Data Representação de um calendário 20/01/2021

Exames de proficiência – IELTS, TOEFL, TOEIC e Cambridge

Conheça os principais exames de proficiência e inglês: IELTS, TOEFL, TOEIC e Cambridge. Entenda qual teste de inglês é ideal para você.

Os exames de proficiência são procurados por muitas pessoas que querem testar o seu nível de inglês. Eles são a porta de entrada para muitas universidades no exterior, aplicação de alguns tipos de vistos, além de oportunidades de emprego no exterior.

Neste sentido, os exames de proficiência são uma forma de comprovar o seu grau de fluência no idioma, avaliando a capacidade de se comunicar em quatro habilidades: escrita, fala, audição e leitura.

No caso do inglês, os principais exames de proficiência são: 

  • IELTS (International English Language Testing System);
  • TOEFL (Test of English as a Foreign Language);
  • TOEIC (Test of English for International Communication);
  • Cambridge. (FCE, CAE E CPE)

Para que o candidato alcance boas notas, é necessário preparo. Ou seja, tem muito estudo envolvido. Por outro lado, tem até cursos preparatórios para isso. Confira como funciona e como se preparar para a prova no artigo abaixo.

IELTS – O International English Language Testing System

Este é o teste de inglês mais popular em países da Europa, na Austrália e no Canadá. Ele mede a fluência do candidato com notas que variam de 1 a 9. 

O IELTS possui duas modalidades: o IELTS Academic e o IELTS General Training. O acadêmico, como o nome sugere, é exigido no universo acadêmico, como em universidades. Enquanto o General Training, para o mercado de trabalho ou para aplicação de certo tipos de vistos.

A prova do IELTS, para ambas modalidades, possui a duração de 3 horas e é composta por 4 partes: reading, listening, speaking e writing. 

TOEFL (Test of English as a Foreign Language);

O TOEFL é um dos exames de proficiência mais populares nos Estados Unidos e no Canadá, especialmente no meio acadêmico. Mais de 100 mil universidades no mundo aceitam a pontuação do TOEFL. Então, se o seu sonho é fazer uma graduação, mestrado ou doutorado fora, provavelmente será exigido de você o teste de inglês do TOEFL. 

Este exame tem, até mesmo, uma modalidade online, chamada TOEFL IBT. Ou seja, Internet based test.  O exame de proficiência do TOEFL tem duração de até 4 horas. O resultado da prova é liberado no site oficial, de 10 a 13 dias após a realização. 

A validade do teste é de 2 anos a partir da data da prova. A boa notícia é que você pode fazer a prova quantas vezes quiser, respeitando o intervalo de 12 dias. 

TOEIC (Test of English for International Communication);

O TOEIC é um exame elaborado pela mesma instituição responsável pelo TOEFL. Porém, ao contrário do TOEFL, a certificação do TOEIC é mais utilizada para o mercado de trabalho internacional. Portanto, ela vai testar a sua habilidade no Inglês para Negócios. 

work-travel-banner

Se você almeja uma carreira no exterior, fique ligado! O teste é muito solicitado por recrutadores ao redor do mundo.

A prova TOEIC é dividida em duas partes. A primeira tem a duração de 2 horas e a segunda tem a duração de uma hora e 20 minutos. Totalizando, assim, 3 horas e 20 minutos de prova. A pontuação final é a soma das duas partes que varia em uma escala de 10 a 990 pontos. A pontuação emitida no exame tem validade de 2 anos.

Cambridge (FCE, CAE E CPE)

Por fim, Cambridge é um exame reconhecido internacionalmente e tem por objetivo testar o nível de inglês simulando situações da vida real. 

O Cambridge é subdividido em 3 categorias: do nível de inglês mais básico até o mais avançado. São eles: FCE, CAE e CPE.

FCE (B2 First ou First Certificate in English): categoria indicada para os candidatos com inglês intermediário-avançado. O estudante possui conhecimento para se comunicar com confiança em contextos mais exigentes.

CAE (C1 Advanced ou Certificate of Advanced English): indicada para estudantes que possuem inglês avançado, demonstrando competências linguísticas exigidas por corporações e universidades no exterior.

CPE (C2 Proficiency): exame para o aluno que tem domínio excepcional do inglês, sendo capaz de se comunicar como nativo.

O exame de Cambridge não tem data de validade. Porém sabemos que a fluência no idioma pode se perder ao longo do tempo. Por isso, é comum que muitas aplicações solicitem o teste com data inferior a dois anos. 

Faça um curso preparatório para exames de proficiência no exterior

A Intercultural possui várias escolas parceiras no exterior que te preparam para estas provas. São aulas especialmente preparadas por professores nativos em um ambiente multicultural, enquanto você conhece uma nova cultura!

Em conclusão, no curso preparatório para exames de proficiência são aplicadas simulações do teste, corrigidas as questões, você aprende a administrar o seu tempo e, até mesmo, aprender macetes das provas. O objetivo é que você chegue ao exame muito bem preparado.

Entre em contato hoje mesmo para um orçamento personalizado.

estudar-canada-banner