Data Representação de um calendário 06/03/2023

Moeda da Nova Zelândia: saiba qual é e qual sua história

Tem vontade de ir ao país que possui um dos índices de felicidade mais altos do mundo? Antes de embarcar, conheça a moeda da Nova Zelândia.

Um país que tem vulcões, praias, vales verdes, qualidade de vida, uma economia bem desenvolvida, segurança, baixo custo de vida e, pra completar, conta com um dos índices de felicidade mais altos do mundo. Já deu vontade de ir para lá, não é mesmo? Mas antes de embarcar, você precisa conhecer um pouco sobre a moeda da Nova Zelândia.

Primeiramente, a moeda da Nova Zelândia é o dólar neozelandês (NZ$) e ele tem até um apelido: “kiwi”.

A moeda da Nova Zelândia é dividida em 100 cêntimos e é emitida pelo Banco da Reserva da Nova Zelândia.

Quer saber mais sobre o dólar neozelandês?

Acompanhe o artigo que preparamos para você!

História da moeda da Nova Zelândia

Em 1850, a moeda escolhida para ser oficial na Nova Zelândia foi a libra esterlina, já que o país estava sob o comando da Coroa Britânica.

Porém, devido à escassez de moedas, foram criadas fichas por comerciantes privados – e elas passaram a substituir o dinheiro oficial.

Até 1933, circularam no país moedas britânicas e australianas.

Mas, a partir desse mesmo ano, foram lançadas as próprias moedas neozelandesas, a libra neozelandesa.

Essa moeda tinha um valor igual ao da libra esterlina e, a partir de fevereiro de 1935, a libra neozelandesa deixou de ser válida no país.

Foi em 1967 que o dólar da Nova Zelândia substituiu a libra local. Um dólar valia, naquela época, meia libra.

O dólar neozelandês tornou-se, com o tempo, uma das dez moedas mais rodadas do mundo, com grande aceitação no comércio internacional.

A moeda da Nova Zelândia atual também é usada em Niue, Tokelau, Ilhas Pitcairn, Ilhas Cook e no departamento de Ross.

Dólar neozelandês x Dólar americano

O Dólar Neozelandês é bem mais barato que o Dólar Americano ou Canadense.

Ou seja, em um intercâmbio na Nova Zelândia, você gastaria menos na sua estadia no país do que em uma viagem aos EUA ou Canadá, por exemplo.

Hoje, o dólar neozelandês está equivalente a R$3,32.

Outra boa notícia é que o custo de vida na Nova Zelândia é considerado baixo, inclusive em comparação com o Brasil.

Afinal, a economia do país incentiva as indústrias locais, tornando os preços dos produtos nacionais menores em relação aos importados.

É bem provável que você encontre na Nova Zelândia artigos eletrônicos bem mais baratos do que aqui no Brasil, por exemplo.

Faça um planejamento financeiro antes de viajar para a Nova Zelândia

Se você pretende fazer um intercâmbio na Nova Zelândia, é importante, além de levar um pouco de dólar neozelandês para não passar perrengue ao chegar em um país desconhecido, levar um cartão de crédito internacional – o Cartão Travel Money.

O uso do cartão internacional é amplamente difundido na Nova Zelândia e é muito raro que não seja aceito em restaurantes, hotéis, campings e outras atrações.

Para não passar aperto, tenha sempre mais de um cartão e um pouco de dinheiro em espécie.

Nas cidades maiores da Nova Zelândia, é fácil encontrar caixas eletrônicos, mas, em regiões mais afastadas, como em parques nacionais, será difícil encontrar.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a moeda da Nova Zelândia, já pode programar sua viagem para esse lindo país da Oceania, o que acha?

Entre em contato com a equipe da Intercultural e saiba mais detalhes.