Data Representação de um calendário 02/05/2021

Top 4 Cidades da Irlanda para Estudar e Trabalhar

Saiba porque a Irlanda é um dos destinos mais procurados para estudar na Europa. Conheça as melhores cidades da Irlanda para estudar e trabalhar.

As cidades da Irlanda são destinos cada vez mais procurados por intercambistas brasileiros que desejam estudar na Europa e aprender inglês através de uma experiência no exterior.

E, dentre as principais razões para esta grande procura pelas cidades da Irlanda, destacam-se: o desenvolvimento do país, o alto nível das instituições de ensino, a alta qualidade de vida e a proximidade dos demais países da Europa, o que facilita a visita a eles.

Além disso, ao fazer intercâmbio em qualquer uma das cidades da Irlanda, é possível trabalhar legalmente durante os estudos. Assim, durante o intercâmbio na Irlanda, o intercambista pode até ajudar a pagar pelo curso, trabalhando durante o mesmo.

Mas não se engane, existem muitos outros motivos para as cidades da Irlanda serem preferidas pelos estudantes brasileiros, como a história, a cultura, as tradições, a beleza natural, os inúmeros pontos turísticos e as pessoas deste incrível país insular.

Então, no post de hoje, contaremos tudo o que você precisa saber sobre as principais cidades da Irlanda para morar, estudar e trabalhar.

Além disso, contaremos um pouco da história do país, sua localização, clima, economia e as tradições e curiosidades mais marcantes.

Em seguida, você vai descobrir quais e como são as cidades da Irlanda mais populares para estudar na Europa, e desvendar os seus pontos turísticos mais especiais e imperdíveis.

Por fim, vamos apresentar para você a modalidade de intercâmbio na Irlanda onde é possível estudar e trabalhar legalmente. Além disso, apresentaremos as super vantagens do intercâmbio na Irlanda para estudar e trabalhar legalmente.

Junte-se a nós e embarque nesta incrível viagem pelo país dos duendes e das fadas!

Um pouquinho da história da Irlanda

A Irlanda é um país bem antigo e segundo pesquisas, há relatos dos primeiros habitantes terem chegado à Irlanda ainda em 8.000 aC. 

Possui uma longa história de diversas dominações estrangeiras que marcaram a forma como o país se desenvolveu e a sua população vive. 

Inicialmente, a Irlanda foi habitada pelo povo celta, que deixou como principal herança o idioma gaélico, ainda falado em algumas partes do país. Porém, outras culturas os sucederam na dominação da Irlanda, como cristãos, vikings, normandos, protestantes e britânicos.

Após vários anos de dominação britânica, uma parte do país conseguiu independência do Reino Unido em 1922 e criou a República da Irlanda. A outra parte, ainda ligada ao Domínio Britânico, passou a ser chamada de Irlanda do Norte. 

Atualmente, a população da República da Irlanda é de aproximadamente 5 milhões de pessoas, as línguas oficiais são o inglês e o irlandês (gaélico) e a moeda nacional é o Euro.

Onde fica a Irlanda?

A República da Irlanda fica localizada na parte noroeste da Europa Ocidental, numa ilha chamada Ilha da Irlanda (ou Ilha da Esmeralda), ao lado do Reino Unido. O país fica na parte sul da Ilha e a Irlanda do Norte fica na parte norte. Confira a localização no mapa abaixo:

Como é o clima na Irlanda?

O clima na Irlanda é do tipo temperado oceânico, com forte influência do oceano que banha a ilha. Seu relevo acidentado, cheio de morros e paredões, ajuda a impedir os fortes ventos que vêm do mar e mantém o clima ameno, porém bastante úmido.

Assim, apesar de não esfriar muito, chove bastante e o verão não é muito quente. E as temperaturas diárias nas cidades da Irlanda também podem variar em poucas horas.

Com estações bem definidas, o verão é entre junho e agosto, quando as temperaturas podem chegar a 20°C. No inverno, de dezembro a fevereiro, a temperatura na Irlanda fica entre -7°C e -2°C graus e raramente neva. Confira o clima na capital da Irlanda agora:

A Irlanda tem uma economia forte

Apesar de já ter enfrentado sérias crises econômicas no passado, atualmente, a Irlanda é um dos países com maior renda per capita da Europa e apresenta excelente qualidade de vida e condições propícias para negócios, principalmente na área de tecnologia.

Isto se deve ao fato de o país ter reduzido os impostos sobre as grandes empresas e, consequentemente, diversas multinacionais estabeleceram seus negócios na Irlanda, criando muitos empregos e oportunidades em muitas cidades da Irlanda.

Além disso, a alta qualidade do ensino atrai muitos estudantes que decidem estudar na Europa, o que gera altos índices de pesquisa e desenvolvimento científico.

