Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

College no Canadá: GUIA COMPLETO sobre estudar no país

College no Canadá: GUIA COMPLETO sobre estudar no país

Universidade ou college no Canadá? Você quer estudar no exterior mas não sabe a diferença entre essas instituições de ensino? Fique tranquilo, pois neste guia nós vamos explicar tudo o que você precisa saber para fazer sua graduação em terras canadenses.

Você já deve imaginar que cursar um college no Canadá é uma oportunidade incrível de investir em sua carreira acadêmica e profissional – e se diferenciar no mercado.

Mas, neste guia, vamos mostrar como o college no Canadá é uma forma de cursar o ensino superior no exterior com foco no mercado de trabalho, com cursos mais curtos e concentrados em áreas técnicas.

Também vamos te mostrar com mais detalhes a diferença entre college e university, as particularidades dos colleges públicos e privados e o que você deve fazer para se candidatar para uma instituição do tipo.

Preparado para decolar seus estudos? Então, continue com a gente e confira!

Como funciona um college no Canadá

como funciona college

Como dissemos, um college é um tipo de curso no ensino superior, com menor duração e foco na formação prática e técnica.

O objetivo principal é capacitar o aluno para o mercado de trabalho. Nesse sentido, o college no Canadá também pode disponibilizar experiências práticas adicionais, com treinamento vivencial e estágios.

Além disso, a própria grade curricular é voltada para as demandas do mercado: conteúdos sobre negócios, tecnologia, marketing e inovação são a base desse tipo de formação.

Estamos falando de instituições menores, mais regionais, com menos estudantes internacionais. As turmas são menores do que em uma universidade e proporcionam uma interação maior entre professores e estudantes.

Aliás, essa não é a única diferença entre college e university, como vamos mostrar ao longo deste artigo.

Por enquanto, vamos falar com mais detalhes sobre os colleges, os tipos de certificação que você pode obter, os custos desse tipo de graduação e os pré-requisitos para você se candidatar para uma vaga.

Fique com a gente e confira!

Tipos de certificação

tipos certificacao

Como dissemos, os cursos de college são bem diferentes do que estamos acostumados aqui no Brasil.

Um ponto interessante que gera muitas dúvidas são os tipos de cursos e certificações oferecidas por cada um deles.

Um college no Canadá pode ser concluído em diferentes prazos, de acordo com o objetivo de cada formação. A partir de 6 meses de estudo, já é possível obter uma certificação.

Em resumo, o college oferece as seguintes opções de cursos:

  • Associate Degree – 2 anos – transferência universitária
  • Certificate – A partir de 6 meses – formação técnica
  • Diploma – 2 anos – formação técnica
  • Advanced Diploma – 3 anos – formação técnica
  • Bachelor Degree – 3 a 4 anos – graduação
  • Graduate Certificate – 8 meses a 2 anos – pós-graduação

Os cursos chamados de Associate Degree funcionam como uma preparação para a graduação em uma universidade canadense.

Neles, após cursar 2 anos (Diploma), o estudante pode pedir a transferência dos créditos para uma universidade no país. Caso aceito, o aluno pode concluir a graduação do tipo bacharelado em 3 a 4 anos.

Por outro lado, aqueles que buscam uma formação técnica podem optar pelos Certificates, Diplomas e Advanced Diplomas, com durações que variam entre 6 meses, 2 e 3 anos, respectivamente.

Para uma graduação completa, é possível escolher o curso de bacharelado (bachelor degree), com duração de 3 a 4 anos.

Por fim, esse tipo de instituição de ensino pode, ainda, formar o aluno em um curso de pós-graduação, são os Graduate Certificates, com duração de 8 meses a 2 anos.

Quanto custa um college no Canadá?

quanto custa college

Se você pretende estudar no Canadá, deve considerar um outro ponto muito importante: o pagamento do curso não é feito mês a mês, como no Brasil.

Normalmente, as instituições de ensino do país exigem que o valor integral do período seja pago antes do início das aulas. O valor pode variar de CAD$6.000 a CAD$30.000 por semestre, dependendo do curso e da instituição escolhida.

Muitos alunos locais recorrem a empréstimos para financiar os estudos. Porém, os bancos canadenses não oferecem empréstimo para estudantes estrangeiros.

Então, se você pretende recorrer a esse tipo de financiamento, verifique com o seu banco no Brasil se existe a possibilidade de pagar seus estudos dessa forma.

Na hora de calcular seus gastos, também não deixe de considerar os seguintes custos durante o tempo de estudos:

  • Material didático para cada semestre;
  • Acomodação;
  • Alimentação;
  • Transporte.

Pré-requisitos

Como você deve imaginar, existem alguns requisitos a serem cumpridos para que você possa se candidatar para uma vaga em um college no Canadá.

O principal deles é a comprovação de fluência em inglês.

Para isso, você deve realizar um exame de proficiência e apresentar um certificado. Os testes mais comuns são o TOEFL, o IELTS e o CAEL, exame oficial para avaliar se o aluno está apto para ingressar em uma faculdade canadense.

Se você não possui inglês avançado, fique tranquilo, pois temos uma boa notícia!

Boa parte dos colleges oferecem o programa de Pathway, que funciona como um preparatório para alunos internacionais.

Durante o curso, você irá aumentar seu nível de conhecimento no idioma, se qualificando para a entrada na graduação. Esse tipo de intercâmbio é super válido, pois é preciso ter um bom domínio da língua inglesa para conseguir acompanhar as aulas da faculdade.

Ainda, algumas instituições de ensino pedem comprovação de boas notas em disciplinas específicas, como exatas, humanas ou biológicas, dependendo do curso escolhido.

Estudar no Canadá: diferenças entre college público e privado

estudar canada

Aqueles que desejam fazer um intercâmbio no Canadá ainda precisam fazer outra escolha: estudar em um college público ou privado.

