Data Representação de um calendário 10/03/2021

Mestrado no exterior: entenda porque você deve fazer um

Conheça as principais vantagens de fazer um mestrado no exterior. Veja os principais requisitos para se inscrever e ingressar no mestrado.

Cursar uma pós-graduação fora do país acrescenta um enorme diferencial na sua carreira profissional. Um mestrado no exterior, por exemplo, pode lhe render melhores colocações no mercado de trabalho, assim como promoções e melhores salários.

E, ainda, um curso de mestrado no exterior proporciona oportunidades para você desenvolver o seu projeto de pesquisa junto a estudantes e professores internacionais, com experiências e perspectivas diversas, que podem agregar conhecimento diferenciado para você.

Dessa forma, o curso de mestrado no exterior é uma excelente opção para aprimorar a sua carreira profissional, como gestor ou especialista em alguma área. Também é um enorme diferencial para aqueles que pretendem seguir a carreira acadêmica e lecionar aulas.

Por que fazer um mestrado no exterior?

Além da formação diferenciada e do grande desenvolvimento profissional que o mestrado no exterior pode gerar para você, a experiência de viver em um país estrangeiro também é enriquecedora para o seu lado pessoal.

Isto porque, ao vivenciar outra cultura, com novos costumes, regras e tradições, sem dúvida, você vai compreender melhor a diversidade, ficar mais receptivo ao novo e aprender a respeitar as diferenças entre as pessoas. 

E esta predisposição para se adaptar é muito bem vista pelas empresas que, na hora da contratação de um novo funcionário, levam em consideração a flexibilidade e a capacidade do candidato de enfrentar o desconhecido e lidar com adversidades, cada vez mais comuns.

Você vai ganhar ainda mais coragem, segurança e resiliência para enfrentar as situações adversas na vida pessoal e no trabalho. 

Além disso, durante o mestrado no exterior, você poderá ampliar a sua rede de relacionamentos internacionais, tanto do lado pessoal como profissionalmente. Eventualmente, pode ainda abrir oportunidades internacionais de emprego para você.

Assim, o mestrado no exterior é, definitivamente, uma maravilhosa experiência de vida que pode trazer muitos benefícios para a sua vida pessoal e profissional. Entretanto, fazer um mestrado no exterior pode ser mais complexo e demorado do que você imagina.

work-travel-banner

Nesse sentido, é aconselhável contar com um serviço especializado de consultoria, com profissionais experientes, que poderão te ajudar em todas as etapas do processo. Confira os serviços de Assessoria Universitária da Intercultural!

Em seguida, veremos ao longo deste artigo, o que é necessário para cursar mestrados internacionais fora do Brasil.

O que precisa

Antes de tudo, você deve escolher o curso, o destino e a instituição onde deseja cursar o mestrado no exterior. A escolha do curso e da instituição é muito importante, principalmente para avaliar a qualidade e o reconhecimento de ambos.

Verifique como o curso é visto no mercado acadêmico e profissional, assim como a infraestrutura da instituição e a sua conformidade com as normas de ensino do país.

Outro ponto indispensável para você escolher uma pós-graduação fora do país é entender sobre a validação do título de mestre no Brasil. Você pode conferir junto ao Ministério da Educação/INEP no Brasil.

Depois, verificar a documentação necessária para se inscrever no programa. Dentre os documentos solicitados, você precisa apresentar:

  • Carta de intenção 
  • Carta de recomendação
  • Pré-projeto de estudo
  • Certificado de proficiência no idioma do curso
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição

Com a inscrição realizada, a matrícula para o início do curso está vinculada ao aceite da instituição. O processo seletivo é diferenciado de acordo com o curso e a instituição, e pode exigir:

  • Provas eliminatórias
  • Análise de currículo
  • Análise do pré-projeto
  • Entrevistas pessoais no idioma do curso
  • Comprovantes de capacidade financeira

Visto de estudante

Após a aprovação no curso, você terá um prazo para efetuar a matrícula. Com a matrícula efetuada ou com uma declaração de aceite da instituição, junto com toda a documentação exigida por cada país (formulários, declarações etc.), você deve requerer o visto de estudante junto ao governo do destino, quando necessário.

Visto aprovado, matrícula feita, é hora de começar o curso e entrar de cabeça nos estudos!

Parece complicado, não é mesmo? De fato, você vai precisar de bons meses de planejamento. Mas não se preocupe. Nosso time da Intercultural está pronto para orientar você na escolha do seu melhor mestrado no exterior! Consulte nossa Assessoria Universitária e comece agora mesmo a mudar o rumo da sua carreira para o sucesso! Não perca tempo, clique aqui!

estudar-canada-banner