Tradições e curiosidades da Irlanda

Mesmo sendo um dos países mais desenvolvidos da europa. A Irlanda ainda mantém e celebra as tradições mais antigas do seu rico folclore, com lendas e histórias de criaturas mágicas, como fadas, magos e duendes. E não podemos esquecer do popular trevo de 4 folhas!

Entretanto, dentre todas as tradições, talvez a mais famosa seja a comemoração do dia Nacional de São Patrício (Saint Patrick ‘s Day). 

As festividades públicas acontecem todo 17 de março de cada ano e celebram a morte de São Patrício, que converteu os pagãos ao cristianismo entre os séculos IV e V. 

Na ocasião, os lugares são enfeitados de verde e multidões de pessoas vão às ruas para cantar, dançar, festejar e apreciar a tradicional cerveja preta Guinness! Confira abaixo, algumas curiosidades que dizem muito sobre a cultura da Irlanda:

15 Curiosidades da Irlanda

  1. Na Irlanda, as máquinas de lavar roupa ficam na cozinha.
  2. E os banheiros não têm interruptor interno.
  3. Acredita-se que 10% dos irlandeses possuem cabelos naturalmente ruivos.
  4. Acredita-se que o país é habitado por duendes, fadas e outros seres imaginários.
  5. O feijão que os irlandeses comem (no café da manhã) é doce.
  6. A cerveja irlandesa é uma das melhores do mundo.
  7. A batata é um dos principais ingredientes da gastronomia local. Todo mundo come!
  8. Conforme a crença popular, São Patrício expulsou todas as cobras da Irlanda.
  9. O popular Livro dos Recordes Mundiais (Guinness) foi uma invenção irlandesa.
  10. O famoso navio Titanic foi construído na Irlanda.
  11. Por incrível que pareça, o consumo de chá é maior na Irlanda do que na Inglaterra.
  12. Dublin é a quarta cidade europeia mais visitada.
  13. É possível ter um carregador de carros elétricos em casa.
  14. Vikings, Coração Valente e The Commitments foram gravados na Irlanda.
  15. Pierce Brosnan (007), Colin Farrell e Bono Vox (U2) nasceram na Irlanda.

Principais cidades da Irlanda

  • Dublin
  • Cork
  • Limerick
  • Galway

Dublin é moderna e desenvolvida

A capital da Irlanda tem aproximadamente 550 mil habitantes e é um importante centro econômico e cultural da Europa. 

Nesse sentido, a maior das cidades da Irlanda possui um clima cosmopolita e diverso, típico de uma grande cidade europeia e ideal para quem gosta de movimento e agitação durante o dia e à noite.

Dublin possui muito o que fazer em diversas opções de atrações históricas, naturais e culturais, além de prestigiadas escolas, tradicionais bares e restaurantes e uma grande quantidade de empresas. Assim, é o principal destino de intercâmbio na Irlanda para brasileiros.

Sendo assim, dentre as muitas empresas estabelecidas na Irlanda, várias delas estão na cidade, incluindo companhias nas áreas da indústria farmacêutica, de tecnologia e de bebidas.

Por exemplo, a Cervejaria Guinness e as gigantes estrangeiras, Amazon, Google, HP, eBay, Facebook, Yahoo, dentre outras, possuem suas sedes na capital europeia. Veja mais das atrações disponíveis em Dublin.

O que fazer em Dublin: principais pontos turísticos

  • Fábrica da cerveja Guinness
  • Pub Temple Bar e arredores
  • Museu do Uísque Irlandês
  • Museu Nacional da Irlanda
  • Exibição da Livraria Antiga e do Livro de kells
  • Cadeia Kilmainham
  • Catedral de St. Patrick’s
  • Griffith College
  • University College Dublin 
  • Trinity College Dublin
  • Parque St. Stephen’s Green

Cork tem clima de interior

Bem menor do que Dublin, a cidade de Cork possui quase 120 mil habitantes e é a segunda maior da Irlanda. Mesmo sendo pequena e com ares de interior, sedia importantes empresas multinacionais, como a enorme instalação da Apple.

Além disso, tem excelentes escolas de idiomas e é uma ótima opção para estudar na Europa. E mesmo com uma excelente infraestrutura, como na capital, o seu custo de vida é menor do que em Dublin. 

Por isso, também é uma excelente opção para programas de intercâmbio de idiomas, com ou sem trabalho. O tamanho da cidade também é uma característica que atrai muitos estudantes em busca de maior interação com a comunidade local e um cotidiano mais tranquilo.

