Data Representação de um calendário 31/01/2022

Para que serve o intercâmbio? Conheça 4 benefícios!

Muita gente se pergunta para que serve o intercâmbio, porque não conhece os benefícios dessa experiência! Leia o artigo e entenda as vantagens!

Muitas pessoas não sabem para que serve o intercâmbio e acreditam que essa experiência se limita apenas às crianças e adolescentes em período escolar.

É claro que essa também é uma possibilidade, mas a verdade é que a resposta sobre “para que serve o intercâmbio” é muito mais ampla. Aprender um novo idioma, obter bagagem cultural, fazer uma graduação no exterior… tudo isso é possível!

Entender para que serve o intercâmbio é também uma dúvida sua? Então, continue a leitura e confira 4 vantagens desse tipo de vivência e por que programar a sua viagem para outro país!

Afinal, o que é e para que serve o intercâmbio?

Antes de explicar os benefícios, vamos explicar o que é intercâmbio e como funciona esse tipo de experiência.

Originalmente, um intercâmbio acontecia quando dois estudantes de nacionalidades diferentes “trocavam” de país um com o outro, para conhecer novas culturas e realizar trocas de conhecimentos.

Mas atualmente esse conceito é muito mais abrangente.

Qualquer viagem que tenha como foco principal ampliar sua bagagem cultural através de uma experiência em outro país pode ser considerada um intercâmbio.

Então, você pode optar por fazer cursos rápidos de idiomas, cursos técnicos, graduações, estudar e trabalhar, apenas trabalhar… É você quem decide o tipo de experiência que quer viver em solo internacional!

A seguir, vamos explicar porque fazer intercâmbio vai ser positivo para você. Confira!

1. Aprender um novo idioma

Com certeza esse é um dos maiores benefícios de fazer um intercâmbio!

É claro que você pode aprender inglês ou espanhol aqui no Brasil, mas garantimos que o aprendizado será muito maior se você estudar em outro país.

banner-diplomas-exterior

Afinal, durante o período de intercâmbio, você só vai ouvir e falar em inglês o tempo todo, o que torna o processo mais rápido e eficiente. Além disso, será muito mais fácil acertar a pronúncia e conhecer novas expressões idiomáticas.

Ah! Não podemos esquecer da importante imersão cultural, que vai te proporcionar muito crescimento pessoal e profissional!

2. Obter uma experiência acadêmica internacional

Além da possibilidade de estudar em instituições renomadas e se destacar no mercado, você irá obter muitos conhecimentos culturais que podem fazer a diferença no seu futuro profissional.

Entre as opções de intercâmbio para estudo estão:

  • High School ou Mini High School;
  • Boarding School;
  • Cursos de aprimoramento profissional;
  • Graduação;
  • Pós-graduação;
  • Mestrado e doutorado;
  • Extensão.

3. Melhorar seu currículo e iniciar uma carreira internacional

Falando sobre a questão profissional, eis mais uma explicação sobre para que serve o intercâmbio.

É possível fazer estágio em uma empresa americana, trabalhar em bares e restaurantes da Austrália, atuar em um escritório no Canadá… infinitas perspectivas surgem para quem opta por viver uma experiência do tipo.

Já pensou iniciar uma carreira internacional e quem sabe abrir as portas para morar definitivamente em outro país? É o que vamos falar a seguir!

4. Abrir as portas para imigrar

Imagine a seguinte situação: você vai para a Irlanda estudar inglês, começa a trabalhar por meio período e acaba conseguindo uma oportunidade de emprego em tempo integral – e decide ficar por lá.

Estando em solo irlandês, é muito mais fácil conseguir uma autorização para residência permanente. E isso vale para outros países também, viu?

É claro que existem muitas regras, mas certamente um intercâmbio irá abrir as portas do mundo para você!

Descubra para que serve o intercâmbio com a Intercultural!

Viu só como a resposta sobre para que serve o intercâmbio pode ser muito ampla?

Se você quer viver uma experiência como essa, entre em contato com a equipe Intercultural e descubra o melhor caminho para decolar seus planos!