Data Representação de um calendário 19/05/2022

Cursos VET: tudo sobre educação profissional na Austrália

Os cursos VET são uma ótima opção para quem quer estudar e trabalhar na Austrália. Leia o artigo e saiba como estudar na Austrália com os cursos VET!

Se você está planejando um intercâmbio para a Austrália, já deve conhecer os cursos VET, uma das melhores formas de estudar e trabalhar na terra dos cangurus.

Os cursos VET (Vocational Education and Training) tem sido cada vez mais buscado por brasileiros que desejam se profissionalizar e iniciar uma carreira no exterior

Neste artigo, vamos mostrar por que os cursos VET são uma excelente opção para quem deseja estudar e trabalhar na terra dos cangurus.

Então, continue a leitura e confira!

O que são cursos VET?

Os cursos VET são cursos profissionalizantes, equivalentes à formação técnica que temos aqui no Brasil.

Estamos falando de uma formação orientada para o mercado de trabalho, com conteúdos muito mais práticos do que teóricos.

Não é à toa que esse tipo de curso é bastante procurado por jovens australianos recém-formados no ensino médio, em busca de qualificação para conseguir o primeiro emprego.

Para os estudantes estrangeiros, esta é uma excelente oportunidade para estudar na Austrália, aprender conceitos básicos sobre sua área de interesse e ainda ter a chance de permanecer na terra dos cangurus por mais tempo.

Diferenças entre cursos VET e de graduação

Uma das principais diferenças entre os cursos técnicos VET e a graduação está no foco do ensino: enquanto o primeiro é mais voltado à prática, o outro tem um enfoque mais teórico e acadêmico.

banner-work-and-study-australia

Além disso, outra característica marcante dos cursos vocacionais é o seu tempo de duração, bem menor do que uma graduação. Dependendo do nível que deseja atingir, os cursos podem durar de 3 meses a 2 anos.

Por fim, um ponto bastante atrativo sobre os Vocational Education and Training: eles são um dos melhores cursos para trabalhar na Austrália.

Isso porque, além de permitir que os estudantes trabalhem por meio período durante o tempo de curso, com essa formação você está super preparado para encarar o mercado de trabalho e se destacar em sua carreira!

Principais áreas

As áreas de conhecimento dos cursos VET na Austrália são bastante amplas, indo desde Business, Marketing e Hospitalidade até esportes, moda, culinária, tecnologia, turismo e muito mais.

Vale lembrar que para os estudantes brasileiros, os principais requisitos para se candidatar para um curso vocacional é possuir nível de inglês entre intermediário e avançado e ensino médio completo.

Principais vantagens de cursar um VET na Austrália

Não faltam motivos para fazer um intercâmbio na Austrália – principalmente em um curso VET.

A seguir, confira algumas vantagens desse tipo de formação:

  • Visto com permissão de trabalho;
  • Aulas práticas, com muita “mão na massa”;
  • Conteúdo voltado para o mercado de trabalho;
  • Possibilidade de contato com nativos, já que esse tipo de curso é bastante popular entre os australianos;
  • Caminho (pathway) para outros diplomas na Austrália;
  • Colocação profissional, uma vez que muitas escolas oferecem contato direto com os empregadores;
  • Requisito para um processo migratório para a Austrália, dependendo do curso ou carreira escolhida.

Cursos VET na Austrália é com a Intercultural!

E aí, ficou curioso sobre como iniciar sua carreira profissional na terra dos cangurus e descobrir um mundo de oportunidades?

Entre em contato com a equipe Intercultural e descubra se os cursos VET são a melhor opção para o seu futuro intercâmbio na Austrália!