Data Representação de um calendário 15/03/2021

O clima na Espanha é um dos melhores de toda a Europa!

Conheça as características do clima na Espanha nas suas estações do ano: primavera agradável, verão seco, outono chuvoso e inverno frio.

O espanhol é um dos idiomas mais falados e importantes do mundo e, se você está pensando em fazer um intercâmbio para aprender a língua, confira, neste artigo, mais informações sobre o clima na Espanha.

Conhecer o clima na Espanha é importante porque você vai precisar organizar a sua bagagem de acordo com as roupas e os acessórios apropriados, dependendo da cidade que escolher.

Isto porque o clima na Espanha é bem diversificado, em função da localização e das características geográficas do país, com longo litoral, banhado pelos oceanos Atlântico e Mediterrâneo, além de grandes cadeias montanhosas.

O país está localizado na Península Ibérica, que sofre influências de diferentes massas de ar, mais quentes e mais frias. Dessa forma, dependendo da região, o país apresenta grande diversidade climática.

Por isso, o país pode apresentar mudanças drásticas, dependendo da região. A região sul já registrou temperaturas bem altas, com pico de 45°C na Andaluzia. Enquanto isso, os montes Pirineus ao norte, apresentaram a mínima mais extrema de -32°C!

As estações do ano na Espanha são bem definidas e o país é um dos que têm mais dias de sol em toda a Europa. Veja quando elas ocorrem:

  • Março, Abril e Maio – Primavera
  • Junho, Julho e Agosto – Verão
  • Setembro, Outubro e Novembro – Outono
  • Dezembro, Janeiro e Fevereiro – Inverno

Primavera na Espanha

Como no Brasil, a primavera na Espanha é uma das estações mais agradáveis e propícias para atividades de lazer ao ar livre, pois não é muito quente nem frio. A temperatura média fica na casa dos 25°C e há flores por toda parte!

Verão na Espanha

Já no verão, o clima é extremamente seco e chove muito pouco. As temperaturas ficam em torno dos 40°C e os dias são longos e ensolarados. Em algumas regiões, o pôr do sol ocorre somente às 10 horas da noite!

work-travel-banner

Outono na Espanha

É uma das épocas quando mais chove e as folhas mudam de cor, começando a amarelar. A transformação cria um cenário lindo de se apreciar! No fim da estação, em novembro, o clima começa a esfriar bastante e as temperaturas podem ficar negativas em algumas cidades.

Inverno na Espanha

É uma estação que faz muito frio na Espanha, com médias entre -12°C e 7°C. Também chove bastante e neva com frequência. Os dias são mais curtos e as noites mais longas. Entretanto, há possibilidade de se divertir esquiando em algumas montanhas geladas.

Entretanto, como citado acima, o clima na Espanha pode variar bastante, de acordo com a região. 

Então, vamos apresentar para você as características climáticas das duas cidades mais populares do país, que contam com nossos excelentes programas de intercâmbio para aprender espanhol: Madri e Barcelona.

Clima em Madri

O clima continental proporciona calor bem intenso na capital espanhola, sobretudo no verão, quando venta pouco e esquenta bastante! O calor é amenizado entre os meses de julho e agosto, quando chega o inverno, mas ainda não chega a esfriar muito.

Porém, pode nevar em localidades próximas da capital e a melhor opção para esquiar e curtir o frio é em Navacerrada, a cerca de 1 hora de trem de Madri.

Clima em Barcelona

Na região da Catalunha, onde fica Barcelona, o clima é temperado. Porém, chove muito durante o outono e no verão, o calor é bem forte e abafado. 

O frio é mais forte no inverno, em janeiro e a região mais ao sul pode sofrer ventos muito fortes. E, na primavera, o clima é bastante agradável.

Então, saiba que o clima na Espanha é considerado um dos melhores do continente europeu, perfeito para intercambistas brasileiros! Entre em contato com nosso time de especialistas e saiba mais sobre os programas de intercâmbio em Madri e Barcelona! Clique aqui!

estudar-canada-banner