Data Representação de um calendário 22/03/2021

Vocabulário em Espanhol: 25 expressões pra você conhecer

Entenda porque o intercâmbio de estudo e trabalho da Intercultural é o melhor para enriquecer e praticar o seu vocabulário em espanhol.

Quando estudamos um idioma, um dos maiores desafios no aprendizado é conhecer o repertório das palavras mais utilizadas. A mesma língua pode ter palavras com significados diversos, dependendo do local. Vejamos, como exemplo, o vocabulário em espanhol.

Assim como acontece com o inglês, que é um dos idiomas mais usados no mundo e tem diferenças nas palavras, de acordo com os destinos (inglês americano x britânico), o vocabulário em espanhol também pode mudar bastante nos diversos países onde é falado, além da Espanha.

Assim, o vocabulário em espanhol é muito amplo e composto de palavras e expressões, que são utilizadas pelas comunidades que o utilizam, sobretudo na Espanha, nos Estados Unidos (isso mesmo! A comunidade latina nos EUA é muito representativa!) e na maioria dos países da América Latina.

Então, para falar espanhol fluentemente, é necessário conhecer bem o repertório de palavras mais usadas, principalmente, aquelas expressões utilizadas em determinados países.

Nesse sentido, vamos apresentar para você uma lista com 25 expressões em espanhol muito utilizadas para você aprimorar o seu vocabulário em espanhol e se entrosar cada vez mais com a galera latina!

25 expressões do vocabulário em espanhol

  1. Meterse en líos – entrar numa confusão
  2. Tomar el pelo – zoar, trolar, tirar sarro
  3. A las tantas – muito tarde (da noite, geralmente)
  4. Allá ti – o problema é seu, se vira
  5. No entiendo ni jota – não entendo nada, boiei
  6. Como Dios manda – como (Deus) manda o figurino
  7. A hurtadillas – às escondidas, na encolha
  8. Trato a cuerpo de rey – tratar como um rei, mimar mesmo!
  9. No dar pie con bola – não dar uma dentro, dar gafe
  10. Dar ganas de – desejar, ficar com vontade de 
  11. Esta como una cabra – ficar meio louco, irracional
  12. Meter la pata – vacilar, pisar na bola
  13. Al dedillo – memorizar, saber de cabeça
  14. A grande rasgos – em geral, sem considerar os detalhes
  15. Irse por un tubo – se dar mal, entrar pelo cano
  16. Estar a sus anchas – estar tranquilão, à vontade
  17. Andar de capa caída – estar desmotivado, tristão
  18. Echar una mano – dar uma força, ajudar
  19. Estar a dos velas – estar duro, quebrado, sem grana
  20. Correr con los gastos – pagar as despesas
  21. Arrojar por la Borba – abrir mão, perder, se render
  22. Hablar por los codos – falar à beça, sem parar
  23. Pasarse de la raya – passar dos limites, exagerar
  24. Comer la sopa boba – ficar na aba dos outros, às custas de outra pessoa
  25. Dar coba – bajular, puxar o saco

Como melhorar o vocabulário em espanhol

Mas olha, existem muitas, muitas mais expressões em espanhol. Como são formas informais de se comunicar, elas são criadas frequentemente no dia a dia das pessoas. Existem aquelas mais antigas, que os nossos pais adoram e, outras, da nossa galera mesmo!

Você pode ampliar o seu vocabulário em espanhol lendo textos, assistindo filmes e programas – o noticiário é ótimo para enriquecer o vocabulário, escutando músicas e, claro, “chapando”, ou seja, estudando!

Entretanto, a melhor forma para você pegar as expressões é, com certeza, vivenciar a cultura local e interagir com as pessoas nativas da língua, como sempre acontece nos intercâmbios da Intercultural para estudar espanhol e trabalhar no exterior.

Isto porque, durante todo o período do curso, o estudante vai ser motivado a falar o idioma: na casa da host family, na residência ou dormitório estudantil e, definitivamente, com os professores e demais participantes das aulas.

Igualmente, durante os programas de intercâmbio, sobretudo aqueles que incluem trabalho, ao precisar se comunicar com pessoas estranhas, de todos os perfis, o estudante tem a condição de ampliar ainda mais o seu vocabulário em espanhol.

Além disso, você pode conhecer e entender cada vez mais sobre a situação cotidiana em que as expressões são empregadas e, efetivamente, praticar muito e perder a inibição para falar.

Em síntese, os programas de intercâmbio da Intercultural para aprender idiomas oferecem a melhor oportunidade para você ampliar o seu vocabulário em espanhol e, ainda, crescer profissionalmente e divertirse como um enano (se divertir muito)! Confira bem aqui!