Data Representação de um calendário 16/02/2022

Ano letivo nos EUA: como é o ensino médio americano?

O ano letivo nos EUA é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Neste artigo, explicamos como funciona o high school nos EUA, confira!

Se você pretende estudar em uma High School americana, um dos primeiros passos para planejar seu intercâmbio é entender como funciona o ano letivo nos EUA.

Afinal, como você deve imaginar, o ano letivo nos EUA tem uma estrutura e uma dinâmica muito diferentes daquelas que estamos acostumados aqui no Brasil.

Neste artigo, vamos mostrar como o ano letivo nos EUA é organizado – e dar dicas de como aproveitar ao máximo essa experiência! Continue a leitura e confira!

Como funciona o high school nos EUA?

Como você já deve imaginar, existem muitas diferenças entre o high school nos EUA e o ensino médio brasileiro.

Para começar, você sabia que ao invés de três anos, como temos no Brasil, são quatro anos de high school? Cada uma dessas etapas tem um nome diferente:

  1. Freshman;
  2. Sophomore;
  3. Junior;
  4. Senior.

Desde o primeiro ano, as aulas são em período integral e os alunos fazem tanto as aulas obrigatórias (inglês, matemática, história e política) quanto as disciplinas optativas.

Aliás, essa é uma das diferenças mais conhecidas entre o ensino americano e o brasileiro. Enquanto por aqui os alunos possuem matérias obrigatórias pré-definidas, na terra do Tio Sam existe uma flexibilidade maior.

Além das disciplinas obrigatórias (core subjects), você poderá escolher entre os conteúdos que estejam mais alinhados aos seus interesses e suas vocações profissionais. Aulas de música, marcenaria e culinária são apenas alguns exemplos.

Quando começa o ano escolar nos EUA?

Outra característica do ensino americano diz respeito ao início do ano letivo.

banner-diplomas-exterior

No Brasil, as aulas do primeiro semestre começam no fim de janeiro ou início de fevereiro – ou seja, no começo do ano.

Nos Estados Unidos, a dinâmica é diferente. Por mais contraditório que possa parecer, o ano escolar nos EUA começa entre julho e agosto, logo após as famosas férias de verão.

Assim, o primeiro semestre tem início em agosto e dura de quatro a cinco meses, finalizando em dezembro, com as férias de inverno. O segundo semestre, por sua vez, tem início em janeiro e vai até maio ou junho.

Ainda, é importante destacar que cada escola tem liberdade para definir a data de início e fim das aulas, desde que cada semestre tenha 15 semanas de duração.

Por que cursar um ano letivo nos EUA?

A partir do terceiro ano de high school (junior) é o momento ideal para você fazer um intercâmbio nos Estados Unidos.

Isso porque é a partir desse período que você poderá desfrutar da flexibilidade da grade curricular americana e cursar disciplinas diferentes como dança, fotografia, esportes e até mesmo marcenaria.

Tanto nos high schools públicos quanto nos privados, a coordenação do programa escolhe cuidadosamente o local onde os alunos internacionais ficarão hospedados. Essa acomodação é feita em casas de família, as host families, proporcionando uma maior imersão na cultura americana.

Assim, cursar um semestre ou um ano letivo nos EUA tem tudo para ser uma experiência enriquecedora: além de aprimorar seu inglês, você ganha uma bagagem cultural inestimável!

Então, entre em contato com a equipe Intercultural e comece a planejar o seu intercâmbio para a terra do Tio Sam!