Data Representação de um calendário 19/02/2022

Trabalhar na Europa: como buscar sua vaga de emprego

Tem o sonho de trabalhar na Europa, mas não sabe por onde começar? Neste artigo, confira algumas dicas sobre como trabalhar na Europa e se dar bem!

Em busca de uma melhor qualidade de vida, muitos brasileiros têm o sonho de trabalhar na Europa. Mas muita gente não sabe qual é o caminho para conseguir emprego em um país europeu – e quais tipos de intercâmbio podem te ajudar nesse sentido.

Seja qual for o país escolhido, para trabalhar na Europa é preciso se planejar com antecedência, para garantir que a experiência seja positiva e inesquecível!

Por isso, preparamos este artigo para te mostrar que trabalhar na Europa é possível – e quais são os passos para tirar esse plano do papel. Continue a leitura e confira!

Como trabalhar na Europa?

Arranjar um emprego no exterior tem tudo para ser uma experiência incrível: além de agregar muito ao seu currículo, você poderá aumentar a sua bagagem cultural como nunca.

Mas é preciso contar com um bom planejamento antes de desembarcar em solo europeu. Não vale a pena largar tudo e se aventurar pela Europa sem nenhuma perspectiva de trabalho.

Então, se você tem o sonho de trabalhar e receber em euros, comece a se organizar desde já. Saia do Brasil com um emprego à vista, para evitar problemas no futuro.

É claro que não existe uma receita mágica, pois cada pessoa irá trilhar um caminho diferente na busca de uma vida melhor na Europa. Mas alguns passos iniciais ajudam a garantir que a jornada será de sucesso.

Algumas dessas dicas são:

  • Foque em obter pelo menos o nível intermediário no idioma falado no país para o qual deseja se mudar. Isso vai ajudar bastante na hora das entrevistas.
  • Prepare um bom currículo na língua do país e atualize o seu perfil no LinkedIn para o idioma pretendido.
  • Se você possuir cidadania europeia, adicione essa informação no currículo. Isso certamente vai ser um grande diferencial nos processos seletivos.
  • Fique atento às vagas de emprego na Europa, seja nos portais de emprego, LinkedIn ou mesmo nos sites das empresas de seu interesse.
  • Informe-se sobre as regras para solicitar o visto de trabalho.

A etapa sobre os vistos de trabalho na Europa é a que mais desperta dúvidas entre aqueles que estão buscando uma experiência internacional.

banner-diplomas-exterior

A seguir, vamos explicar um pouco sobre esse tema. Confira!

Como funciona o visto de trabalho na Europa?

Existem diversas possibilidades de trabalhar na Europa.

A mais comum delas é através de um visto de estudo e trabalho. Grande parte dos países europeus permite que os estudantes internacionais trabalhem por meio período após as aulas (de um curso de idiomas até a graduação).

Assim, para conseguir esse tipo de permissão de trabalho, você deverá estar matriculado em uma escola credenciada, em um curso com uma carga horária mínima, estabelecida pelas regras de cada país. Então, já em solo internacional, você poderá buscar o seu emprego.

A boa notícia é que a Intercultural é especializada nesse tipo de intercâmbio – por isso, você terá toda a assistência necessária para solicitar o visto work and study na Europa.

Por outro lado, para quem busca uma experiência mais rápida, também é possível trabalhar durante as férias. Assim, você pode obter o visto férias-trabalho (Working Holiday Visa), disponível na França e na Alemanha, que possuem acordo com o Brasil para esse tipo de intercâmbio.

Por fim, se a sua ideia é trabalhar por mais tempo em solo europeu, é preciso solicitar o visto específico. Porém, é preciso ter uma oferta de emprego em mãos antes de agendar a sua entrevista no consulado.

Além disso, tenha em mente que cada país tem regras diferentes para esse tipo de intercâmbio. Então, pesquise muito e entenda quais documentos são necessários para cada caso.

Que tal trabalhar na Europa com a Intercultural?

E aí, ficou com ainda mais vontade de trabalhar na Europa e ir em busca de mais qualidade de vida e novas experiências internacionais?

A Intercultural te ajuda a trilhar esse caminho e descobrir qual o melhor programa de intercâmbio para as suas necessidades e desejos. Entre em contato conosco e partiu Europa!