Trabalhar e estudar no exterior: qual é o momento certo
Data Representação de um calendário 09/09/2016

Trabalhar e estudar no exterior: qual é o momento certo?

Quer saber se fazer um intercâmbio é uma boa escolha para você? Confira o nosso texto e descubra o momento certo, a melhor idade e tudo o que é necessário para fazer um intercâmbio.

Trabalhar e estudar no exterior é uma experiência única e muito enriquecedora, que oferece diversos benefícios pessoais e profissionais. Sair da zona de conforto, viver uma nova cultura, conhecer novas pessoas, aprender um novo idioma e adquirir experiências profissionais são apenas algumas das vantagens de se fazer um intercâmbio.

No entanto, muitas pessoas têm bastantes dúvidas sobre esse assunto e acabam desistindo de sair do país. Pensando nisso, criamos este post para te ajudar a tirar algumas dessas dúvidas e descobrir se o intercâmbio é uma boa escolha para você! Confira!

Qual é a melhor idade para trabalhar e estudar no exterior?

Não existe uma idade certa, nem uma faixa etária melhor que as outras para se ter uma experiência tão enriquecedora no exterior. Existem programas específicos para todas as idades: desde adolescentes até pessoas mais maduras.

Você deve escolher um programa de intercâmbio que se adeque à sua idade, ao seu estilo de vida e às suas necessidades. Para os adolescentes, o high school ou os cursos de idiomas são ótimas opções; já os jovens que estão iniciando sua carreira podem optar por cursos profissionalizantes ou estágios no exterior, por exemplo.

Descubra qual é a hora certa para trabalhar e estudar no exterior

Também existem programas para adultos e pessoas com mais experiência profissional, como é o caso dos cursos de idiomas para negócios, cursos profissionais em diversas áreas, trabalho no exterior, entre outros.
A melhor idade para trabalhar ou estudar no exterior é a idade que você tem agora!

Qual o momento certo para fazer intercâmbio?

Assim como a questão da idade, o momento certo também é muito relativo. Tudo depende da sua disponibilidade e dos seus objetivos. Você pode fazer um intercâmbio para aprender ou aperfeiçoar um idioma, para ganhar experiência profissional, para enriquecer seu currículo e se destacar no mercado ou para alcançar objetivos pessoais.

Portanto, não há um momento certo para um intercâmbio, e sim o intercâmbio certo para o momento que você está vivendo!
Atualmente, muitas pessoas têm saído dos seus empregos ou até mesmo tirado licenças para estudar e trabalhar por um período no exterior. Ao contrário do que muita gente pensa, essa é uma prática que traz muitos benefícios para o profissional, já que este voltará para o Brasil com mais experiências — pessoais e profissionais —, uma bagagem cultural enorme, um novo idioma e muitos outros conhecimentos.

Isso faz com que o currículo se torne ainda mais atraente para os empregadores e pode proporcionar oportunidades excelentes!

O que é necessário para trabalhar e estudar no exterior?

O mais importante é se planejar com bastante calma e com o máximo de antecedência possível. Faça pesquisas, descubra qual é o melhor programa de intercâmbio para você, conheça o máximo que puder sobre o país e a cidade que você pretende escolher e, claro, escolha uma agência de confiança!

Também é necessário saber qual é a sua disponibilidade temporal e financeira para decidir a duração do seu intercâmbio — o que também influencia no tipo de intercâmbio que será escolhido. Depois de ter isso em mente e escolhido o seu programa, você deve verificar os requisitos de cada intercâmbio, preparar a papelada, applications, visto etc. Conhecimento e planejamento são os itens primordiais para o sucesso de uma experiência no exterior!

Trabalhar e estudar no exterior são experiências que mudam a vida de qualquer pessoa! Se gostou das nossas dicas, compartilhe este post com seus amigos nas suas redes sociais. Quem sabe você ainda arruma uma companhia para embarcar nessa aventura com você!
Veja no nosso site, as opções de programas de intercâmbio de estudo e trabalho no exterior.