Por incrível que pareça, não é só na Alemanha: são vários os países que falam alemão.
Alemanha, Áustria, Bélgica, Liechtenstein, Luxemburgo e Suíça são os 6 países que falam alemão oficialmente. Porém, o idioma é falado por parte da população em outros 14 países.
O idioma alemão, o Deutsch, nasceu na família de línguas indo-europeias. Só para você ter uma ideia, são aproximadamente 130 milhões de falantes nativos.
O idioma é mais falado na Alemanha, logicamente. Ao todo, são cerca de 96,6 milhões de pessoas falantes da língua germânica no mundo.
Continue a leitura e saiba mais sobre os países que falam alemão!
Outros lugares onde se fala alemão
Além dos países mencionados acima, o alemão também é falado nos lugares que possuem comunidades germanófonas. Isso significa que, nestes locais, embora não seja a língua materna, o alemão é muito falado.
O alemão é uma das 24 línguas oficiais da União Europeia e, só dentro da Alemanha, é falado por aproximadamente 84 milhões de pessoas. Nesse sentido, o país é o lugar ideal para aprender a língua.
Afinal, para aprender um novo idioma, o ideal é que você o faça num destino que, além de utilizá-lo como língua materna, tenha características culturais que pertençam àquela linguagem.
Então, além de aprender a falar, você também terá a oportunidade de viver a cultura alemã. Assim, vai conseguir entender melhor o contexto em que as palavras, expressões e dialetos são utilizados.
Além disso, estudar em um país onde se fala Alemão também ajuda a aprimorar a fala, a compreender o que está sendo falado de maneira genuína e a pronunciar corretamente as palavras.
Idioma apreciado no mundo todo
Aprender o idioma alemão acabou se tornando um desejo de muitos, principalmente em razão da forte economia alemã e a procura por trabalhadores qualificados por parte do governo germânico.
Existe até um estudo chamado “Alemão como Língua Estrangeira no Mundo”, que foi publicado em 2020. Neste documento, foi relatado que quase 15,5 milhões de pessoas estão aprendendo alemão.
A maioria desses estudantes de alemão estão concentrados na Europa. Porém, o idioma vem ganhando espaço em lugares como África e Ásia. Desde 2015, houve um aumento de praticamente 50% de estudantes que começaram a aprender o idioma.
O que vem motivando essas pessoas a aprenderem o idioma alemão é que a proficiência linguística dos trabalhadores qualificados está ganhando uma importância cada vez maior.
Além disso, a lei da Imigração de Trabalhadores Qualificados vem facilitando desde 2020 a entrada de imigrantes vindos de países que não pertencem à União Europeia e reforça ainda mais a propensão.
O governo da Alemanha também apoia escolas de idiomas dentro e fora do país e, ainda, disponibiliza bolsas de estudo e programas de estudo para alunos estrangeiros.
Existem programas específicos de instituições intermediárias como o “Dhoch3”, do Serviço Alemão de Intercâmbio Académico (DAAD), ou o “Deutsch Lehren Lernen!, do Goethe-Institut, que fazem com que o Ministério Federal das Relações Externas promova a qualificação de professores de alemão.
São aproximadamente 140 escolas alemãs no estrangeiro e quase 2000 escolas que oferecem cursos intensivos de alemão.
Estas instituições estão incluídas na iniciativa escolar parceira do Ministério Federal das Relações Externas.
Em 2020, aproximadamente 309.000 pessoas tiveram experiência nos cursos de línguas do Goethe-Institut, local que oferece o alemão como língua estrangeira e também exames linguísticos em cerca de 100 países.
Conheça os países que falam alemão com a Intercultural!
Agora que você já conhece os países que falam alemão, já pode começar a programar sua viagem para algum deles.
E se quiser aprender o idioma durante o intercâmbio, já sabe: fale com a equipe da Intercultural!