Data Representação de um calendário 06/09/2016

Trabalhar no exterior: conheça 10 vantagens

Você anda cansado(a) da sua rotina, com vontade de largar tudo e tentar uma nova experiência de vida? Não tem certeza se está no curso certo, e gostaria de um tempo para pensar? Quer se aperfeiçoar, mas não sabe por onde começar? É muito comum passar por essas e outras dúvidas na época da faculdade: […]

Você anda cansado(a) da sua rotina, com vontade de largar tudo e tentar uma nova experiência de vida?

Não tem certeza se está no curso certo, e gostaria de um tempo para pensar? Quer se aperfeiçoar, mas não sabe por onde começar?

É muito comum passar por essas e outras dúvidas na época da faculdade: por isso, muitas vezes queremos dar um tempo nas nossas atividades corriqueiras e ver como é a vida lá fora.

Felizmente, essa é também uma época de muitas oportunidades: é mais fácil investir em uma nova experiência, principalmente de trabalhar no exterior. Por isso, o Work Experience USA é uma das melhores chances de o universitário crescer pessoal e profissionalmente.

Quer saber por quê? A Intercultural conta para você:

10 motivos para trabalhar no exterior

1) Vivenciar outra cultura

1507561_10202759161700068_3196593351758969012_n

Com certeza você está bem familiarizado com alguns aspectos da cultura americana, pois diariamente temos contato com filmes, músicas, comerciais, vídeos, textos e muitas outras coisas da terra do Tio Sam… Mas esse contato pontual que temos é muito diferente de vivenciar a cultura, acostumar-se aos hábitos, conhecer as práticas e costumes, provar a gastronomia, entender as pessoas. Por isso, trabalhar no exterior possibilita a você ter um contato genuíno com os norte-americanos e mergulhar na sua cultura local: história, arte, gastronomia… você poderá ver tudo isso de perto!

2) Aperfeiçoar o inglês (e ficar com vontade de aprender outras línguas)

Como está o seu inglês? Mesmo você lendo notícias, escutando músicas e vendo filmes no idioma, pode ter certeza de que não é a mesma coisa do que estar imerso, ouvindo pessoas falando 24 horas por dia. Além disso, estando em contato com americanos o tempo todo, você aprenderá a língua do jeito como ela realmente é falada, o que muitas vezes não acontece nas escolas de idiomas. E por último, ao trabalhar no exterior, é bem possível que você conheça pessoas de outros países, o que despertará em você o desejo de aprender outras línguas… Quem sabe você já não volta de lá falando inglês fluente e arranhando no espanhol?

3) Viajar para outros lugares

17 de julho (29)

Como você já estará nos Estados Unidos, que tal aproveitar a viagem para conhecer outros locais desse imenso, incrível e diversificado país? Por que o que não falta nos EUA são diferentes paisagens e culturas para você conhecer: o calor e as praias da Califórnia, do Havaí e da Flórida, os cassinos de Las Vegas, os desertos do leste, as montanhas nevadas no Colorado e em Utah, os Grandes Lagos no nordeste, as Montanhas Rochosas, as metrópoles, as cidadezinhas no interior, a grande diferença entre o norte e o sul…

4) Opção econômica de viagem

foto.3

Além de aproveitar a oportunidade para conhecer outras regiões além da cidade onde você arranjará seu emprego, trabalhar no exterior também é uma boa opção em termos de economia: o investimento para cerca de 4 meses de programa é de 6 a 7 mil reais, o que equivale a mais ou menos 15 dias no caso de uma viagem de turismo tradicional para os EUA. Dificilmente você conseguiria ficar tanto tempo fora do país por esse valor, e ainda por cima aprendendo tanto!

