Data Representação de um calendário 08/01/2021

Ensino médio americano: como é o high school nos EUA

Já se perguntou a diferença entre o ensino médio americano e brasileiro? Saiba como é estudar o High School nos EUA.

Já se perguntou como é o ensino médio americano? Aposto que algum filme hollywoodiano já te transportou para este cenário.

Mas nem apenas de cheerleaders e torneios de basketball se faz um ensino médio americano. Há muitas particularidades no sistema de ensino norte-americano que vão te surpreender.

Afinal, como é estudar o high school nos EUA e quais as principais diferenças entre o ensino médio brasileiro e o ensino médio americano? A gente conta tudo.

Duração do ensino médio americano.

O Ensino Médio americano, também chamado de high school, tem 4 anos de duração. Isso porque o nono ano de lá é considerado ensino médio. Enquanto no Brasil, é considerado o último ano do ensino fundamental. 

Mas em termos de tempo de permanência total na escola, não há diferenças significativas entre os países. Ambos alunos completam 12 anos de ensino escolar.

Cada um dos 4 anos do Ensino Médio tem nome diferente. Veja a seguir:

  •       9th grade (Freshman) – 14 – 15 anos
  •       10th grade (Sophomore) – 15 – 16 anos
  •       11th grade (Junior) – 16 – 17 anos
  •       12th grade (Senior) – 17 – 18 anos

Grade curricular diversificada

Mas quando o foco é o ensino em si, aí as diferenças são muitas: enquanto no Brasil os alunos do Ensino Médio são obrigados a cumprir a mesma grade curricular, no Ensino Médio americano há disciplinas obrigatórias e optativas. 

Isso mesmo, parte da grade curricular quem monta é o próprio aluno. São inúmeras opções de disciplinas eletivas, alinhadas com suas áreas de interesse vocacional.

Os alunos podem escolher disciplinas mais tradicionais, como Biologia, Física, Química, História, Computação até disciplinas menos convencionais, como Artes, Mandarim, Dança e Literatura. Além de inúmeros esportes, como futebol americano, rugby, lacrosse, basquete, natação e muitos outros. 

Desde muito jovem o americano é levado a refletir como aquilo que está aprendendo irá influenciar a sua vida, e ele já pode ter um gostinho do que vai aprender depois na Universidade desde o High School por meio das disciplinas eletivas.

work-travel-banner

Início do ano letivo.

Enquanto no Brasil o ano letivo começa em janeiro ou fevereiro, nos EUA só começa em meados de agosto ou início de setembro.

Isso porque nos Estados Unidos e em todo o hemisfério norte, o summer break (férias de verão) acontece no meio de ano. Só após as férias de verão se dá início a um novo ano letivo.

Incentivo ao esporte

Outra diferença fica por conta do incentivo ao esporte. É de conhecimento comum que atletas que se destacam em seus esportes têm chances reais de conseguir uma bolsa de estudo parcial ou integral para a universidade. 

Assim, os mais destacados no esporte podem receber uma carta-convite para estudarem na instituição.

Ingresso à universidade.

E por falar em universidade, você sabia que nos EUA não tem vestibular? Mas se engana quem acha que isto torna o ingresso à universidade mais fácil. 

Muitas universidades são extremamente concorridas e possuem um processo de admissão muito criterioso. 

Em geral, é analisado o histórico escolar, a carta de apresentação e considerada a nota em  provas de aptidão comparadas ao Enem no Brasil, como o  ACT-SAT. 

Assim, os candidatos aguardam ansiosamente em suas casas a carta de aceitação da universidade.

Nesta matéria mostramos as principais características do ensino médio americano. Foi possível constatar várias diferenças com o ensino brasileiro, não é mesmo?

Com a Intercultural, você pode fazer o ensino médio no exterior e viver como um local. Entenda mais sobre o programa de High School nos EUA.

Entre em contato conosco. Nós temos o pacote de intercâmbio ideal para você!

estudar-canada-banner