Os colleges privados possuem grades curriculares com ênfase em uma área profissional específica, capacitando os estudantes para a entrada no mercado de trabalho.

Normalmente, o nível de inglês exigido para ingressar em um college privado não é tão alto, podendo ser aceito até mesmo um nível intermediário, desde que o aluno consiga acompanhar os conteúdos em sala de aula.

Ao contrário do que muitos pensam, os colleges públicos não são gratuitos. Esse nome se deve ao fato de que o governo financia alguns custos da instituição.

É por isso que, para os cidadãos e residentes canadenses, os custos de um college público podem ser bastante atrativos. Por outro lado, para estudantes estrangeiros, as taxas são maiores.

Reconhecidas por sua qualidade de ensino e ótima infraestrutura, essas instituições exigem um nível de proficiência maior no idioma, sendo obrigatório possuir inglês avançado. Além disso, também é preciso apresentar um bom histórico escolar.

Normalmente, os colleges públicos são os escolhidos por aqueles que pretendem imigrar para o Canadá. Isso porque esse tipo de instituição oferece a possibilidade de aplicar para um visto de trabalho, o Post Graduation Work Permit – ou simplesmente PGWP.

A seguir, vamos explicar o que é o PGWP e quais são as vantagens desse tipo de visto.

Continue com a gente e confira!

Intercâmbio no Canadá: posso ficar no país depois de terminar o college?

intercambio canada

Como dissemos, os colleges públicos são bastante atrativos para estudantes estrangeiros que desejam imigrar para o Canadá.

Isso porque grande parte dessas faculdades são elegíveis para o Post Graduation Work Permit, uma permissão de trabalho após a conclusão do curso.

Com o PGWP, você poderá permanecer trabalhando em terras canadenses por até três anos após o fim da sua graduação. Uma oportunidade e tanto, não é?

Mas, como você deve imaginar, existem algumas regras para aplicar para esse tipo de visto. De acordo com o governo canadense, os requisitos de elegibilidade para o programa PGWP são:

  1. Ter concluído um programa de treinamento, vocacional ou profissional em uma Designated Learning Institution (DLI), em cursos com pelo menos 8 meses de duração. É preciso apresentar um degree, diploma ou certificate.
  2. Ter estudado em período integral e cumprido toda a carga horária dos períodos em que estava matriculado.
  3. Apresentar uma transcrição e uma carta oficial da DLI confirmando que cumpriu os requisitos para concluir seu programa de estudo.

Note que é preciso possuir uma permissão de estudos válida no momento de solicitação do PGWP.

Além disso, é importante deixar claro que nem todos os colleges estão na lista das DLI – e nem todos são elegíveis para o programa de Post Graduation Work Permit.

Portanto, ao decidir estudar no Canadá, verifique no site do governo se a instituição escolhida é uma DLI e qualifica os alunos para o PGWP.

Contar com o auxílio de uma agência de intercâmbio nesse momento pode poupar bastante tempo e esforço. Na Intercultural, por exemplo, todos os colleges parceiros estão na lista de DLI do governo canadense.

Assim, você tem a certeza de que estará matriculado em uma faculdade com qualidade de ensino comprovada.

Universidade no Canadá

universidade canada 1

Não poderíamos deixar de mencionar que outra forma de fazer intercâmbio no Canadá é ingressando em uma Universidade.

Todavia, estas instituições são recomendadas para quem deseja seguir carreira acadêmica ou até mesmo na área de pesquisa. Maiores do que o college, podem ter valores mais altos.

Geralmente, as universidades canadenses são particulares. No entanto, mesmo as públicas são pagas, da mesma maneira que o College no Canadá. As turmas são bem maiores, e incluem estudantes do mundo todo, o que é excelente para o networking profissional!

O processo seletivo pode ser mais demorado do que no college, por isso, planejamento é fundamental. De modo geral, os estudantes que optam pela universidade no Canadá seguem uma carreira acadêmica ou de pesquisa.

Ainda, os estudantes de uma university também são elegíveis para o PGWP.

Conte com a Intercultural para cursar uma universidade ou college no Canadá

Quando falamos em cursar uma universidade ou college, é importante que você entenda que não há uma opção melhor ou pior que outra.

O que existe é aquela que satisfaz diferentes necessidades, de acordo com o perfil específico e o objetivo do aluno.

Portanto, ambas as opções vão trazer benefícios para o jovem estudante.

Formação multidisciplinar, atividades extracurriculares, maior entendimento do mercado internacional, crescimento pessoal e profissional são alguns deles.

Assim, para decidir qual a melhor opção de intercâmbio no Canadá, avalie o que é mais adequado para você!

Caso você tenha interesse em saber mais sobre as modalidades e condições para o college no Canadá, entre em contato com a equipe Intercultural e tire todas as suas dúvidas!

RELACIONADOS
Currency notes of Argentine peso cash.Economic,financial crisis in Argentina, economy, money, bank concept, background
Descubra 7 países onde o real vale mais que a moeda local
Viajar para países onde o real vale mais torna a sua viagem econômica - e ainda mais interessante. Confira alguns destinos onde nossa moeda é valorizada!
Figture traveler with red pushpin and a map travel concept.

Países com mais brasileiros: confira o top 5
Está buscando um país que ofereça mais oportunidades para estrangeiros? Neste artigo, confira a lista dos países com mais brasileiros.
Happy female student having an exam at college classroom and looking at camera.
Curso de inglês na Irlanda: conheça as 5 melhores escolas
Sem dúvidas, fazer um curso de inglês na Irlanda é uma ótima opção para quem quer aprender o idioma. Veja onde estudar na Ilha Esmeralda!
Carregando

Faça seu orçamento

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.