Data Representação de um calendário 15/02/2021

Faculdade nos Estados Unidos: 8 Etapas para Entrar!

Confira 8 etapas para ingressar na sua faculdade nos Estados Unidos! Saiba como é a faculdade nos EUA. Conte com nossa Assessoria Universitária.

Nosso post de hoje é para você, estudante que está terminando o ensino médio no Brasil e deseja fazer uma graduação internacional numa faculdade nos Estados Unidos, para mudar o rumo da sua vida profissional para melhor!

A Intercultural possui ampla experiência nesta área e pode te ajudar a escolher a melhor opção de faculdade nos Estados Unidos, além de te orientar em todo o processo, que não é simples e deve seguir etapas e prazos. 

Nesse sentido, o processo todo para ingressar numa faculdade nos Estados Unidos é longo e toma vários meses, desde a escolha da universidade, a preparação para a admissão e para a entrega de toda a documentação.

E, saiba que, geralmente, toda faculdade nos Estados Unidos é paga, mesmo as públicas, diferentemente do Brasil. Então, é preciso entender como é a faculdade nos EUA antes de se candidatar, para evitar surpresas.

Assim como, você também vai precisar organizar o seu tempo para planejar tudo com calma, afinal, é uma experiência de morar no exterior por alguns anos!

Além disso, é fundamental que você tenha preparado o orçamento para bancar os custos do curso, da estadia e da alimentação, dos materiais de estudo, dos extras, dentre outros. Sem dúvida, são muitos detalhes que devem ser verificados.

Mas não se preocupe. A boa notícia é que a Intercultural possui um serviço exclusivo de Assessoria Universitária, para você entender mais sobre como fazer para estudar em uma das universidades dos Estados Unidos.

Assessoria Universitária para ingressar em uma faculdade nos Estados Unidos

A Assessoria Universitária da Intercultural reúne todas as etapas do processo para os candidatos aplicarem para uma instituição de Ensino Superior nos Estados Unidos. 

Nossa equipe de especialistas vai orientar e ajudar o candidato em tudo o que for necessário. Desde mostrar como é a faculdade nos EUA, explicar como é a cultura americana, até as várias opções disponíveis. 

Já pensou em estudar na Universidade Harvard? Um sonho, né?! Veja como ela é:

Mas olha, não se engane: o candidato é o ator principal deste processo e vai precisar se organizar, estudar e se esforçar bastante e por conta própria, para cumprir todos os requisitos necessários neste projeto, que não são poucos.

Além disso, os custos podem ser bem elevados, como é o caso dos cursos na renomada universidade Harvard, ou Princeton, Stanford, Yale, Massachusetts Institute of Technology, dentre outras.

Porém, muitas universidades oferecem bolsas de estudo. Elas podem ser parciais ou totais e, geralmente, estão relacionadas ao desempenho acadêmico! 

Para isso, o aplicante apresenta um dossiê, que passa pelo criterioso processo de avaliação da banca da universidade! 

Nós também te ajudamos na identificação das melhores bolsas de estudo! 

Confira, abaixo, as 8 etapas do processo de admissão para uma faculdade nos Estados Unidos, que você precisará vencer para começar a estudar nos EUA.

E lembre-se que estaremos lado a lado com você, durante todo o caminho. 

8 Etapas para ingressar numa faculdade nos Estados Unidos

  • 1ª etapa: análise do perfil do aluno
  • 2ª etapa: identificação das faculdades e universidades dos Estados Unidos
  • 3ª etapa: preparação da documentação
  • 4ª etapa: inscrição em até 5 instituições
  • 5ª etapa: aceite das universidades
  • 6ª etapa: matrícula
  • 7ª etapa: visto
  • 8ª etapa: embarque e sucesso total

1 – Análise do perfil do aluno: prepare-se para mandar bem!

A etapa inicial começa com a identificação das características pessoais do candidato e o entendimento dos seus objetivos profissionais. 

Procuramos entender as suas expectativas quanto ao desenvolvimento profissional de sua carreira e o curso escolhido

2 – Identificação das universidades e faculdades de sonho

É claro que todo mundo quer estudar em uma renomada faculdade nos Estados Unidos, como a Universidade Harvard. 

Entretanto, é preciso conhecer os requisitos necessários e, honestamente, analisar as reais possibilidades de ingressar nela. É bem concorrido!

Na verdade, dentre as opções de universidades dos Estados Unidos, há dezenas de excelentes instituições além das mais famosas, que oferecem ensino de excelência comprovada! Então, não se prenda àquelas mais populares e caras. 

Por isso, em seguida, auxiliamos o candidato na seleção das melhores opções de instituições americanas de Ensino Superior, de acordo com o curso e a área de estudo escolhida, assim como das suas necessidades e expectativas.

Sendo assim, já dá para ter um gostinho de como é a faculdade nos EUA!

3 – Preparação da documentação com todo carinho para não faltar nada!

Orientamos, ainda, com relação aos requisitos básicos exigidos para o ingresso numa faculdade nos Estados Unidos e, entre eles, destaca-se a documentação:

  • Comprovação de proficiência em inglês
  • Detalhamento dos principais custos e demais despesas
  • Comprovantes de capacidade financeira para pagar o curso
  • Seguros de Saúde
  • Atestados médicos
  • Outros que vão depender do regulamento de cada faculdade nos Estados Unidos

A organização da documentação é uma etapa muito importante e que pode levar bastante tempo, pois demanda a preparação para a entrega de uma série de documentos que, eventualmente, precisam ser copiados e autenticados em cartório.

