Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Stratford-upon-Avon: conheça a cidade de Shakespeare

Stratford-upon-Avon: conheça a cidade de Shakespeare

Você já ouviu falar em Stratford-upon-Avon? Para começar, já te adiantamos que foi nessa cidadezinha que nasceu o grande William Shakespeare.

O maior dramaturgo inglês de todos os tempos nasceu e viveu até a sua juventude em Stratford-upon-Avon – até ser levado pela corte britânica!

Consequentemente, já é possível imaginar que o turismo em Stratford-upon-Avon gira em torno de Shakespeare.

Quer conhecer melhor? Fique com a gente e descubra o que fazer nessa encantadora cidade da Inglaterra!

O que fazer em Stratford-upon-Avon?

Ao separar o que fazer em Stratford-upon-Avon, você vai perceber que a maioria das atrações estão relacionadas a Shakespeare.

Na verdade, a maioria dos turistas que visitam essa cidade da Inglaterra já vão com o intuito de conhecer pessoalmente o lugar onde o autor viveu.

Para a nossa surpresa, as ruas por onde passou o famoso dramaturgo estão praticamente intactas, com suas casas do século XVI em estilo Tudor, de fachadas branca e preta espalhadas por todos os cantos da cidade.

Além disso, muitos telhados destas casas também estão preservados. E olha que na época os telhados eram feitos de palha! Difícil acreditar, mas é real.

O bom de visitar essa pequena cidade é que dá para conhecê-la caminhando! Confira abaixo as melhores atrações do berço de Shakespeare.

Shakespeare’s Birthplace

Essa é a casa onde Shakespeare nasceu e foi criado até seus 20 anos de idade. Ela fica na rua Henley Street, a mais famosa de Stratford-upon-Avon.

A família de Shakespeare tinha um negócio muito conhecido na cidade: uma confecção de luvas. Naquele tempo, ter luva era luxo. Sendo assim, a família tinha a maior casa da rua com muitos jardins e muitos quartos.

Anne Hathaway’s Cottage

Mais um ponto turístico da cidade relacionado a Shakespeare. Essa é a casa onde a esposa dele nasceu e cresceu.

Mesmo ficando um pouco mais afastada do centro, dá para ir a pé, com certeza. É só ter disposição.
A casa é enorme – são mais de 10 cômodos – e ficava em uma fazenda, ou seja, a família de Anne Hathaway também tinha muitos recursos financeiros.

O lugar é cheio de encantos e respira romantismo. Afinal, era para lá que Shakespeare ia para cortejar sua amada.

Hall’s Croft

Esta é mais uma casa da família de Shakespeare. Agora, vamos falar de onde a filha mais velha do dramaturgo viveu.

Susanna foi casada com um médico local, chamado John Hall, por isso o nome do local.

Dentro da casa, é possível ver como era a vida luxuosa de uma família considerada rica na época. Foram colocados manequins para representar os moradores.

Lá, você também vai poder ver os instrumentos médicos da época, que foram usados por Hall, além do jardim, onde o médico colhia ervas e plantas para fazer remédios.

Mary Arden’s Farm

A fazenda onde a mãe de Shakespeare, a senhora Mary Arden, nasceu.

O local não é tão perto do centro, claro. Isso porque está localizado em uma região mais rural. Mesmo assim, ainda é possível ir a pé, se tiver tempo e disposição.

Com o tempo, o local recebeu várias modificações, porém, ainda é possível conhecer algumas partes originais da construção.

O que é bacana deste passeio é que os atuais donos mostram como era a vida de Mary Arden no século XVI – e também apresentam os falcões de caça na região.

New Place

Para finalizar os passeios pelas casas da família de Shakespeare, agora apresentamos o lugar onde ele viveu seus últimos anos até falecer, em 1616.

Após sua morte, a casa, que era a segunda maior de Stratford-upon-Avon, passou para a sua filha, e depois para sua neta.

Quando a neta faleceu, a casa passou por várias pessoas, sendo a última o reverendo Gastrell.
E olha que história bizarra: ele se cansou de receber turistas e cortou uma árvore que o próprio Shakespeare plantou.

Os locais, irritados, quebraram as janelas da casa, o governo não aceitou o seu pedido para aumentar o jardim e ainda aumentou os impostos do reverendo.

Ele, com raiva, demoliu a casa e foi expulso da cidade! Quase uma história digna de Shakespeare, não acha?

Hoje, o lugar foi transformado em um enorme jardim que ainda pode ser visitado por turistas.

Holy Trinity Church

Essa foi a igreja onde Shakespeare foi batizado e enterrado.

Os túmulos dele, da sua esposa e da sua filha também encontram-se no mesmo local.

E olha só, mais uma curiosidade bem peculiar: na epígrafe de Shakespeare está escrito que quem mexer em seus ossos será amaldiçoado.

Em sua lápide, também é possível ver uma estátua do artista segurando uma pena, que é trocada no dia de seu aniversário, todos os anos.

A igreja é simplesmente linda e é o edifício mais antigo desta cidade da Inglaterra.

Royal Shakespeare Theatre

Um teatro que é parada obrigatória em Stratford-upon-Avon. Trata-se de um dos teatros mais famosos do mundo. De lá, saíram vários atores britânicos renomados.

É um edifício localizado bem na beira do Rio Avon, que nomeia a cidade.

Lá, são apresentadas peças de Shakespeare, e muitas delas foram estreladas por nomes famosos da dramaturgia britânica.

Se você quer prestigiar, fique de olho na programação e aproveite para visitar o local em um dia que tenha alguma peça do seu interesse em cartaz.

Harvard House

Mais uma casa famosa é um lugar que merece estar na sua lista com o que fazer em Stratford-upon-Avon.

Mas, desta vez, não tem nada a ver com Shakespeare.

A Harvard House foi a casa que o avô de John Harvard, fundador da prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, construiu em 1596.

Apesar de ter sido passada de mão em mão durante os séculos, a casa foi comprada pela universidade e restaurada. Embora esteja no Reino Unido, atualmente, ela é preservada como parte do patrimônio de Harvard.

Programa Europa Jovem com a Intercultural

Você sabia que a Intercultural pode te levar a Stratford-upon-Avon? Sim! Com o programa Europa Jovem, além de aprender inglês, você ainda tem a oportunidade de conhecer a bela cidade de Shakespeare e outros lugares incríveis.

Os estudantes viajam acompanhados de um monitor da Intercultural que permanece com o grupo durante a estada em Cambridge, na Inglaterra, e excursões em Paris, Escócia e Londres.

Fale agora mesmo com a nossa equipe e partiu Stratford-upon-Avon!

RELACIONADOS

Fale com nossos especialistas

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.