Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Inglês para mestrado: 5 dicas para a prova de proficiência

Inglês para mestrado: 5 dicas para a prova de proficiência

Inglês para mestrado é um critério específico utilizado nas provas de proficiência em inglês de mestrados e doutorados.

Esse sistema de testes de inglês para mestrado foca especificamente na leitura da língua inglesa.

Então, para te ajudar a se sair bem no teste de proficiência na fase de inglês para mestrado, separamos algumas dicas essenciais. Confira a seguir!

Inglês para mestrado: dicas para o teste de proficiência

Uma das etapas mais desafiadoras e mais temidas pelos alunos no teste de proficiência é a parte de inglês para Mestrado.

Nesse sentido, confira as 5 dicas que vão te ajudar a alcançar o seu objetivo.

Os processos seletivos universitários estão muito mais concorridos nos dias de hoje. Então, ter um bom desempenho no exame de proficiência em inglês ou espanhol é essencial para alcançar um bom resultado.

Domine a leitura

Só de saber que no teste de proficiência em inglês para mestrado não é preciso falar ou ouvir em inglês, já dá uma aliviada!

Os testes de proficiência em inglês dos processos seletivos de pós-graduação exigem a aptidão na leitura e na interpretação de textos.

Geralmente, esses tipos de avaliações possuem características peculiares e as instituições que elaboram as provas têm o objetivo de fazer uma espécie de filtro entre os candidatos.

Ou seja, eles colocam estruturas complexas de gramática e interpretação de textos no nível avançado.

Não tenha medo do vocabulário específico nos testes de proficiência em inglês

Muitos candidatos pensam que o mais importante durante a preparação é ter um vasto vocabulário na área que está estudando. Mas estão enganados!

Somente 5% a 10% das palavras dos textos das provas são de vocabulário específico de cada área – e são Substantivos!

Os outros 90% a 95% das palavras são Verbos, Advérbios, Adjetivos, Preposições, Conjunções, etc. E todas genéricas.

Tanto que muitos professores que preparam as provas até liberam o uso do dicionário na hora do teste. Então, não se preocupe com isso!

Estude pontos específicos da gramática

Não tem como fugir: os testes de proficiência de pós-graduação são técnicos e, por isso, você vai precisar estudar gramática.

Em todas as avaliações, a gramática é cobrada em um nível avançado. Em alguns casos, são questões gramaticais diretas e, em outros, você vai precisar resolver as questões de interpretação de texto se tiver um bom domínio da gramática inglesa.

Outra dica boa: estude Tempos Verbais, Conjugações, Grupos Nominais, Prefixos e Sufixos.

Aprenda estratégias de leitura e técnicas de resolução de exames de proficiência

É bom você estar ciente de que as instituições aumentam o grau de dificuldade nos testes, estipulando um tempo consideravelmente curto para resolver todas as questões.

A maioria dos candidatos não tem tempo hábil para ler todos os textos da prova. Para te ajudar com isso, você precisa aprender algumas técnicas específicas de leitura e resolução de provas como por exemplo Scanning e Skimming.

Depois dê uma pesquisada sobre essas técnicas!

Faça um curso de proficiência em Inglês

Se você não tem fluência na língua e precisa aprender rapidamente, a melhor técnica é se preparar para o exame de proficiência fazendo um curso de inglês preparatório.

Em um curso preparatório para exames, você irá se familiarizar com a estrutura da prova, realizando simulados com frequência e aprendendo as melhores estratégias para resolver cada tipo de questão, inclusive na fase de inglês para mestrado.

Aqui na Intercultural oferecemos este tipo de curso para você se preparar. Fale com um de nossos consultores e saiba mais!

Banner Higher Education
RELACIONADOS

Fale com nossos especialistas

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.