Data Representação de um calendário 18/02/2021

Conheça o DELE – Diploma de proficiência em Espanhol.

Veja os 6 níveis oficiais do exame DELE para proficiência do espanhol. Entenda como funciona o processo para realizar o exame oficial DELE.

O espanhol é uma das línguas mais faladas no mundo e adquirir proficiência no idioma pode abrir muitas oportunidades profissionais. Dessa forma, existem exames para avaliação do grau de conhecimento e utilização do espanhol. O mais conhecido é o exame DELE.

É recomendado que o candidato ao teste DELE faça um curso preparatório para a prova, pois a mesma vai exigir conhecimentos profundos e habilidades avançadas na leitura, escrita, fala e interpretação do idioma espanhol.

Assim, o DELE é o Diploma do Espanhol como Língua Estrangeira, outorgado pelo Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha, após o exame oficial de mesmo nome, para certificar o grau de competência e domínio do espanhol pelo estudante.

Igualmente, ele pode ser exigido para comprovar a proficiência no idioma do candidato a uma vaga de emprego na Espanha ou, ainda, para cursar uma universidade no mesmo país.

A organização da aplicação dos exames é feita pelo Instituto Cervantes; a elaboração e a correção das provas são realizadas pela Universidade de Salamanca da Espanha, que também faz a avaliação final de todos os exames.

Dessa forma, os diplomas do exame DELE são divididos em 6 níveis, de acordo com o grau de conhecimento e fluência da língua, pelo candidato. 

Níveis DELE

  • Diploma de Espanhol Nível A1
  • Diploma de Espanhol Nível A2 
  • Diploma de Espanhol Nível B1 
  • Diploma de Espanhol Nível B2
  • Diploma de Espanhol Nível C1
  • Diploma de Espanhol Nível C2 

Nível A1

Em primeiro lugar, o nível A1 certifica que o aluno é capaz de se comunicar usando o idioma de forma básica em situações cotidianas ou relacionadas a necessidades imediatas.

Nível A2 

Atesta que o aluno compreende frases e expressões cotidianas relacionadas ao seu ambiente: informações básicas sobre si, sua família, trabalho, lugares de interesse, compras etc.

Nível B1 

Certifica que o aluno compreende textos básicos em linguagem padrão, que envolvam tópicos conhecidos relacionados a trabalho, estudo e lazer.  Atesta a capacidade em lidar com situações em viagens, produzir textos simples sobre assuntos familiares e interesse pessoal. 

Também certifica que o aluno é capaz de descrever experiências, fatos, desejos e esperanças, explicar planos e expressar brevemente suas opiniões.

Nível B2

Certifica que o aluno é capaz de interagir com falantes nativos com suficiente fluência e espontaneidade para permitir uma comunicação fácil e natural entre os interlocutores; produzir textos detalhados sobre temas variados, defender sua opinião, pontuar prós e contras. 

Compreender o sentido de textos mais complexos sobre temas abstratos e concretos, inclusive, com linguajar técnico na área de interesse do estudante.

work-travel-banner

Nível C1

Atesta competência na língua, suficiente para compreender e produzir uma grande variedade de textos mais longos, detalhados e complexos, utilizando corretamente mecanismos de organização, articulação e coesão, assim como, interpretar os mesmos. 

Expressar-se com fluência e espontaneidade, sem necessidade em procurar as palavras certas, utilizar a língua eficazmente, para fins sociais, acadêmicos e profissionais. 

Nível C2

Certifica a competência linguística suficiente para se comunicar de forma eficaz e precisa, em qualquer situação. Assim como controle sutil de nuances e capacidade de adaptação espontânea que permitem a expressão fluente e natural em todas as interações, em qualquer contexto. 

DELE para adolescentes

Além dos níveis acima, existe o exame DELE específico para jovens alunos de 11 a 17 anos, nos níveis A1, A2 e B1. As provas são adaptadas para o ambiente, contexto e situações específicas dos candidatos nesta faixa etária. 

Como nos testes gerais para adultos (a partir de 18 anos), consiste de quatro partes: compreensão de leitura, compreensão oral, expressão e interação escrita, e expressão e interação oral.

Como funciona

As inscrições para o DELE (fora da Espanha) devem ser feitas em um centro de exames autorizado pelo governo espanhol e você precisará levar: 2 vias do formulário de inscrição (disponível online), original e cópia da identidade com foto, pagamento da taxa de inscrição.

O valor da taxa pode variar de acordo com cada país, centro de exames e nível solicitado, por exemplo, o exame para o nível B2 é mais barato do que para o nível C2.

As provas levam, em média, 2 horas para serem feitas e acontecem várias vezes por ano. Consulte o centro de exames para saber as datas mais próximas.

Em conclusão, no dia do exame DELE, você deverá apresentar: recibo da inscrição (recebido por e-mail), a mesma identidade original utilizada para se inscrever e a convocação oficial para a prova, recebida do centro de exames.

O certificado é enviado posteriormente ao seu endereço cadastrado na inscrição e não tem prazo de validade.

Agora que você já sabe tudo sobre o exame DELE, fale com nosso especialista em cursos de espanhol e verifique qual a melhor opção para você mandar bem no exame de proficiência da língua espanhola! Hasta la vista!

estudar-canada-banner