O preenchimento de vários formulários físicos e online também podem levar bastante tempo, e precisam ser corretamente respondidos, para não causar problemas lá na frente.  

Além dos documentos pessoais (educacionais) do aluno e dos responsáveis, será necessário apresentar também os resultados satisfatórios dos exames de proficiência em inglês (como TOEFL, IELTS, Cambridge) e o SAT (Scholastic Assessment Test), que é como o nosso ENEM.

Por isso, é preciso bastante atenção, estudo e comprometimento do aluno e de seus pais ou responsáveis, para atender todas as exigências das instituições de ensino e do país destino. 

E, é claro,é fundamental se sair bem nas provas admissionais e na entrevista de seleção!

Mas não se preocupe, porque, como citado acima, nossa equipe vai estar ao seu lado, orientando e dando a maior força!

4 – Inscrição em até 5 opções de faculdade nos Estados Unidos

Nesta fase, vamos guiar você na preparação da inscrição para até 5 instituições de Ensino Superior diferentes, dentre as melhores universidades dos Estados Unidos disponíveis e de acordo com as suas necessidades e expectativas.

A inscrição é realizada através do envio de uma carta, elaborada pelo aluno, solicitando a vaga e justificando porque ele quer cursar na instituição. 

Também é preciso acrescentar uma carta de recomendação de um professor.

Neste momento, o candidato deve apresentar todas as suas qualidades pessoais, acadêmicas e profissionais, relatando experiências prévias, vivências internacionais, trabalhos voluntários, esportes, hobbies, interesses, dentre outras qualidades e desafios também! 

É importante lembrar que cada inscrição é paga diretamente pelo candidato e não há reembolso, caso a solicitação de ingresso não seja aceita. 

Dessa forma, como não são baratas, pois custam em dólar, não dá para aplicar para todas, então é preciso pensar bem e saber como é a faculdade nos EUA, para definir as escolas mais adequadas para você. 

Nesse caso, o candidato deve priorizar não somente o curso e a carreira escolhida, mas também, as características dos lugares onde vai estudar: cidade grande ou pequena, clima frio ou quente, montanha ou litoral, dentre outros aspectos. 

Pode parecer besteira, mas a escolha do melhor destino, mais adequado aos perfil do aluno e seus objetivos, já é um grande passo em direção ao sucesso do projeto e conclusão do curso.

5 – O aceite das universidades é a hora mais esperada!

Após o envio de todos os documentos, o candidato poderá fazer pelo menos uma entrevista individual (online) com o representante de cada instituição para apresentar as suas qualidades e habilidades. Além das pretensões de desenvolvimento profissional.

A entrevista é super formal e o candidato precisa estar preparado para demonstrar todas as suas qualidades (e defeitos) de forma honesta e coerente. Agora é a hora de mandar super bem e impressionar os entrevistadores!

Com isso, a universidade americana decidirá se o candidato foi aceito na instituição.

6 – Chegou a hora da matrícula

Após a aprovação no processo para ingressar na faculdade nos Estados Unidos, os candidatos têm um prazo limite para pagar a matrícula e se apresentar pessoalmente na instituição para o início das aulas. 

Além do valor da taxa de matrícula, é preciso definir também onde morar. Logo, em algumas faculdades dos EUA há dormitórios estudantis (pagos à parte) disponíveis. 

Uma prática bem comum entre estudantes universitários nos Estados Unidos é o aluguel compartilhado de casas, onde todos compartilham as áreas comuns (sala, cozinha, banheiro), mas cada estudante tem o seu quarto e respeita a privacidade dos demais roommates.

7 – Tirar o visto de estudante

O visto específico para estudante é concedido ainda no Brasil, com a comprovação da matrícula na instituição, a apresentação do passaporte válido, com a taxa de solicitação de visto paga e demais documentos exigidos pelo governo americano.

Nesse sentido, podem ser solicitados ainda comprovantes de capacidade financeira para se manter no exterior, condições de saúde, vacinas, nada consta criminal, dentre outros.

8 – Agora é só embarcar e sucesso total

Uma vez aprovado, matriculado, visto em mãos, bagagem pronta, é hora então de se despedir da galera e partir para uma das mais importantes e recompensadoras oportunidades da sua vida! 

Mas não se iluda com a agitação inicial. Os cursos demandam muito comprometimento e estudo. Assim, dedique-se ao máximo, faça valer a pena e garanta um futuro promissor com um diploma americano nas mãos!!! 

Faça uma faculdade nos Estados Unidos com a Intercultural!

Por fim, você entendeu as 8 etapas que compõem o longo processo de candidatura para estudar em uma faculdade nos Estados Unidos. E o mais legal é que conheceu o nosso serviço especializado de Assessoria Universitária para te orientar em todo o caminho.

Como já comentado, nosso suporte profissional e muito experiente vai te auxiliar na busca e na definição, dentre as melhores faculdades dos Estados Unidos, da opção mais adequada para você e para o sucesso da sua carreira.

Nosso especialista em faculdade nos Estados Unidos está disponível para falar com você agora e explicar mais detalhes sobre este sensacional projeto de vida! Fale com a gente!

Referências