Data Representação de um calendário 12/03/2022

Salário mínimo na Austrália: como é trabalhar no país?

O salário mínimo na Austrália é um grande atrativo para quem busca um intercâmbio no país. Leia o artigo e entenda o salário mínimo na Austrália!

Conhecido por ser um dos países com melhor qualidade de vida, o salário mínimo na Austrália é também um dos mais altos.

A terra dos cangurus é um dos poucos destinos que permitem que estudantes estrangeiros trabalhem durante o seu período de intercâmbio. Por isso, conhecer o salário mínimo na Austrália é fundamental.

Neste artigo, vamos mostrar como o salário mínimo na Austrália é calculado e qual é o custo de vida do outro lado do oceano. Continue a leitura e confira!

Como é trabalhar na Austrália?

Muitos brasileiros têm o sonho de estudar e trabalhar na Austrália – e não é difícil entender por quê.

Afinal, o país tem 7 universidades no top 100 do ranking QS de 2020 e 15 universidades no top 100 das instituições com menos de 50 anos, no ranking da Times Higher Education de 2019.

Isso sem falar na oportunidade única oferecida pelo governo australiano: estudantes estrangeiros podem trabalhar por meio período (20 horas semanais) durante o tempo de intercâmbio.

Além disso, os estudantes internacionais têm os mesmos direitos de trabalho do que os cidadãos australianos, inclusive o salário mínimo.

Como é calculado o salário mínimo na Austrália?

Primeiramente, é preciso deixar claro que a remuneração em solo australiano ocorre de forma diferente daquela que estamos acostumados aqui no Brasil.

O cálculo é feito por hora e o pagamento normalmente é feito semanalmente, ao invés de mensalmente.

banner-diplomas-exterior

Desde o dia 1º de Julho de 2021, o salário mínimo nacional é de $20,33 por hora (ou $772,60 por semana).

Assim, ao fim do mês, um trabalhador deve receber pelo menos $3.863.

Também é importante destacar que a carga horária de trabalho usual na Austrália é de 38 horas por semana – bem menos do que as 44h que trabalhamos aqui no Brasil.

Custo de vida na Austrália

Com um salário mínimo tão atrativo, você já deve estar se perguntando se é muito caro morar na Austrália.

E a resposta é: depende!

Como em qualquer outro lugar do mundo, os gastos mensais na Austrália vão depender do seu estilo de vida: se você vai dividir o apartamento com alguém, se prefere cozinhar em casa ou comer fora sempre, se vai morar no centro ou não, se vai usar transporte público ou automóvel próprio…

Assim, confira os principais gastos com moradia, alimentação e transporte (em dólares australianos):

  • Apartamento de um quarto no centro da cidade: $1.730,04
  • Apartamento de um quarto fora do centro: $1.344,25
  • Básicos (luz, água, aquecimento, lixo): $215,85
  • Refeição em um restaurante médio: $20
  • Transporte: $4,50 ticket único e $150 passe mensal.

Saiba mais sobre o salário mínimo na Austrália com a Intercultural

Como dissemos, seus gastos em terras australianas vão depender de múltiplos fatores, tais como a cidade escolhida para o seu intercâmbio e o seu estilo de vida.

Considerando que o salário mínimo na Austrália é um dos melhores do mundo, pagando $20,33 por hora, é possível afirmar que é possível viver bem no país.

Se você quer desfrutar de toda a qualidade de vida, saúde, segurança e educação de excelência que a Austrália oferece, entre em contato com a Intercultural e descubra qual é o melhor programa de intercâmbio para seus objetivos!