Data Representação de um calendário 29/01/2021

Berlim, capital da Alemanha, seu próximo destino de intercâmbio

Jovem, multicultural, cosmopolita. Entenda porque Berlim, a capital da Alemanha, vem se destacando como um destino de viagem e estudos.

A capital da Alemanha é uma das cidades mais importantes da Europa e é repleta de cultura e  história. Pessoas do mundo inteiro se encontram em Berlim, sendo considerada uma das capitais mais multiculturais do mundo.

Se você está pensando “vale a pena fazer um intercâmbio em Berlim?”, vamos explicar abaixo porque a capital da Alemanha é um excelente destino, seja para morar ou passear. Confira! 

Tudo sobre Berlim, a capital da Alemanha

Berlim já foi considerada o símbolo da guerra fria. Mas desde a queda do muro de Berlim, em 1989, a cidade se reinventou. Hoje, ela é considerada um centro de cultura, tecnologia e educação. 

Grandes shows, festivais, eventos, congressos, teatros, e apresentações culturais acontecem na cidade. A Ópera de Berlim e a Orquestra Filarmônica de Berlim são famosas no mundo todo.

Duas das principais universidades alemãs ficam na cidade. Berlim é moderna e possui uma excelente infraestrutura.

Além disso, a capital da Alemanha vem se destacando como um centro de tecnologia e inovação, sendo reconhecida nos últimos anos como “o vale do silício da Europa”. Confira algumas das empresas instaladas na cidade: Apple, Google, Amazon, Facebook, SAP, SoundCloud, entre muitas outras.

Dados de Berlim, a capital da Alemanha:

  • Berlim é a maior cidade da Alemanha.
  • 3,7 milhões de habitantes.
  • 5 milhões de habitantes na região metropolitana. 
  • Sétima cidade mais povoada da União Europeia.
  • Estima-se que meio milhão de habitantes são estrangeiros de 180 nacionalidades.

Por todos os motivos citados acima, é comum que Berlim seja o primeiro destino de quem pensa em morar na Alemanha.

É possível trabalhar e estudar em Berlim?

work-travel-banner

Estudantes internacionais aceitos e matriculados em um curso de nível superior, tanto de graduação como pós-graduação, têm permissão para trabalhar por meio período (uma média de 20 horas semanais). 

A regra de permissão de trabalho alemã diz que estudantes de nível superior poderão trabalhar 120 dias full time ou 240 dias part-time durante o ano. Considerando que o ano tem aproximadamente 240 dias úteis, chegamos a média de 20 horas por semana. 

Além disso, os cônjuges destes estudantes também ganham permissão de trabalho durante todo o período de estudo.

Por outro lado, alunos do curso de alemão não possuem autorização de trabalho. Porém, o processo de aplicação de visto é simples: cursos de até 90 dias de duração é possível permanecer com o visto de visitante. 

A única exceção fica por conta do curso de alemão acadêmico, chamado de Pathway. Ele funciona como um preparatório para universidades da Alemanha e é ofertado pela GISMA Business School. 

Por que Berlim é o seu próximo destino de intercâmbio

Um dos grandes mitos envolvendo o intercâmbio em Berlim é que você precisa falar alemão. Isso não é verdade. Especialmente nos grandes centros, grande parte da população é bilingue. Por isso, em Berlim é possível estudar e trabalhar falando inglês. 

Nesse sentido, confira abaixo outros motivos que fazem da Capital da Alemanha um excelente destino para intercâmbio:

  • A Alemanha é atualmente a 4ª maior economia do mundo e ocupa o 6º lugar no ranking mundial de desenvolvimento humano (IDH). 
  • A Alemanha ocupa o 3 º lugar no mundo quando se fala em empregabilidade para estudantes. Além disso, possui a menor taxa de desemprego da Europa.
  • Os estudantes internacionais de pós-graduação e MBA, ao final do programa têm direito ao visto de trabalho full time de 18 meses.
  • Quando comparado aos EUA, Austrália e Canadá, a Alemanha tem o menor custo de vida. O aluno trabalhando part time já pagará seus custos na Alemanha.
  • O governo alemão prevê escassez de mão de obra qualificada para os próximos anos. Por isso, facilita a imigração de estudantes de nível superior.

Berlim é com a Intercultural

Em resumo, todos esses motivos fazem da capital da Alemanha um excelente destino de intercâmbio. Quer saber mais sobre o novo “vale do silício da Europa”? Converse com um de nossos especialistas.

estudar-canada-banner