Data Representação de um calendário 27/08/2021

Post-Graduation Work Permit: trabalhe no Canadá!

Aqui você fica por dentro do Post-Graduation Work Permit e como consegui-lo. Confira ainda todas as vantagens adquiridas com o PGWP!

Os estudantes de uma universidade ou college no Canadá têm uma excelente vantagem à sua disposição: o “Post-Graduation Work Permit – PGWP”. Aposto que você já viu esse termo – PGWP – por aí. Mas afinal, o que ele significa? 

Basicamente, o Post-Graduation Work Permit é uma autorização de trabalho. Só que, neste caso, o PGWP é voltado para estudantes que concluíram um curso superior em uma instituição canadense.

Para tirar todas as suas dúvidas, selecionamos informações bem úteis do governo do Canadá. Pois, você deve estar se perguntando: “como faço para conseguir um Post-Graduation Work Permit?”. Vem com a gente e descubra!

O que é Post-Graduation Work Permit?

Em um primeiro momento, podemos, simplesmente, recorrer à tradução livre do termo. Ou seja, é quando encontramos a nomenclatura “Permissão de Trabalho após a Graduação”.

Portanto, a permissão é após a conclusão de um dos seguintes graus:

  • Bacharelado: a graduação convencional, a partir de 3 anos de duração;
  • Certificate: cursos a partir de 8 meses, com teor mais técnico;
  • Diploma: curso técnico com maior vivência profissional, a partir de 2 anos;
  • Mestrado: normalmente dura de 8 meses a 2 anos.

Quem é elegível ao PGWP?

Os seus olhos também brilharam com a perspectiva de trabalhar no Canadá sem limites de hora de trabalho após a sua formação? Ah, então, vai gostar de conferir os requisitos que separamos para você:

  1. Segundo o portal do governo canadense, é preciso ter estudado pelo menos 8 meses no Canadá. Mesmo que se trate de um Certificate.
  2. Estudantes fora do Canadá podem conseguir, excepcionalmente, se fizeram EAD em uma instituição canadense. O mínimo também é de 8 meses.
  3. É necessário se inscrever em até 180 dias após a conclusão do seu curso.
  4. A instituição de ensino precisa estar na lista de instituições designadas. Basicamente, é uma lista de instituições autorizadas a abrigarem estudantes internacionais. Normalmente, são colleges públicos ou universidades.
  5. Colleges privados podem entrar na lista apenas para os cursos full-time com algum grau de Degree, ou seja: Bachelor Degree, Associate Degree ou Masters Degree. Ou, ainda, em algumas províncias, como é o caso da província de Quebec.

Quem não é elegível ao Post-Graduation Work Permit?

  • Estudantes que fizeram cursos com duração inferior a 8 meses;
  • Quem fez um curso de idioma ou cursos vocacionais.

Quais são os documentos exigidos na inscrição?

Até 180 dias após a conclusão do seu curso, é preciso apresentar os seguintes documentos ao consulado:

work-travel-banner
  • Certificado que comprove o seu grau de formação;
  • Carta oficial emitida pela instituição de ensino;
  • Comprovante de pagamento da taxa de CAD $255,00.

Ah, é importante ressaltar que o tempo de processamento pode ser de até 81 dias. Tanto na solicitação on-line, quanto em papel. Vale ressaltar que esse tempo é constantemente atualizado no portal.

Qual a diferença entre universidade e college no Canadá?

Para ser uma universidade, a instituição precisa seguir o tripé de ensino, pesquisa e extensão. Ou seja, a sua produção científica vai além da sala de aula.

Já o college é a instituição de ensino superior focada em cursos mais práticos e mercadológicos. Além disso, também oferece cursos técnicos e profissionalizantes, como  certificate e diploma.

O que muda no caso do college púbico?

Embora ele seja público, também tem que pagar para estudar. A diferença é que recebe mais incentivos do governo e tem mais opções de cursos do que o college privado. Consequentemente, é um pouquinho mais concorrido.

E, como pudemos ver, o college público te dá direito ao PGWP.

5 benefícios do PGWP para o estudante

  1. Primeiramente, consegue uma permissão de trabalho integral no Canadá. É que, antes disso, durante a formação, só pode trabalhar meio-período.
  2. A duração mínima do PGWP é de 8 meses e a duração máxima é de 3 anos.
  3. Normalmente, a duração é proporcional ao tempo de formação. Contudo, nunca ultrapassa o tempo de 3 anos.
  4. Depois que o estudante tiver o seu contrato firmado full-time, a autorização também pode ser estendida ao seu cônjuge, pelo mesmo período.
  5. Para quem tem filhos: eles podem conseguir uma autorização de estudos no país. Mas, é importante estarem em dia com os seus vistos de dependentes.

College no Canadá é com a Intercultural

Como você viu, a elegibilidade do PGWP pode depender do curso, da instituição, da localidade e da duração. 

Contudo, é importante deixar claro que a decisão final da aplicação e a validade do Post-Graduation Work Permit é de inteira responsabilidade do oficial de imigração. 

Conte com os consultores da Intercultural para montar um plano de estudos para o Canadá. Vamos adorar ajudá-lo.

estudar-canada-banner