar o seu intercâmbio estudantil, além de estudar a grade curricular e os métodos de ensino, é importante saber quanto tempo você precisará investir no seu aprendizado.

Para a modalidade de High School o tempo mínimo é de um semestre. Mas você pode ficar mais tempo ou estender sua estada no país. 

Quer poder investir no seu futuro e viver essa experiência internacional?

O Boarding School é só o começo do início de uma experiência de vida inesquecível. Fale com um de nossos especialistas em Intercâmbio e saiba como viver parte do sonho americano. 

estudar-canada-banner