Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Foundation Year: como funciona esse curso preparatório?

Foundation Year: como funciona esse curso preparatório?

O Foundation Year é um curso que prepara estudantes para ingressarem nas universidades britânicas.

Ou seja, o Foundation Year é indicado para aqueles que não possuem os requisitos exigidos pelas universidades para iniciar a graduação.

O Foundation Year oferece ao aluno uma base mais sólida em sua área de estudo antes que ele comece o ensino superior, facilitando a sua aplicação na universidade e ajudando a garantir a sua vaga na instituição.

Continue a leitura e saiba mais sobre o tema.

Entenda o que é o Foundation Year

Esse curso dura um ano e é indicado para alunos estrangeiros.

Isso porque os ajuda a se adaptar melhor ao sistema de ensino britânico, além do nível de inglês.

O Foundation Year também ajuda aqueles que têm diplomas como o IB e o A Levels, mas que, pelo fato de mudarem de área, não conseguiram fazer as matérias exigidas pelas Universidades.

O diploma IB, ou International Baccalaureate, é o certificado de Ensino Médio que ensina a ter um pensamento crítico e independente. É uma opção reconhecida internacionalmente para programas de ensino médio.

O mesmo acontece com o A-Levels ou o Advanced Placement.

Por exemplo, nas universidades de artes, o curso possibilita àqueles que tiveram uma educação mais tradicional desenvolver um portfólio sólido para ajudar na inscrição no curso superior.

Geralmente, o estudante cursa o Foundation Year na mesma universidade em que deseja ingressar e, durante a inscrição, já consegue escolher um curso com essa opção.
Este tipo de curso é ideal se você tem a intenção de estudar para um diploma, mas não possui as qualificações necessárias para entrar diretamente no programa de graduação.

Depois de passar um ano de estudos na fundação, você poderá avançar diretamente para o primeiro ano do diploma, com honras.

Então, é super válido fazer um intercâmbio na Inglaterra para conseguir seu diploma por lá!

Quais universidades oferecem Foundation Year?

Praticamente todas as universidades britânicas oferecem essa preparação.

Porém, existem algumas, como a University of Birmingham, por exemplo, que só oferecem Foundation Year a alunos estrangeiros.

Custos

Os custos podem variar de acordo com a universidade.

Algumas delas possuem anuidade conforme o valor dos cursos superiores, mas outras podem ter valores mais baixos.

Como se inscrever?

Praticamente todas as universidades britânicas usam o UCAS, para aplicar a candidatura do Foundation Year e da graduação.

UCAS significa Universities and Colleges Admissions Service, e é o site que centraliza todas as informações sobre graduação no Reino Unido.

O portal tem uma área direcionada para quem procura o que e onde estudar, e ajuda a descobrir qual tipo de programa é o mais adequado para seus objetivos.

Porém, algumas universidades usam seu próprio site, caso o Foundation Year seja separado do curso superior escolhido pelo aluno.

Após a inscrição ser enviada à universidade, é possível que o aluno seja chamado para uma entrevista.

Todas essas informações sobre a inscrição podem mudar dependendo de cada instituição.

Por isso, cabe ao aluno pesquisar tudo o que é exigido pela instituição escolhida antes de se inscrever.

A maioria das universidades pedem somente a conclusão do ensino médio e um mínimo de 5.0 no exame de proficiência IELTS.

No entanto, existem algumas universidades mais competitivas, que podem ser mais exigentes.

Como escolher o curso?

No site do UCAS, é possível ver todas as opções de cursos em todo o Reino Unido, por área de estudo.

Já que geralmente a inscrição é feita no UCAS, os requisitos e detalhes da aplicação de cada universidade estão descritas no próprio site.

Também existe a opção de buscar no site das próprias instituições.

Essa é uma boa opção se você já tem uma ideia de qual cidade quer morar durante o seu intercâmbio na Inglaterra, por exemplo.

Qual a diferença entre Foundation Year e Foundation Degree?

Se o Foundation Year ajuda com a entrada na universidade e dura um ano, o Foundation Degree oferece um diploma à parte e equivale a dois anos de universidade, praticamente como um curso técnico.

Agora que você já sabe como funciona o Foundation Year e como ele pode te ajudar a ingressar em uma universidade britânica, que tal começar a programar o seu intercâmbio?

Entre em contato agora mesmo com a Intercultural e programe já sua viagem!

Banner Higher Education
RELACIONADOS

Faça seu orçamento

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.