Estudantes do mundo todo vão para a Irlanda com o objetivo de aprender inglês. Mas o que a maioria não sabe é que o idioma oficial do país é o gaélico.
O gaélico é o idioma mais antigo da ilha. Ainda que o inglês também seja a língua oficial do país, o gaélico não morreu e o governo e os irlandeses lutam para mantê-lo vivo.
Tanto que os pronunciamentos governamentais são feitos em inglês e em gaélico. E algumas placas também estão nos dois idiomas.
A população local também costuma chamar o gaélico de “Irish”: “língua da Irlanda”.
Mesmo não sendo um dos idiomas mais antigos do mundo, o idioma pode ser encontrado no dia a dia da Ilha, na TV, no rádio, na internet e em mais de 4.500 livros.
Como surgiu o gaélico
Não se pode comprovar historicamente quando a língua da Irlanda surgiu.
A única coisa que se tem certeza é que ela é decorrente das línguas celtas – que não eram poucas – há dezenas de séculos atrás.
Para começar a falar sobre a origem do gaélico, precisamos entender o povo Gaels (gauleses). Esse povo viajou pela Europa deixando sua marca em regiões como a França, Inglaterra, Irlanda e Escócia, antes da guerra com o Império Romano.
Segundo fontes arqueológicas, os gauleses chegaram à Inglaterra entre 3.200 a.C. e 600 a.C.
Como o idioma se estabeleceu na Irlanda?
Ao que parece, o povo gaulês vivia desde o North Eastern Ulster, ou seja no norte da Irlanda, até as ilhas da Caledônia e as costas do noroeste da Irlanda.
Nesse sentido, os gauleses seriam os responsáveis por disseminar o idioma da Irlanda para o resto do país e também para a Escócia, há mais de 100 anos atrás.
Provavelmente, existiam outros idiomas na ilha, mas eles não sobreviveram e ficaram no passado. As referências mais antigas do Irish foram encontradas nas ruínas, em Ogham Stones (ruínas), e datadas nos séculos 5 ou 6 depois de Cristo.
Atualmente, são seis tipos diferentes de língua celta que ainda existem no país: gaélico escocês, gaélico irlandês (Irish), galês, bretão, cornish e manx. Como falamos, muitos outros idiomas acabaram sumindo com o passar dos séculos.
O gaélico irlandês e o gaélico escocês são bem parecidos, porém não são iguais. Muita gente diz que são dois tipos de sotaque. Porém, outros dizem que são idiomas completamente diferentes.
Quando o inglês substituiu o gaélico?
Os anglo-normandos passaram a marcar seus territórios na Irlanda. Com isso, o domínio britânico predominou por séculos, com vários ingleses se estabelecendo no país, especialmente em Leinster, uma província que fica perto da Inglaterra.
Nesse sentido, durante o século 17, muitos dos normandos e britânicos se uniram à sociedade irlandesa. Como consequência, veio a influência inglesa no idioma da Irlanda.
Se você está indo fazer um intercâmbio na Irlanda, é muito importante conhecer a história e cultura do país.
Entender que o gaélico, assim como o inglês, também é um idioma oficial no país, vai te ajudar a se familiarizar com o destino antes de chegar lá.
Ainda não programou seu intercâmbio e quer ir para a Irlanda? Fale agora mesmo com um de nossos consultores e descubra como o mundo quer conhecer você!