High School: entenda como funciona e quais são os critérios para se inscrever - Intercambio

High School: entenda como funciona e quais são os critérios para se inscreverCursos no Exterior onde Estamos
CATÁLOGO DE PRODUTOS

High School

Junho

13

High School: entenda como funciona e quais são os critérios para se inscrever

Todo mundo que assistiu a algum filme ou uma série americana, já conhece um pouco do High School. É uma organização escolar diferente da nossa e cada aula acontece em uma sala diferente, ou seja, você não tem uma turma fixa. Esse modelo tem o seu charme, suas vantagens e desvantagens, mas para quem está aqui fica a curiosidade sobre como seria estudar em uma escola assim.

Quer tirar essas dúvidas? Vamos conferir como funciona o High School e como se inscrever.

Como funciona o High School?

O High School é o equivalente ao nosso ensino médio, ou seja, do primeiro ao terceiro ano. Mas, existem algumas diferenças também.

Primeiramente, o aluno pode escolher quais as matérias que quer cursar. Enquanto o currículo brasileiro é muito restrito, o de uma High School é bem abrangente, podendo incluir matérias como robótica e até mesmo introdução ao Direito.

Por conta disso, as turmas acabam sendo menores, o que é ótimo para o aprendizado. O aluno pode participar mais das aulas, já que, com um número menor de pessoas, elas podem ser mais interativas, e o professor cria uma relação muito mais próxima com a turma, podendo dar mais atenção a cada estudante.

Existe também o acesso aos famosos clubes. A gama de atividades extra-curriculares do High School também é muito maior do que das escolas brasileiras.

Agora que você já sabe algumas das diferenças, fica a dúvida: quais são os critérios para entrar em um High School?

high-school-como-funciona

Quais os critérios para entrar em um High School?

As agências de intercâmbio são as responsáveis por fazer a ponte entre os alunos e as escolas do exterior. Alguns dos países de língua inglesa mais procurados, além dos Estados Unidos, são o Canadá e a Inglaterra.

Existem alguns critérios importantes para poder ser aprovado por um High School. Primeiramente, é preciso falar a língua pelo menos em um nível intermediário. Além disso, é importante ter boas notas na escola, de modo a aumentar a possibilidade de a instituição de fora aceitar a sua inscrição.

Quanto à documentação, é preciso comprovar que você está estudando no ensino médio e as suas notas. Isso significa que o histórico escolar dos últimos três anos deve ser traduzido para a língua local por um tradutor juramentado e também precisa ser validado pela Secretaria de Educação do seu estado.

Quanto à estadia, depende do tipo de escola e do país que você escolher. Por exemplo, nos Estados Unidos, escolas públicas permitem que você apenas escolha a região em que irá ficar, enquanto as instituições particulares possibilitam selecionar a cidade diretamente.

É preciso se atentar também que o ano letivo em certos países, como os EUA, começa em agosto ou setembro. Ou seja, a inscrição e a preparação para a viagem precisam ser feitas com isso em mente. Quanto à estadia, o mais comum é que o aluno fique na casa de uma família, o que é mais barato e mais confortável para os pais, visto que o estudante é mais acostumado com um ambiente familiar, de casa. Além disso, a convivência com a família e o dia a dia mais rotineiro pode ser mais um aspecto enriquecedor da experiência. Em certos casos, é possível também ficar no alojamento da escola.

Ficou interessado? Quer conhecer mais sobre essa experiência incrível? Confira no nosso site as escolas oferecidas e acesse o nosso blog para conhecer melhor o processo e como é a vida nos países de destino!