5) Tornar-se mais independente

Mesmo que você já more fora da casa dos seus pais ou mesmo em outra cidade, ainda assim você está em um país que fala a sua língua mãe, onde você conhece os costumes… Agora imagine viver em um local com uma língua diferente da sua, e com uma cultura também diferente? É uma experiência e tanto, não é?

work-experience-usa

work-travel-banner

Além de essa situação ajudar você a se tornar fluente no idioma rapidamente, vai ajudar a tornar você mais independente, pois você não terá muitas pessoas com quem contar, principalmente no início da experiência. Mas isso será um grande ganho: no final, você se sentirá muito mais confiante e proativo!

6) Fazer amigos

foto5

Se por um lado você não terá tantas pessoas de quem depender, por outro, pode ter certeza de que a falta da família e dos amigos no Brasil fará com que você queira conhecer melhor as pessoas lá – e por isso que, ao trabalhar no exterior, é bem provável que você faça amigos de muitas partes do mundo, alguns para a vida toda! Além disso, é uma razão para você ir visitá-los e carimbar ainda mais seu passaporte. 😉

7) Diferenciação no mercado de trabalho

Trabalhar no exterior tem um peso no currículo maior do que boa parte das experiências profissionais que você possa ter no Brasil. Isso vale principalmente na hora de se candidatar a vagas que prezem por um bom relacionamento interpessoal e por um bom conhecimento da língua inglesa – ou seja, quase todas.

job-fair

Segundo especialistas, o mercado dá muito valor a uma experiência como essa, e atualmente existem empresas que colocam o intercâmbio como um diferencial desejado do candidato, até mesmo como um item obrigatório, no caso de empresas do setor turístico, como hotéis e agências de viagem.

8) Conhecer-se melhor

Conhecer-se melhor

Entrar em contato com outra cultura, viajar para outros lugares e encontrar pessoas diferentes pelo caminho com certeza já é motivo suficiente para você trabalhar no exterior, mas também será a oportunidade de se conhecer melhor. Quando estamos sozinhos, sem as pessoas mais próximas, acabamos descobrindo coisas sobre nós mesmos, e também desenvolvermos habilidades novas. Por exemplo, pode ser que você nunca tenha cozinhado na vida, mas vai que no seu intercâmbio de trabalho você descobre que tem inclinação para a coisa? E se você está em dúvida sobre o curso que escolheu, essa pode ser uma ótima oportunidade para pensar sobre o assunto – e sobre outras coisas igualmente importantes. Com certeza, trabalhar no exterior não responderá todas as suas perguntas, mas poderá ajudar você a chegar a muitas respostas sozinho.

9) Ter histórias para contar

Ter histórias para contar

Quem não gosta de ter histórias para contar? Seja uma situação estranha que você vivenciou, um lugar incrível que visitou, uma comida estranhíssima que experimentou, um romance relâmpago… Viagens são ótimas oportunidades de viver experiências que marcarão a sua vida, e muitas delas certamente bem diferentes do que você costuma passar no seu próprio país ou cidade. Afinal de contas, você precisa ter o que dizer para os seus netos, não é mesmo?

10) Ganhar uns trocados a mais

Ganhar uns trocados a mais

Por mais que a experiência de trabalhar no exterior já seja em si um enorme ganho pessoal e profissional (além de ser uma viagem), não é nada mal poder guardar um pouquinho de grana pelo seu trabalho, né? Pois muitas pessoas que vão trabalhar no exterior conseguem pagar os custos da viagem e ainda embarcam em uma trip turística no final do programa, aproveitam para fazer umas compras ou ainda guardam o dinheiro para fazer algum investimento mais tarde. O comum é que sobre entre R$ 2 mil e R$ 3 mil, mas isso varia do emprego que você conseguir.

work-experience-usa

Essas são apenas algumas das razões para você entrar de cabeça na ideia de trabalhar no exterior. Então, se quiser saber mais sobre os programas de trabalho no exterior e o que você precisa para participar, fale com a gente! Ajudamos você a encontrar o trabalho ideal! Yes, you can!

 

estudar-canada-banner