Data Representação de um calendário 14/01/2021

Cultura alemã: conheça hábitos e costumes da Alemanha

Muitos fatos, hábitos e costumes formam a cultura alemã. Entenda como um conjunto de atitudes tornam a Alemanha um país admirável.

O povo, a língua e as tradições tornam a cultura alemã única. Muitos deles, inclusive, servem de inspiração para todos os povos. 

Você pode conhecê-la pelas cervejas, salsichas e oktoberfest. Mas a verdade é que tem muito mais na cultura alemã do que você pode imaginar.

Está curioso para saber como é a cultura alemã? Conheça os principais fatos, hábitos e costumes da Alemanha abaixo.  

Entendendo a cultura Alemã

Em primeiro lugar, aqui estão alguns fatos sobre a Alemanha de hoje. A Alemanha é o país mais populoso da Europa, contando com cerca de 83 milhões de habitantes.

Berlim é sua capital, mas Hamburgo, Munique e Colônia também estão entre as principais cidades da Alemanha. A língua principal é o alemão e a religião principal é o cristianismo.

A Alemanha ocupa uma posição estratégica na Europa. O país faz fronteira terrestre com nove outros países (lista). Adicione isto a um sistema de transporte de primeiro mundo e você encontrará um país particularmente fácil de transitar pela Europa. 

Lista dos países com os quais a Alemanha faz fronteira:

  1. Áustria, 
  2. Bélgica, 
  3. Dinamarca, 
  4. França, 
  5. Holanda
  6. Luxemburgo, 
  7. Polônia, 
  8. República Tcheca e
  9. Suíça

Sendo assim, é muito fácil encontrar pessoas de diversas nacionalidades que se respeitam e, juntas, fazem da Alemanha um país de valores, celebrações e costumes únicos.

Costumes da Alemanha.

Respeito às regras.

Tradicionalmente, o povo alemão dá muita importância ao coletivo. Portanto, atitudes simples como respeitar o sinal de trânsito e respeitar o silêncio da madrugada são levadas muito a sério. 

O raciocínio é simples: se todos seguem as regras e fazem as coisas da maneira certa, o local será agradável para todo mundo. 

work-travel-banner

Acerte seu relógio!

Marcar um compromisso com um alemão é praticamente assinar um contrato. Isso porque eles são muito pontuais. Se eles marcaram um horário com você, é melhor ativar o alarme. Bem diferente do costume brasileiro, não é mesmo? Portanto, estando em solo alemão, não esqueça de cumprir com esta dica de etiqueta.

Aqui o papo é reto!

Você pode se surpreender com a “franqueza” do povo alemão. Mas saiba que em praticamente todos os casos, isso não deve ser interpretado como uma ofensa pessoal. É apenas a cultura alemã! 

Trabalhar na Alemanha pode surpreender pelo mesmo motivo. Mas a verdade é que eles se preocupam com uma comunicação clara, direta e focada no resultado. Uma vez que você entende isso, todos têm a ganhar. 

Sustentabilidade é assunto sério. 

A Alemanha sempre ocupa posição de destaque nos mais diversos indicadores de sustentabilidade. Assim, o país é vanguarda quando o assunto é investimento em energias limpas, reciclagem e diminuição das emissões de gás carbônico (CO²) . 

Por exemplo, para reforçar seu compromisso com o meio ambiente, a Alemanha anunciou que vai banir plásticos descartáveis em 2021. Isso mesmo, canudos, cotonetes e recipientes para alimentos não serão mais comercializados no país.

Cultura cervejeira!

Você já deve ter ouvido falar que os alemães bebem muita cerveja, comem muita linguiça e fazem pães de diversos gostos. Isso não é apenas um estereótipo, mas um fato. 

Estima-se que o alemão médio consuma cerca de 140 litros de cerveja por ano. Eles são o segundo maior consumidor de cerveja na Europa, atrás apenas da República Tcheca. 

Adicionalmente, os alemães consomem muita carne de porco, repolho, batata e salsichas, além de muito pão. São delícias que podem ser degustadas na mais tradicional festa da cultura alemã: a Oktoberfest

Neste artigo você pôde conhecer os hábitos, costumes, fatos e curiosidades da cultura alemã. Ficou com vontade de fazer um intercâmbio para a Alemanha? 

Entre em contato. Será um prazer te ajudar nesta jornada. 

estudar-canada-banner