Como conciliar trabalho e estudo no exterior? Saiba tudo!
Data Representação de um calendário 26/08/2016

Como conciliar trabalho e estudo no exterior?

Você está pensando em estudar e trabalhar em outro país? Apesar de ser uma tarefa difícil, ela não é impossível. Além disso, são investimentos que você fará na sua carreira e aprendizados que você levará para a vida toda. Confira todas as dicas!

Como conciliar trabalho e estudo? Essa é uma pergunta recorrente de muitos profissionais no mercado. Você pode até achar que é uma tarefa difícil, mas é possível. Especialmente quando você investe em sua carreira e no seu aprendizado com um intercâmbio que valorizará o seu currículo.
Afinal, morar no exterior é uma grande oportunidade para vivenciar uma nova cultura, aprender um novo idioma e mudar sua percepção do que cerca você como pessoa e profissional.
E se você está pensando em estudar e trabalhar em outro país, não deixe de ler este artigo e conferir as dicas que temos para você!

Como conciliar estudo e trabalho exterior

Crie um cronograma de compromissos

Organizar o seu dia com antecedência é o primeiro passo para aumentar a produtividade e evitar possíveis contratempos. Se você não tem uma rotina ou não a organizou efetivamente, esse é o momento. Estabeleça seus horários de estudo e de trabalho. Não se esqueça de dedicar tempo também para sua alimentação e para descansar, pois, sem eles, você não produzirá como deseja.

Estabeleça prioridades

Pode parecer clichê e redundante falar disso, mas muitos estudantes que também trabalham esquecem de ter foco. Por isso, evite se envolver em diversas atividades e projetos de trabalho ao mesmo tempo. Você pode acabar se prejudicando, não cumprindo seus objetivos, se enchendo de compromissos e afetando sua produtividade e seu desempenho acadêmico.
Estabeleça suas prioridades, aprenda a delegar funções e tarefas e se envolva apenas naquilo que achar essencial e que você poderá cumprir até o fim.

Aproveite o seu tempo livre

Fazer um intercâmbio e trabalhar em outro país é uma experiência enriquecedora para sua carreira profissional, porém você não deve dedicar todo o seu tempo apenas para essas duas coisas.

Uma vez que você tenha estabelecido uma rotina, priorizado suas tarefas e compromissos e cumprido com suas obrigações, chega a hora de aproveitar seu final de semana. Para que isso aconteça, reserve-o para que você se distraia e aproveite esse momento para vivenciar a cultura local e praticar o idioma do país.

Busque trabalhar perto de onde estuda

Ao escolher o destino do seu intercâmbio, procure se informar a respeito de empresas que atuem no seu ramo de interesse e possuam filiais nas redondezas da sua escola ou faculdade. Isso evitará atrasos, perda tempo no trânsito, gasto de tempo com locomoção e estresse e possibilitará ganho em qualidade de vida.

Saiba como conciliar trabalho e estudo por meio da tecnologia

Usar a tecnologia a seu favor pode ser o diferencial na sua experiência no exterior. Grave aulas para revisar o conteúdo em casa, monte grupos de estudos on-line para tirar dúvidas e trocar figurinhas sobre provas e eventos estudantis, além, é claro, de usar a internet para melhorar o seu networking.

Agora que você já sabe como conciliar trabalho e estudo, está na hora de colocar nossas dicas em prática! Aproveite, pesquise e escolha entre os melhores destinos! Viva todas as vantagens que uma experiência no exterior pode te proporcionar. Ah, e não deixe de seguir as nossas redes sociais para ficar por dentro de outras dicas e conteúdos como este!
A Intercultural está aqui pra te ajudar!