Data Representação de um calendário 21/01/2021

Como morar no Canadá? Explore as suas possibilidades

Aprenda como morar no Canadá permanente e temporariamente. Aumente as suas possibilidades através de um intercâmbio de estudos.

Qualidade de vida, segurança, infraestrutura, cultura, entretenimento, beleza natural. Você deve estar se perguntando “como morar no Canadá e usufruir destes benefícios surpreendentes”?

Se você quer saber como morar no Canadá, a gente te explica. Basicamente, há duas situações. Vamos explicar abaixo como morar no Canadá temporária e definitivamente. Ou seja, através de um processo de imigração. Fica com a gente!

Como morar no Canadá temporariamente?

Em primeiro lugar, a forma mais fácil de entrar no país é como turista e estudante. A imigração canadense, responsável por analisar os vistos, opera de maneira bem estruturada e a aplicação costuma ser mais simples e mais rápida que outros países de língua inglesa, como é o caso dos EUA e da Austrália. 

Prova disso é que, para cursos de idiomas de até 6 meses, é possível aplicar para o visto de turista. Outra facilidade é que brasileiros que possuem um visto de turista válido para os Estados Unidos podem aplicar uma autorização de viagens eletrônica para o Canadá.

Isso mesmo, o eTA (Electronic Travel Authorization), como é chamado, é feito de maneira eletrônica e remota. Ou seja, além de mais barato, acaba sendo mais rápido e menos burocrático.

Isso que nem começamos a falar da maravilhosa oportunidade de estudar no Canadá. O país é conhecido pelo prestígio no setor de educação internacional. 

São muitas opções de ensino diferentes. Conheça algumas abaixo:

  • Curso de inglês
  • Curso de francês
  • Inglês para negócios
  • Preparatórios para a universidade
  • Curso preparatório para exames de proficiência
  • Curso para treinar professores de inglês (CELTA, TESOL, entre outros)
  • Colleges privados
  • Colleges públicos

Junto com a oportunidade de se aperfeiçoar profissionalmente, o intercâmbio vem com o combo: novas amizades, imersão cultural, conhecer lugares novos e expandir a consciência. Ou seja, os benefícios são inúmeros. 

Como morar no Canadá definitivamente?

Agora, se você está se perguntando “como morar no Canadá definitivamente”, nós vamos explicar como funciona o processo de residência permanente canadense. 

work-travel-banner

O mais famoso processo imigratório é o Express Entry, que classifica os candidatos por pontos. Basicamente, o candidato faz a aplicação online, onde é necessário fornecer uma série de informações pessoais e profissionais e realizar um teste online. 

Dados como: idade, área de formação, experiência profissional, status civil, nível de inglês, familiares com residência no Canadá, dependentes legais etc, geram pontos ao final da aplicação. 

De acordo com o site do governo canadense, esta análise pode levar até seis meses. Caso aprovado, o candidato recebe o Invitation to Apply, ou seja, um convite para aplicar para a residência permanente. 

No passado, o processo de imigração já funcionou por first come first served (termo em inglês para ordem de chegada). Porém, desde 2015, só os melhores pontuados podem ser contemplados, reforçando assim, o posicionamento do governo de só receber os melhores. 

Estudar no Canadá como um caminho para residência?

Embora o candidato não tenha controle de alguns itens da pontuação, como idade e dependentes, outros itens, como o investimento em educação, só depende do candidato. Por isso, para melhorar a sua pontuação, é crucial investir na sua profissionalização.

E é aí que entra a oportunidade de estudar no Canadá visando a imigração. Caso opte por estudar em um College Público, por exemplo, você poderá, ao final do curso, aplicar para o PGWP (Post-graduation work permit). Trata-se de um visto pós estudos com permissão de trabalho integral com duração de até 3 anos.

Além de ter um diploma local, o aluno terá a oportunidade de comprovar experiência com um empregador local e, consequentemente, estará mais preparado para arrasar na prova de proficiência, o IELTS. 

Não é à toa que esse sistema acabou estimulando bastante a vinda de estudantes internacionais para o Canadá. E o governo não poderia estar mais feliz. Os estudantes colaboram, e muito, para a economia local e para o investimento em educação. 

Por fim, existem várias opções de cidades para fazer seu intercâmbio, como as cosmopolitas Toronto e Vancouver, a moderna Ottawa e a europeia Montreal.

Você aprendeu com a gente como morar no Canadá permanente e temporariamente. Conte com a ajuda da Intercultural para tirar este plano do papel.

Entre em contato agora mesmo!

estudar-canada-banner