Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Imersão cultural: qual a importância em um intercâmbio?

Imersão cultural: qual a importância em um intercâmbio?

Muita gente não sabe, mas a imersão cultural é o fator que mais colabora para o aprendizado de um novo idioma.

Se você quer ganhar fluência em outra língua de uma maneira rápida e eficaz, a imersão cultural vai te ajudar – e muito! – neste processo.

Nesse sentido, o intercâmbio é fundamental para quem quer fazer uma imersão cultural em outro país e aprender da melhor maneira um novo idioma.

Ficou com dúvidas? Confira neste post porque a imersão cultural é importante para aprender um novo idioma e como ela também pode transformar sua vida profissional e pessoal.

O que é imersão cultural?

Imersão cultural significa mergulhar em uma cultura. Ou seja, é se entregar de corpo e alma em uma nova experiência, é se colocar em contato com uma vida totalmente diferente daquela que você está acostumado.

É se aproximar de maneira bem íntima da vida de pessoas diferentes, sociedades, costumes, tradições, e muitos outros aspectos que formam um país.

Fazer uma imersão em uma nova cultura é viver de perto a realidade de um povo diferente do seu. Pode ser de uma cidade ou país diferente – e é algo que vai além do que sabemos superficialmente sobre esse povo.

Afinal, existem diversos estereótipos sobre diversas culturas que se aplicam quando estamos distantes dessas pessoas. E não podemos nos apegar a isso.

Por exemplo, muita gente de fora acha que o Brasil é o país do samba, das favelas, do futebol. Mas a gente sabe que a nossa cultura não se resume a isso. Esses são apenas estereótipos.

Quem realmente vive aqui, sabe que não vivemos apenas disso.

O mesmo acontece com outras culturas diferentes da nossa. Para conhecê-las verdadeiramente, é preciso ir além desses aspectos superficiais.

Precisamos conhecer pessoalmente e vivê-la de pertinho no dia a dia. Só assim conseguiremos entender como esse povo diferente pensa e por que certos costumes e hábitos fazem parte de suas vidas.

E é por essas e por outras que o intercâmbio e a imersão cultural andam juntos.

Isso porque mergulhar em uma nova cultura em outro país é algo que vai impulsionar o aprendizado de um novo idioma.

Simplesmente porque você vai ter contato com ele 24 horas por dia, 7 dias por semana. E com a imersão em uma nova cultura, você vai aprender a nova língua não só na sala de aula, mas em situações corriqueiras do dia a dia.

A importância da imersão cultural

Você já entendeu que a imersão em uma nova cultura é a melhor maneira de potencializar o aprendizado de um novo idioma e garantir a fluência, certo?

Mas o que você também precisa saber é que essa oportunidade de viver de perto uma nova cultura vai te proporcionar uma formação profissional e pessoal única!

Veja a seguir algumas outras vantagens de fazer um intercâmbio e mergulhar em uma nova cultura pode oferecer!

Conhecer de perto uma cultura estrangeira

A verdade é que não adianta ver todas as séries no idioma que você quer aprender, ouvir todas as músicas e ler inúmeras informações na internet sobre determinado lugar.

Sabe por que? Porque quando terminar, você vai se desligar daquilo e voltar para sua vida em seu país. Vai voltar ao seu cotidiano e a fazer tudo de acordo com a sua própria cultura.

A gente só conhece, de fato, uma cultura estando em contato com ela profundamente.

E é isso que acontece quando estamos em outro país: saímos da nossa zona de conforto e somos praticamente obrigados a viver de acordo com os hábitos e costumes da população local.

Sim! Você vai ter que dançar conforme a música! Afinal, você não está na sua casa. Não é assim que funciona? (Pelo menos é assim que teria que funcionar).

Você só vai conhecer de verdade um país vivendo nele. Tem tanta gente que acha que os alemães são sérios e quando vai pra Alemanha muda de ideia. Ou que os franceses são mal educados e depois acabam se apaixonando por eles quando os conhece!

Então, não se limite! Se abra para novas possibilidades. O intercâmbio é perfeito para isso!

Ampliar seu vocabulário

Quando a gente faz um curso de inglês aqui no Brasil, por exemplo, fica limitado a apenas o que tem nos livros.

Mas, no intercâmbio, é completamente diferente!

Você vai ficar completamente imerso culturalmente, e, isso vai te ajudar a enriquecer o seu vocabulário. Isso porque vai lidar com expressões, frases e gírias que são falados no cotidiano daquelas pessoas.

Esse é o tipo de coisa que você não vai aprender aqui no Brasil. Nesse sentido, mergulhar em uma nova cultura ao fazer um intercâmbio vai potencializar o seu aprendizado e fazer com que você volte para o seu país mais completo.

Aumentar sua confiança ao se comunicar

Você pode ser ótimo e estar no nível mais avançado no idioma escolhido, mas sempre vai ter aquele momento que vai dar aquela travada.

Nesse sentido, fazer uma imersão cultural em um intercâmbio, certamente, vai te ajudar a destravar a conversa e ganhar mais segurança!

Como você vai ter contato com nativos da língua e com pessoas do mundo todo, a única maneira de se comunicar vai ser com o idioma local. Ou seja, você não terá outra opção, a não ser falar!

Melhorar suas habilidades interpessoais

Estar em contato com outras culturas vai te ajudar a desenvolver novas habilidades interpessoais. Como?

Quando você lida de perto com pessoas e situações muito diferentes do que você está acostumado, acaba se tornando mais adaptável e mais tolerante em relação a essas diferenças.

E essa é uma habilidade muito positiva para o mercado de trabalho.

Além disso, estudar no exterior vai complementar sua formação profissional, cultural e pessoal. Como todos nós sabemos, o inglês é a língua mais falada no mundo dos negócios, então, ter domínio sobre ela é um dos requisitos básicos para o sucesso.

Viu como a imersão cultural em outro país é importantíssima para aprender um novo idioma?

Não perca tempo! Fale agora mesmo com um de nossos consultores e programe já o seu intercâmbio.

Banner Cursos de Idiomas
RELACIONADOS

Fale com nossos especialistas

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.