Fazer parte do ensino médio no Canadá é uma ótima oportunidade para quem quer aprimorar o idioma e investir no futuro profissional. Afinal, um diploma internacional prepara o cidadão para o mundo!
Contudo, a ideia de fazer um ensino médio no Canadá surge com algumas dúvidas que precisam ser esclarecidas.
Por esse motivo, nós separamos algumas perguntas e vamos esclarecê-las para que você possa aproveitar o seu ensino médio no Canadá. Confira abaixo os principais tópicos para quem quer fazer o high school no Canadá.
- Quanto tempo dura o intercâmbio?
- Qual a idade mínima para estudar fora?
- Preciso estar matriculado em uma escola no Brasil?
- Como funciona o sistema educacional canadense?
- Quais são as vantagens de fazer o ensino médio no Canadá?
Quanto tempo dura o intercâmbio?
O tempo mínimo de permanência do intercâmbio no Canadá varia entre 1 e 3 meses através do programa de Mini High School. Porém, nessa modalidade, o estudante não consegue equivalência das matérias.
Mas para quem tem disponibilidade para investir mais tempo, o intercâmbio pode durar um semestre ou um ano inteiro. Nessas condições, o aluno consegue equivalência de matérias. Então, nada é perdido!
Qual a idade mínima para estudar fora?
A exigência é que o jovem tenha, no mínimo, 14 anos para poder desfrutar dos pacotes de ensino no exterior e, no caso do high school no Canadá, a idade máxima é 18.
Preciso estar matriculado em uma escola no Brasil?
Sim! Estar matriculado regularmente em uma escola no Brasil (seja ela pública ou privada), é requisito obrigatório para realizar o intercâmbio.
Como funciona o sistema educacional canadense?
Assim como a maioria das escolas estrangeiras, o sistema educacional do Canadá adota um sistema de notas através de letras – A, B, C, D, E e F.
Para garantir o diploma internacional é essencial que o aluno tenha um desempenho satisfatório em atividades em sala, assim como as atividades feitas fora da sala, e atinja um número determinado de créditos.
No país, as escolas são administradas da seguinte forma:
- Cada escola pertence a uma distrito escolar;
- O distrito escolar responde a uma secretaria de educação provincial.
Dessa maneira, eles conseguem não só avaliar o desempenho escolar dos alunos, como também planejar um currículo educacional atrativo.
Um grande diferencial do High School no Canadá é que, além das matérias básicas obrigatórias, o aluno pode optar por matérias vocacionais eletivas nos mais diversos temas, como:
- Música
- Artes
- Robótica
- Relações Internacionais
- Ecologia
- Astronomia
- Tecnologia da Informação
- Entre outras!
Outro ponto interessante a se destacar é que o aluno pode optar se deseja estudar em uma rede de ensino pública ou privada.
Quais são as vantagens de fazer o ensino médio no Canadá?
O país conta com um dos sistemas educacionais mais bem elogiados do mundo inteiro. Além de ter a oportunidade de estudar em uma grande potência do ensino, você ainda pode:
- Vivenciar uma experiência de vida inesquecível em um país extremamente diverso;
- Aproveitar para aprender sobre uma cultura distinta e que, cada dia mais, tenta reafirmar e propagar com orgulho sua cultura nativa;
- Experimentar um clima completamente distinto do Brasil, assim como novos costumes e hábitos;
- Conhecer pessoas de diferentes partes do mundo;
- Se divertir nos inúmeros festivais que envolvem música, culinária, história, teatro e arte;
- Ter a oportunidade de ficar fluente em mais de uma língua estrangeira, tendo em vista que o Canadá é um país bilíngue e você pode optar por aprender ambos idiomas.
Se você quer aproveitar todas as vantagens que o ensino médio no Canadá tem a oferecer, fale com um de nossos especialistas. Será um prazer te ajudar nessa jornada!