O que fazer em Cork: principais pontos turísticos


  • Museu de História Nano Nagle Place
  • Antiga cadeia da cidade
  • Castelo de Blarney e arredores
  • Galeria de Arte Crawford
  • Catedral de St. Fin Barre´s 
  • Forte Elizabeth
  • Parque Fitzgerald
  • Mercado Inglês
  • Universidade College de Cork (UCC)

A medieval Limerick tem uma população jovem e animada

As características medievais da cidade de Limerick contrastam com a juventude dos seus quase 100 mil moradores, que possuem idade média de 30 anos e, atualmente, representam uma das populações mais jovens do velho continente.

Assim, a cidade também é um destino muito procurado por estudantes brasileiros que encontram nela uma população muito receptiva e animada, que adora sair para bares e restaurantes, novos e antigos, e curtir baladas noturnas.

Sua sociedade também adora arte e cultura, inclusive, Limerick possui atrações culturais que lhe conferiram o título de “cidade da cultura”, no passado.

O que fazer em Limerick: principais pontos turísticos

  • Castelo do Rei João
  • Catedral de Saint Mary
  • Mercado Milk
  • Universidade de Limerick
  • Museu Hunt
  • Museu Frank McCourt
  • Jardim Encantado Terra Nova
  • Parque Curraghchase
  • Centro de Visitantes Lough Gur 

Galway é cenário da série Netflix Peaky Blinders (2013)

Assim como Dublin, Galway fica na costa da Irlanda e seus habitantes contam com um estilo de vida mais parecido com a atmosfera das cidades praianas da Europa. 

Tem muitas opções de passeios ao ar livre nos seus arredores e também abriga um importante porto comercial. Possui um custo de vida acessível e é a menor das quatro cidades da Irlanda descritas neste post.

A princípio, com poucos brasileiros e cerca de 70 mil moradores, a pequena Galway oferece excelentes condições de deslocamento a pé ou de bicicleta, que é um dos meios mais utilizados pelos residentes e visitantes.

Além disso, assim como Dublin e Cork, Galway é um importante centro universitário para estudantes nacionais e estrangeiros. 

O que fazer em Galway: principais pontos turísticos

  • Parque Nacional de Connemara
  • Estrada Wild Atlantic
  • Rua Quay e arredores
  • Baía de Galway
  • Calçadão de Salthill
  • Bairro Latino
  • Catedral de Galway
  • Praça Eyre
  • Museu de Galway

Agora, como prometido, vamos te dar todos os detalhes sobre o intercâmbio para estudar e trabalhar na Irlanda!

Como é o intercâmbio na Irlanda?

Como o país tem um regulamento especial para estudantes, é possível que os alunos matriculados em cursos de idiomas, profissionalizantes ou ensino superior, com no mínimo 25 semanas de duração, consigam uma autorização para trabalhar legalmente no país.

Confira abaixo, todos os detalhes do sensacional programa de intercâmbio na Irlanda que inclui estudo e trabalho.

  • É preciso estar regularmente matriculado num curso de idiomas;
  • Duração mínima do curso: 25 semanas (aproximadamente 6 meses);
  • Carga horária mínima das aulas: 15 horas semanais;
  • Tempo do trabalho durante o período de estudo: até 20 horas semanais;
  • Tempo do trabalho durante o período de férias: até 40 horas semanais;
  • Remuneração média: EUR 9 por hora trabalhada;
  • 2 meses de férias ao final do curso: total de 8 meses de permanência;
  • Idade mínima: 18 anos;
  • Acomodação: oferecemos opções de casa de família ou residência estudantil.

As principais 9 vantagens do intercâmbio na Irlanda para estudar e trabalhar são :

  1. Ganhar experiência profissional internacional;
  2. Conhecer novos países e culturas diversas;
  3. Ganhar em Euro e ajudar a bancar as despesas;
  4. Aumentar a maturidade e a responsabilidade;
  5. Conquistar mais autonomia e autoconfiança;
  6. Enriquecer o currículo profissional;
  7. Gerar um importante diferencial na carreira;
  8. Ampliar o networking internacional, profissional e pessoal;
  9. Abrir a mente para a diversidade étnica e cultural.

Então, gostou de conhecer tudo sobre as principais cidades da Irlanda? Irado, não é?!

Saiba que todo ano, milhares de brasileiros viajam para a Ilha da Esmeralda para aprender inglês e trabalhar durante o curso. Como já citado, a Irlanda é um dos destinos mais procurados por intercambistas brasileiros para estudar na Europa.

E você, vai ficar fora desta incrível oportunidade de conhecer o mundo, aprender a falar inglês para sempre e ainda dar aquele boom na carreira?!

Não bobeie! Fale hoje mesmo com nosso especialista em intercâmbio na Irlanda e veja as melhores condições para morar e estudar nas melhores cidades da Irlanda! Converse com ele por aqui!