Data Representação de um calendário 21/01/2021

Inglês intermediário: TUDO sobre intercâmbio com esse nível

Inglês intermediário é requisito para muitos programas de intercâmbio. Confira neste artigo tudo o que você pode fazer com inglês intermediário!

Engana-se quem acha que precisa ter inglês fluente para fazer intercâmbio. Há programas para os mais diversos níveis: do inglês básico, passando pelo inglês intermediário até chegar ao inglês avançado.

Muitas pessoas adicionam em seus currículos que possuem inglês intermediário, geralmente sem saber o que essa classificação realmente significa. Existem habilidades e competências específicas para ser enquadrado nessa categoria – vale ficar atento!

Por isso, neste artigo vamos explicar como o inglês intermediário é classificado, além de abordar as possibilidades de programa de intercâmbio para quem possui esse nível no idioma.

Fique com a gente e confira nossas dicas imperdíveis para você planejar a sua viagem para qualquer lugar do mundo!

O que é considerado inglês intermediário?

Muitas escolas têm sua própria classificação dos níveis de fluência no idioma, facilitando na criação de turmas com conhecimentos semelhantes.

No entanto, existe um parâmetro internacional para determinar de forma correta o nível de inglês de cada aluno. Este tipo de classificação é especialmente importante para situações de intercâmbio, em que é preciso descobrir o programa ideal para determinada pessoa.

Atualmente, o padrão utilizado para avaliar a proficiência em inglês e outros idiomas é o CEPR (Common European Framework of Reference for Languages – Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas).

O CEPR é um instrumento para examinar os conhecimentos em uma língua estrangeira, tais como fala, escuta, escrita e leitura. Além disso, considera aspectos como compreensão e capacidade de manter um diálogo com um nativo.

Níveis de proficiência

Basicamente, existem 3 categorias de fluência em um idioma estrangeiro, cada uma com 2 subdivisões – e com níveis de compreensão diferentes.

Confira a seguir mais informações:

  1. A1: iniciante
  2. A2: básico
  3. B1: intermediário
  4. B2: usuário independente;
  5. C1: proficiência operativa eficaz;
  6. C2: domínio pleno.

Nesse sentido, o que chamamos de nível intermediário em inglês é o que o CEPR entende como B1 ou B2.

Isso porque, de acordo com a classificação, pessoas com esse nível de proficiência são capazes de compreender e organizar um discurso simples e coerente em contextos familiares como trabalho, escola, tempos livres etc.

Ainda, são capazes de relatar acontecimentos, experiências ou um sonho, expressar um desejo ou uma ambição e justificar, de forma breve, as razões de um projeto ou de uma ideia.

Assim, de forma resumida, algumas habilidades de um estudante com inglês intermediário são:

  • Compreende e é capaz de participar de conversas com temas do cotidiano;
  • Consegue pedir informações ou falar sobre si, sem maiores dificuldades;
  • Consegue descrever situações e interagir com outras pessoas de forma mais natural;
  • É capaz de escrever textos sobre conteúdos do seu domínio;
  • Compreende textos com ideias concretas e abstratas.

Como descobrir seu nível de inglês?

Como dissemos, o CEPR é a “régua” oficial para avaliar o nível de inglês de uma pessoa.

Porém, cada instituição possui seu próprio método de classificação, que normalmente se baseia nos critérios estabelecidos pelo padrão que citamos acima.

Desta forma, se você pretende fazer um intercâmbio de idiomas em uma escola nos Estados Unidos, por exemplo, poderá fazer um exame oferecido pela própria instituição.

O mesmo vale para faculdades e universidades no exterior. Normalmente, você deverá passar por testes como Cambridge, TOEFL ou IELTS, cujas classificações são diferentes do CEPR, mas utilizam os mesmos critérios.

Existem ainda testes rápidos pela internet, que podem não ter validade oficial, mas te ajudam a entender se você tem um inglês intermediário, básico ou avançado.

Programas de intercâmbio para quem tem nível intermediário em inglês

Depois de entender como são classificados os níveis de proficiência no idioma, é hora de entender quais são as possibilidades de intercâmbio para quem possui inglês intermediário.

Como dissemos, não é preciso ter inglês avançado para conseguir realizar esse sonho. Na verdade, existem grandes oportunidades para aqueles que estão no meio do caminho, em busca de ampliar os horizontes e fluência na língua inglesa.

Na Intercultural, contamos com algumas opções de programas de intercâmbio para quem quer aperfeiçoar o seu inglês. Confira:

  • Cursos de idiomas
  • Programa Au Pair
  • Work Experience USA
  • Camp Counselors USA
  • High School
  • Voluntariado
  • Férias Teen

A seguir, entenda um pouco mais sobre cada um deles!

Cursos de idiomas – do inglês básico ao inglês avançado

Do básico ao avançado, um curso de idioma é destinado àqueles com interesse em melhorar seu conhecimento na língua. São diversas opções de países, cidades, carga-horária e programas. Um deles foi feito para você!

