Data Representação de um calendário 25/06/2021

5 dicas para quem quer estudar e trabalhar no exterior

Estudar e trabalhar no exterior é uma oportunidade sem igual. Mas para conseguir, é preciso estar atento a alguns detalhes. Saiba como!

Fazer um curso de idiomas no exterior é uma experiência fantástica. E ter a oportunidade de conseguir estudar e trabalhar no exterior é, com certeza, uma vantagem.

Além da modalidade de estudar e trabalhar no exterior, existem diversas formas de fazer o seu intercâmbio remunerado, que são muito procurados por quem quer arcar com os investimentos da viagem, se desenvolver pessoal e profissionalmente, ou até mesmo para adquirir mais experiência e confiança no idioma. 

Mas, de longe, estudar e trabalhar no exterior é uma das modalidades que mais atrai intercambistas do mundo todo, pelos resultados positivos que ele apresenta. Então, aqui estão 5 dicas essenciais para quem quer aprimorar um novo idioma no exterior.

  1. Estudar e trabalhar no exterior: que países permitem essa prática?
  2. Informe-se sobre o nível requisitado do idioma.
  3. Conheça bem o programa de estudo e emprego.
  4. Aprenda sobre os hábitos do seu país de destino.
  5. Construa uma boa rede de contatos.

Quais os idiomas mais requisitados ao redor do mundo?

Caso você queira estudar fora do Brasil, mas não sabe qual a língua ideal para você se aprimorar, aqui estão os idiomas mais falados e mais requisitados ao redor do mundo e podem ser um diferencial na sua carreira. 

  • Inglês;
  • Espanhol;
  • Mandarim;
  • Japonês;
  • Francês.

Se você não fala nenhuma dessas línguas, não se preocupe. Diversos cursos de idiomas no exterior oferecem a oportunidade para que iniciantes se aprimorem no país. 

Estudar e trabalhar no exterior: que países permitem essa prática?

Não são todos os países que liberam pessoas com visto de estudo para trabalhar também. Por isso, você precisa estar muito bem informado sobre onde é ou não permitido que estudantes estrangeiros trabalhem. 

Alguns países que permitem que você estude e trabalhe são:

  • Alemanha
  • Austrália
  • Canadá (exceto para cursos de idioma)
  • Emirados Árabes
  • Espanha
  • Irlanda
  • Malta 
  • Nova Zelândia

É importante ter em mente que, para cada país, o governo impõe condições diferentes. Por isso, é importante observar as regras de cada país.

Informe-se sobre o nível requisitado do idioma

Para todos os países citados acima, é uma condição do visto de estudante a autorização de trabalho. Então, independente do seu nível do idioma, você consegue permissão de trabalho.

No entanto, na prática, o nível do idioma é um diferencial competitivo na hora de conseguir um emprego. 

work-travel-banner

Alguns empregadores aceitam contratar estudantes com nível básico. Mas outros contratantes precisam que os estudantes apresentem um nível maior do idioma. 

Por isso, estimulamos nossos participantes a treinar desde já, da sua casa!

Conheça bem o programa de estudo e emprego

Como mencionado acima, é necessário entender quais são as exigências que o país faz para você enquanto estudante e enquanto trabalhador. 

Descumprir, ou tentar burlar essas exigências pode gerar problemas. Então, esteja ciente sobre:

  • Qual o horário mínimo de aulas que preciso ter?
  • Qual o horário máximo de trabalho que posso exercer?
  • Existe alguma documentação ou termo específico para esse trabalho?
  • Como intercambista, eu tenho direitos e obrigações diversas?

Estar bem informado é sempre um requisito essencial!

Aprenda sobre os hábitos do seu país de destino

Ah, claro! Quando escolher seu país de destino, estude os hábitos daquele lugar e saiba bem como evitar alguns constrangimentos no intercâmbio

Você não vai querer correr o risco de ofender algum cliente, colega ou empregador e prejudicar suas oportunidades, não é? 

Construa uma boa rede de contatos

Optar por um intercâmbio onde se pode estudar e trabalhar no exterior demonstra interesse em crescer, em evoluir. Aproveite essa oportunidade para se unir com pessoas que tenham os mesmos interesses que você. Pessoas que possam te dar dicas, te ensinar e te ajudar a crescer profissionalmente.

Uma boa rede de contatos, principalmente uma rede de contatos no exterior, é um artifício poderoso para ser um ótimo profissional. Demonstra que você tem disposição, boa comunicação e habilidade em gerenciar relacionamentos. 

Se você ainda está perdido com tantas possibilidades, não se preocupe


Se você quer saber mais, ou precisa de um empurrãozinho para transformar o seu objetivo de estudar e trabalhar no exterior uma realidade, a Intercultural ajuda você. Entre em contato e conheça nossas condições.

estudar-canada-banner