Data Representação de um calendário 26/01/2021

IELTS: o guia completo deste exame de proficiência.

O IELTS é um dos exames de proficiência mais requisitados. Entenda sua metodologia, validade, pontuação, aplicação, entre outros.

A fluência na língua inglesa é uma habilidade a cada dia mais requisitada. Nesse sentido, realizar o teste de proficiência do IELTS é uma forma de saber seu nível de inglês

O IELTS pode ser requisitado por alguns motivos, como, por exemplo, conseguir uma oportunidade de emprego, ingressar na universidade no exterior, adquirir uma bolsa de estudos ou como pontos para a aplicação de um visto de residência. 

Portanto, há alguns testes disponíveis no mercado para medir a proficiência na língua inglesa. São eles:

  • IELTS (International English Language Testing System);
  • TOEFL (Test of English as a Foreign Language);
  • TOEIC (Test of English for International Communication);
  • Cambridge. (FCE, CAE E CPE)

Em resumo, neste artigo, iremos abordar o IELTS: sua metodologia, validade, pontuação, entre outros. Confira!

Como funciona a prova do IELTS?

O IELTS possui duas modalidades. E você deve optar por uma delas no momento da inscrição. São elas:

  • IELTS acadêmico
  • IELTS geral

A modalidade acadêmica, como o próprio nome sugere, é exigida para entrar em cursos de graduação ou pós-graduação no exterior, sendo reconhecido por instituições de ensino no mundo inteiro.

Por outro lado, a modalidade IELTS geral costuma ser um requisito para a obtenção de certos tipos de visto em países como Austrália, Nova Zelândia e Canadá. Além de ser uma exigência profissional em alguns lugares do mundo.

Apesar da prova ser aplicada por entidades como Cambridge e o British Council, o IELTS não é um exame de proficiência em inglês britânico. Na verdade, durante as diferentes sessões da prova, você pode ouvir o sotaque americano, australiano ou canadense, do mesmo modo que pode ouvir o inglês britânico.

O teste possui uma duração de 2 horas e 45 minutos. Elas são divididas entre quatro sessões:

  • Compreensão Oral:  45 minutos
  • Leitura: 60 minutos
  • Escrita: 60 minutos 
  • Conversação: 11 a 14 minutos

A conversação, porém, pode não ser realizada no mesmo dia que as outras três sessões, dependendo da disponibilidade dos avaliadores onde você vai fazer a prova.

work-travel-banner

Saiba mais sobre cada uma das sessões:

Compreensão oral

A sessão de compreensão oral é dividida em quatro partes, somando um total de 40 questões. Você ouvirá quatro conversas ou monólogos e, ao final da gravação, terá que responder perguntas relacionadas. É importante ressaltar que as gravações não serão repetidas. Por isso, preste bastante atenção!

Leitura

A sessão de leitura também tem 40 questões ao todo. Dependendo da prova, ela é baseada em três, quatro ou cinco textos.

No IELTS acadêmico os textos são extraídos de livros, revistas ou artigos acadêmicos. Enquanto no IELTS geral os textos são retirados de fontes jornalísticas e retratam conteúdos de relevância atual. Ao fim, as perguntas são feitas com base nesses textos.

Escrita

A sessão de escrita apresenta uma boa diferença, dependendo do módulo de IELTS que você estiver fazendo. No acadêmico, você terá que escrever um artigo baseado nas informações de gráficos, diagramas ou tabelas que serão apresentados. Descrever as imagens, apresentar correlações, comparações e, por fim, conclusões. 

Já no módulo geral, você começa escrevendo uma carta, em que terá que explicar uma situação ou solicitar uma informação. Geralmente, são abordados temas da atualidade de natureza cotidiana. 

Conversação

Por fim, na sessão de conversação, o exame é dividido em três partes. Na primeira, você fala sobre os assuntos de que gosta. Logo após, tem que responder sobre assuntos específicos. E por fim, precisa discursar sobre o assunto abordado anteriormente. Diferente das outras sessões, o exame de conversação do IELTS é realizado por um examinador, que será seu interlocutor nessa conversa.

Como é o sistema de pontuação?

Ao final da correção você será apresentado uma nota. Ao contrário do que se possa pensar, não existe “passar ou reprovar” no IELTS. Entretanto, o resultado mostrará seu nível de proficiência em uma escala de 0 a 9, onde 0 é a nota mais baixa e 9 é a mais alta. Conforme descrito abaixo:

  • Nota entre 1 e 3,5. Indica grau de proficiência A1 ou A2, que são os mais básicos;
  • Nota entre 4 e 5. Indica grau de proficiência B1 ou intermediário.
  • Nota entre 5,5 e 6,5. Indica grau de proficiência B2, ou intermediário avançado;
  • Nota entre 7 e 8,5. Indica grau de proficiência C1, que significa avançado;
  • Nota 9. Indica nível de fluência total e seu nível é o C2.

Por fim, este exame de proficiência tem validade de dois anos, podendo ser repetido a qualquer momento.


Como se preparar para o IELTS?


Há uma série de dicas e macetes que te preparam para esta prova. Por isso, as pessoas que precisam atingir uma nota boa costumam se preparar com antecedência. Uma maneira é fazendo um curso preparatório do IELTS.

Por último, a Intercultural possui parceria com as melhores escolas de idiomas no exterior. São aulas exclusivamente preparadas para este objetivo e ministradas por professores nativos.

Precisa de uma ajudinha extra para arrasar na sua prova do IELTS? Conte com a Intercultural. Entre em contato

estudar-canada-banner