Também existe a possibilidade de fazer cursos combinados com hobbies, em que você tem aulas de atividades do seu interesse, tais como dança, fotografia e culinária, por exemplo. Assim, você combina os conteúdos teóricos com a prática.

Programa Au Pair

O programa Au Pair é indicado para quem busca uma experiência de longa duração em outro país, sem ter que comprometer sua situação financeira.

Por meio dele, candidatas que possuem experiência com bebês e crianças e conhecimento intermediário da língua inglesa têm a oportunidade de morar na casa de uma família americana e acompanhar as atividades cotidianas dos pequenos, como se fossem suas irmãs mais velhas.

Para isso, são remuneradas e ainda ganham hospedagem e alimentação. Uma experiência e tanto, não é?

Work Experience USA

Dentro do programa Work Experience USA, você trabalha legalmente nos Estados Unidos nas suas férias da faculdade.

O programa tem duração de 3 a 4 meses, a carga horária média é de 30 a 40 horas semanais e a remuneração varia entre 8 e 14 dólares por hora.

As opções mais comuns são estações de esqui, resorts, hotéis, lojas e restaurantes. Porém, o visto permite que o intercambista trabalhe em qualquer empresa norte-americana, em qualquer região dos Estados Unidos, dentro das regras estabelecidas pelo Departamento de Estado Americano.

Esta é uma excelente forma de aprimorar o seu conhecimento em inglês, viver uma experiência internacional e ainda ganhar em dólar!

Camp Counselors USA

O Camp Counselors USA é um programa de intercâmbio de trabalho temporário em que jovens estrangeiros monitoram atividades nos acampamentos de verão norte-americanos.

Todos os anos, mais de 7 milhões de crianças e adolescentes dos Estados Unidos pegam suas mochilas e vão para os acampamentos de verão, e existem mais de 10 mil deles espalhados pelos EUA.

A maioria desses acampamentos está situada em lindas áreas rurais, e também ao redor de lagos e nas praias, onde os campers se divertem em atividades como esportes, artes, jogos, caminhadas, brincadeiras etc.

Já pensou em se divertir enquanto monitora as crianças, ganhar em dólar e ainda aprimorar o seu inglês – tudo ao mesmo tempo? Com o Camp Counselors USA, isso é possível!

Programa High School

High School é o intercâmbio que permite a você cursar parte do Ensino Médio no exterior.

Ao participar de um programa como esse, você tem a chance de viver como um estudante local: participa das atividades esportivas, culturais e passeios da escola e pode validar no Brasil o período cursado na escola estrangeira.

Os requisitos mínimos para participar do High School são:

  • Ter entre 14 e 18 anos de idade;
  • Estar cursando Ensino Médio no Brasil;
  • Ter inglês intermediário.

Programa de voluntariado

Os programas de intercâmbio de trabalho voluntário são uma opção interessante para quem quer ter uma experiência no exterior, aprimorar um outro idioma e ajudar a fazer a diferença no mundo.

É possível também combinar o voluntariado com um curso de idioma. As tarefas do voluntário variam conforme o país e programa escolhido. Já imaginou cuidar de crianças e idosos no Nepal ou ajudar a conservar leões na África?

Programa Férias Teen

O Férias Teen é um programa de intercâmbio em que adolescentes do mundo inteiro se reúnem para aprender um novo idioma e se divertir.

As aulas são realizadas durante um período e, no restante do dia, acontecem os passeios e as atividades em grupo.

É claro que os alunos são sempre acompanhados de um guia responsável.

Além disso, para participar, não há um requisito mínimo do inglês: todos são bem-vindos!

Avance do inglês intermediário com um intercâmbio

A verdade é que, à parte dos programas profissionalizantes e de programas de educação superior, como graduação, pós-graduação, MBA, etc, há uma gama enorme de opções de intercâmbio para pessoas que possuem inglês intermediário.

A gente entende como muitos intercambistas podem se sentir inseguros com seu nível de inglês. E este desconforto é totalmente natural.

Mas saiba que, características como atitude positiva, pró-atividade, espírito aventureiro são qualidades tão importantes quanto o seu nível de proficiência – e podem ajudar a tornar a sua viagem numa experiência de sucesso.

Isso porque estrangeiros amam sentir o nosso esforço. E como eles entendem que você não é um falante nativo, eles vão se esforçar para te compreender e ser compreendido.

Você conhece uma maneira melhor de aprender inglês do que através de um intercâmbio? A gente não!

Por isso, para dar aquele “up” no seu inglês intermediário, conte com a Intercultural. Nós trabalhamos com todos os programas de intercâmbio que citamos anteriormente.

Então, entre em contato com a nossa equipe e descubra qual é a melhor opção para você lotar sua bagagem de conhecimento e novas aventuras!